Mutantes pretende excursionar pelo Brasil
Fonte: Folha de SP
Postado em 28 de novembro de 2006
"Não é um revival, é a retomada de uma carreira brilhante." Assim Zélia Duncan define a reunião dos Mutantes, que resultou no CD e no DVD ao vivo que chegam às lojas nesta semana. Duncan foi convidada a fazer parte do grupo, ao lado de Sérgio Dias, Arnaldo Baptista e Dinho Leme com a recusa de Rita Lee em voltar à banda.
Dias conta que chegou a chamar Rita. "Era uma questão de ética. Mandei um e-mail, ela respondeu que não. Disse que sua neta havia nascido e que estaria ocupada." A decisão de reunir os Mutantes foi em janeiro. Dias e Baptista afirmam que os motivos foram vários. O estopim foi a mostra sobre tropicalismo realizada no Barbican, em Londres, este ano.
"Alguns dizem que foi o Barbican quem tomou a iniciativa, outros que foi nosso empresário", despista Baptista, em entrevista realizada ontem em um hotel de São Paulo. "Foi como uma combustão espontânea", compara Dias. "Tudo aconteceu ao mesmo tempo. O Aluizer [hoje empresário da banda] conversou com o diretor do Barbican, depois todos ficamos nos falando por telefone. Quando o Dinho [baterista] me disse: "Se precisar, eu toco", eu balancei. Porque ele não tocava há 30 anos."
Em fevereiro, no estúdio de Dias, em São Paulo, os Mutantes voltaram a ensaiar. Foi, também, o reencontro de Dias e Baptista, que não se viam há cerca de cinco anos. "Fizemos mais de 50 sessões de 12 horas cada uma", diz Dias. Na época, estavam sem vocalista. Zélia Duncan apareceu em abril.
"Não conhecia bem o trabalho dela, mas quando nos encontramos, por acaso, nos apaixonamos", lembra Dias. Poucos dias depois, a cantora recebeu um e-mail com a mensagem: "Zélia, sou um cara impulsivo. Quer cantar com a gente em Londres?". Ela aceitou.
"Liguei para a Rita e ela disse: "Tudo bem, vai em frente". Falou com muito carinho e isso me deixou tranqüila."
Turnê e disco novo
Após alguns shows no exterior, os Mutantes voltarão a se apresentar no Brasil (após quase 30 anos) em 25 de janeiro, em frente ao Museu do Ipiranga, nas comemorações do aniversário de São Paulo.
"Queríamos fazer algo especial, não um show comum. O lugar era um detalhe muito importante", conta Dias. Esse show será o primeiro de uma turnê que passará pelo país. Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro são outras cidades que já têm acertados shows dos Mutantes para o ano que vem.
Após as apresentações, a banda deve gravar disco com inéditas. "Estou encontrando algumas letras antigas que têm a ver com a gente. Tenho algumas canções prontas", diz Baptista. "E eu tenho três músicas novas", afirma Dias.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Turnês não rendem dinheiro, diz Gary Holt: "A gente toca para você vir visitar a nossa loja"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
Indústria: 17 coisas que bandas novas simplesmente não entendem
Qual era a opinião de Tony Iommi sobre Ozzy Osbourne solo e Randy Rhoads em 1984?
"Tony Iommi me intimida, e ele sabe disso", diz Ozzy Osbourne

Por que Mutantes não tocavam no Brasil todo nos anos 1970?
A banda de rock que se afastou e Tim Maia ficou com saudades do convívio
A banda dos anos 1990 que Sérgio Dias dos Mutantes adorou: "Deu canja e não saia do palco"



