Stooges soando como Stooges em novo álbum
Por Bruno Romani
Fonte: Billboard
Postado em 22 de novembro de 2006
IGGY POP e os STOOGES acabaram de finalizar seu primeiro álbum de estúdio desde 1973. O disco ainda sem título tem lançamento marcado para março e foi gravado por Steve Albini no seu estúdio "Electrical Audio Studios" em Chicago. O baixista Mike Watt substituiu Dave Alexander, enquanto Brendan Benson contribui com os vocais de "Free and Freaky."
"Algo que me deixa um pouco impressionado é que [o disco] soa como a gente," disse Iggy Pop à Billboard.com, "mas também não soa muito como ‘Fun House,’ ‘Raw Power’ ou nosso primeiro disco. Você coloca e na hora você saberia ‘É, são eles.'" O álbum com 16 faixas terá canções como "Trollin,’" "ATM," ""My Idea of Fun," "The Weirdness" e "Greedy Awful People."
Depois de fazerem as composições em Miami, na casa de praia de Iggy, no começo do ano, o grupo entrou no estúdio e gravou quase tudo ao vivo, "exceto por dois vocais, nos quais fiz merda," diz o vocalista. Os overdubs de guitarra estão confinados a solos ou alguma parte melódica altamente perceptível, ou alguma parte rítmica. Não tem bases gravadas em 4 canais ou merdas como essa."
"Algumas vezes, elas [as músicas] se concentram muito nas bases," ele continua, "mas tem bastante estrutura e atenção aos detalhes. Nós estávamos muito preparados, e sempre estivemos quando entramos num estúdio. Até 'L.A. Blues', o último take de 'Fun House,' é quase exatamente o que você teria ouvido se tivesse nos assistido ao vivo na semana anterior a que gravamos."
Pop admite que estar no estúdio com os irmão Asheton depois de um hiato de 30 anos reacendeu algumas más lembranças do fim da banda. "Parte disso é excitante e parte é assustador, e não me importo de ir até lá," ele diz, "mas no final das contas, eu conheço esses caras. Não conheço mais ninguém dessa maneira."
Os Stooges vão masterizar o álbum no famoso estúdio londrino Abbey Road no próximo mês enquanto estiverem no Reino Unido para tocar no festival Nightmare Before Christmas. Uma turnê na primavera já está sendo preparada, incluindo um show dia 17 de março no South by Southwest em Austin, Texas. O grupo também concorre à entrada no Rock and Roll Hall of Fame na próxima primavera no hemisfério Norte, e Pop promete fazer "algo legal pra cacete" caso os Stooges cheguem lá.
Então o que mudou desde os dias gloriosos dos Stooges, quando Pop era conhecido por cortar-se com pedaços de vidro e hostilizar a platéia? "Nós temos uma faceta civilizada agora," diz ele quase rindo. "Quero dizer, muito da minha vida é vivida como a de um senhor com recursos. E isso me serve bem, sem problemas. Mas depois existe o outro lado..."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
O álbum dos Titãs que teve o nome alterado por direitos autorais de filme
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O único do rock nacional anos 80 que faz sucesso com músicas novas, segundo Paulo Ricardo
Por que Rob Trujillo foi escolhido para ser baixista do Metallica, segundo James Hetfield
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"
Novo documentário retratará a "era Berlim" da carreira de David Bowie
Iggy Pop reflete sobre o cruel motivo pelo qual Kurt Cobain "teve que morrer"
The Town 2025: Dia do Rock trouxe clássicos da música e ativismo político
Iggy Pop responde se ele realmente já rolou em cacos de vidro e defecou sobre o palco
FaceApp: veja músicos e capas de discos com gênero trocado pelo aplicativo



