Trans-Siberian-Orchestra: lucros no Natal
Por Rubens Lessa
Fonte: Brave Words
Postado em 28 de dezembro de 2006
Autor Original: Gene Triplett
Os membros do TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA (banda formada por alguns integrantes do SAVATAGE) não esperavam se tornar astros com uma banda natalina, limitada a tocar em palco uma vez ao ano, como estas decorações de natal, que ficam guardadas em um sótão empoeirado pelo resto do ano.
Mas desde 1996, o lançamento do multi-platinado "Christmas Eve and Other Stories" fez deles arautos do Natal. Desde que o TSO colocou suas próprias canções natalinas na estrada em 1999, realizando shows que combinam espetáculos rock de arena do PINK FLOYD com o esplendor musical do QUEEN com as clássicas músicas tradicionais de Natal e sua própria originalidade prog-rock, eles ganharam destaque, aparecendo como a tour mais lucrativa e que reuniu mais público de 2005.
Transsiberian Orchestra - Mais...
Quando eles estiverem no Ford Center hoje à noite (27/12/06), haverá uma platéia com mais de 13 mil pessoas, com lotação esgotada. E o co-fundador/compositor/guitarrista Al Pitrelli (SAVATAGE, ex-MEGADETH) não se importa nem um pouco. "É apenas uma idéia imbecil de 10 anos atrás que se tornou isso... e aqui estamos nós, você e eu, 10 anos depois, falando sobre isso. Estou em Portland, Oregon, no Rose Garden Arena. Lotação esgotada hoje à noite, e eu nem acredito. É a mesma coisa em qualquer lugar, qualquer lugar".
A "idéia imbecil" veio do produtor/compositor Paul O'Neill que requisitou os serviços do então guitarrista de estúdio Al Pitrelli em 1995 para tocar no disco da banda de metal-progessivo SAVATAGE (Nota: Paul também é responsável por grande parte do material do SAVATAGE junto com Jon Oliva).
"Eles estavam gravando um disco chamado "Dead Winter Dead", fui lá e me encontrei com Paul e ouvi um pouco do material e realmente me diverti com aquilo", lembra Pitrelli. "Era meio heavy, uma ópera-rock. Era uma história construída em torno de uma canção chamada ‘Christmas Eve Sarajevo’, que é baseada na guerra na Iugoslávia, anos atrás".
"Christmas Eve (Sarajevo 12/24)" escrita por O'Neill, o vocalista Jon Oliva e o tecladista Robert Kinkel, para o SAVATAGE, era um instrumental inspirado no Natal com base rock n’ roll, combinando as melodias de "God Rest Ye Merry Gentlemen" e "Carol Of The Bells" (músicas de Natal) com músicas novas e originais. Após o lançamento do disco em outubro de 1995, um DJ de Tampa, Flórida, chamado Mason Dixon deu um brilho à canção "Sarajevo" e a adicionou à sua grade no seu programa de rádio. Com a época de natal se aproximando, a canção repentinamente se tornou um hit, tomando espaço em diversas rádios com programações diferentes, do clássico ao pop, e do heavy metal ao rock adulto.
"Ela foi a canção número 1 da América naquele Natal", diz Pitrelli. "Então Paul disse, "Querem saber? Acho que deveríamos escrever um disco inteiro em torno dessa canção, e não vamos chamar de SAVATAGE, pois isto nos coloca em um nicho, nos chamando de uma banda de heavy metal; e, considerando nossos outros trabalhos, não seria nada além disto mesmo."
De fato, a grandiosa ópera-rock que O'Neill, Oliva, Kinkel e Pitrelli fizeram, "Christmas Eve and Other Stories" (1996) no fim das contas ganhou dois discos de platina, apelando para amantes de música "de 8 a 80". Sucesso similar fez o resto da trilogia do TSO, "The Christmas "Attic (1998) e "The Last Christmas Eve" (2004). E exatamente como na visão de O'Neill, a música majestosa da banda incorporou algo para todo mundo – uma fusão de rock, música clássica, pop, folk, musicais da Broadway e R&B.
Para duplicar a grandeza sinfônica de seu trabalho em estúdio nos palcos, a banda é formada por seis membros, Pitrelli na guitarra, sua esposa Jane Mangini no piano, o baterista John O'Reilly, o baixista Johnny Lee Middleton (também do SAVATAGE), o guitarrista Angus Clark e vários outros músicos preenchendo a função de um segundo tecladista – além de seis vocalistas, um narrador, oito músicos de cordas (recrutados em cada comunidade), e um maestro de concertos.
Uma equipe adicional de 65 membros cuida do som, da parte cênica, dos efeitos pirotécnicos ao estilo KISS e do massivo show de luzes no padrão do PINK FLOYD. "Eles são os verdadeiros heróis na estrada", disse Pitrelli. "Eles são aqueles que estão aptos a dominar este animal no momento certo e então podemos realmente fazer nosso trabalho."
Pitrelli se esforça para explicar o monumental sucesso da banda, à parte do apelo universal da música tradicional, mixada com elementos da música pop, e mensagens positivas de fé, esperança, amor e boa vontade conduzidas pelas letras de O'Neill. Ele é rápido para informar que o single do disco não-natalino da banda, "Beethoven's Last Night" (2000), vendeu bem, e a banda está trabalhando em outro disco, "Night Castle", que eles esperam lançar em Junho. "Nós queremos estar aptos a sair ao redor do mundo. Aquele (primeiro) disco explodiu, e aquilo é parte do que fazemos. Agora as estórias de Natal se tornaram tão imensas que basicamente ocupam quase todo nosso tempo."
Pitrelli e seus colegas de bandas estão felizes por espalhar um pouco do espírito natalino, doando para a caridade um dólar por ingresso vendido. "O que eu penso é que nós fizemos um disco em que nós acreditamos", disse Pitrelli. "Não estávamos tentando tomar as direções que as modas indicavam. Nós apenas escrevemos um disco que amamos, e quando você o ouve, não há nada falso nele. Gravamos um disco que amamos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
Boatos no rock: Alguns dos maiores mitos do Rock n' Roll
Três grandes vocalistas do Rock que são os preferidos de Bruce Dickinson
A música do Led Zeppelin que para Joe Perry tem o maior riff de todos os tempos


Al Pitrelli diz que sua passagem pelo Megadeth foi "um aprendizado e tanto"
Ronnie James Dio: Vocalista do Trans Siberian Orchestra ensina a cantar como ele



