Trans-Siberian-Orchestra: lucros no Natal
Por Rubens Lessa
Fonte: Brave Words
Postado em 28 de dezembro de 2006
Autor Original: Gene Triplett
Os membros do TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA (banda formada por alguns integrantes do SAVATAGE) não esperavam se tornar astros com uma banda natalina, limitada a tocar em palco uma vez ao ano, como estas decorações de natal, que ficam guardadas em um sótão empoeirado pelo resto do ano.
Mas desde 1996, o lançamento do multi-platinado "Christmas Eve and Other Stories" fez deles arautos do Natal. Desde que o TSO colocou suas próprias canções natalinas na estrada em 1999, realizando shows que combinam espetáculos rock de arena do PINK FLOYD com o esplendor musical do QUEEN com as clássicas músicas tradicionais de Natal e sua própria originalidade prog-rock, eles ganharam destaque, aparecendo como a tour mais lucrativa e que reuniu mais público de 2005.
Transsiberian Orchestra - Mais...
Quando eles estiverem no Ford Center hoje à noite (27/12/06), haverá uma platéia com mais de 13 mil pessoas, com lotação esgotada. E o co-fundador/compositor/guitarrista Al Pitrelli (SAVATAGE, ex-MEGADETH) não se importa nem um pouco. "É apenas uma idéia imbecil de 10 anos atrás que se tornou isso... e aqui estamos nós, você e eu, 10 anos depois, falando sobre isso. Estou em Portland, Oregon, no Rose Garden Arena. Lotação esgotada hoje à noite, e eu nem acredito. É a mesma coisa em qualquer lugar, qualquer lugar".
A "idéia imbecil" veio do produtor/compositor Paul O'Neill que requisitou os serviços do então guitarrista de estúdio Al Pitrelli em 1995 para tocar no disco da banda de metal-progessivo SAVATAGE (Nota: Paul também é responsável por grande parte do material do SAVATAGE junto com Jon Oliva).
"Eles estavam gravando um disco chamado "Dead Winter Dead", fui lá e me encontrei com Paul e ouvi um pouco do material e realmente me diverti com aquilo", lembra Pitrelli. "Era meio heavy, uma ópera-rock. Era uma história construída em torno de uma canção chamada ‘Christmas Eve Sarajevo’, que é baseada na guerra na Iugoslávia, anos atrás".
"Christmas Eve (Sarajevo 12/24)" escrita por O'Neill, o vocalista Jon Oliva e o tecladista Robert Kinkel, para o SAVATAGE, era um instrumental inspirado no Natal com base rock n’ roll, combinando as melodias de "God Rest Ye Merry Gentlemen" e "Carol Of The Bells" (músicas de Natal) com músicas novas e originais. Após o lançamento do disco em outubro de 1995, um DJ de Tampa, Flórida, chamado Mason Dixon deu um brilho à canção "Sarajevo" e a adicionou à sua grade no seu programa de rádio. Com a época de natal se aproximando, a canção repentinamente se tornou um hit, tomando espaço em diversas rádios com programações diferentes, do clássico ao pop, e do heavy metal ao rock adulto.
"Ela foi a canção número 1 da América naquele Natal", diz Pitrelli. "Então Paul disse, "Querem saber? Acho que deveríamos escrever um disco inteiro em torno dessa canção, e não vamos chamar de SAVATAGE, pois isto nos coloca em um nicho, nos chamando de uma banda de heavy metal; e, considerando nossos outros trabalhos, não seria nada além disto mesmo."
De fato, a grandiosa ópera-rock que O'Neill, Oliva, Kinkel e Pitrelli fizeram, "Christmas Eve and Other Stories" (1996) no fim das contas ganhou dois discos de platina, apelando para amantes de música "de 8 a 80". Sucesso similar fez o resto da trilogia do TSO, "The Christmas "Attic (1998) e "The Last Christmas Eve" (2004). E exatamente como na visão de O'Neill, a música majestosa da banda incorporou algo para todo mundo – uma fusão de rock, música clássica, pop, folk, musicais da Broadway e R&B.
Para duplicar a grandeza sinfônica de seu trabalho em estúdio nos palcos, a banda é formada por seis membros, Pitrelli na guitarra, sua esposa Jane Mangini no piano, o baterista John O'Reilly, o baixista Johnny Lee Middleton (também do SAVATAGE), o guitarrista Angus Clark e vários outros músicos preenchendo a função de um segundo tecladista – além de seis vocalistas, um narrador, oito músicos de cordas (recrutados em cada comunidade), e um maestro de concertos.
Uma equipe adicional de 65 membros cuida do som, da parte cênica, dos efeitos pirotécnicos ao estilo KISS e do massivo show de luzes no padrão do PINK FLOYD. "Eles são os verdadeiros heróis na estrada", disse Pitrelli. "Eles são aqueles que estão aptos a dominar este animal no momento certo e então podemos realmente fazer nosso trabalho."
Pitrelli se esforça para explicar o monumental sucesso da banda, à parte do apelo universal da música tradicional, mixada com elementos da música pop, e mensagens positivas de fé, esperança, amor e boa vontade conduzidas pelas letras de O'Neill. Ele é rápido para informar que o single do disco não-natalino da banda, "Beethoven's Last Night" (2000), vendeu bem, e a banda está trabalhando em outro disco, "Night Castle", que eles esperam lançar em Junho. "Nós queremos estar aptos a sair ao redor do mundo. Aquele (primeiro) disco explodiu, e aquilo é parte do que fazemos. Agora as estórias de Natal se tornaram tão imensas que basicamente ocupam quase todo nosso tempo."
Pitrelli e seus colegas de bandas estão felizes por espalhar um pouco do espírito natalino, doando para a caridade um dólar por ingresso vendido. "O que eu penso é que nós fizemos um disco em que nós acreditamos", disse Pitrelli. "Não estávamos tentando tomar as direções que as modas indicavam. Nós apenas escrevemos um disco que amamos, e quando você o ouve, não há nada falso nele. Gravamos um disco que amamos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O hit dos Beatles que é exemplo perfeito da diferença de estilos entre Lennon e McCartney
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
Brian Johnson não teve coragem de ver Axl Rose no palco com o AC/DC
As opiniões contundentes de Raul Seixas sobre Gilberto Gil: "Ele me esculhambou"
O pior álbum da história do Metallica, segundo o baterista Lars Ulrich


Al Pitrelli diz que sua passagem pelo Megadeth foi "um aprendizado e tanto"
Ronnie James Dio: Vocalista do Trans Siberian Orchestra ensina a cantar como ele



