Trans-Siberian-Orchestra: lucros no Natal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rubens Lessa, Fonte: Brave Words
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 28/12/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Autor Original: Gene Triplett

Os membros do TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA (banda formada por alguns integrantes do SAVATAGE) não esperavam se tornar astros com uma banda natalina, limitada a tocar em palco uma vez ao ano, como estas decorações de natal, que ficam guardadas em um sótão empoeirado pelo resto do ano.

407 acessosFrontiers Music: Projeto com Caffery, Owens, Di Giorgio e Zonder5000 acessosIron Maiden: Bruce Dickinson revela sua "canção de merda"

Mas desde 1996, o lançamento do multi-platinado “Christmas Eve and Other Stories” fez deles arautos do Natal. Desde que o TSO colocou suas próprias canções natalinas na estrada em 1999, realizando shows que combinam espetáculos rock de arena do PINK FLOYD com o esplendor musical do QUEEN com as clássicas músicas tradicionais de Natal e sua própria originalidade prog-rock, eles ganharam destaque, aparecendo como a tour mais lucrativa e que reuniu mais público de 2005.

Quando eles estiverem no Ford Center hoje à noite (27/12/06), haverá uma platéia com mais de 13 mil pessoas, com lotação esgotada. E o co-fundador/compositor/guitarrista Al Pitrelli (SAVATAGE, ex-MEGADETH) não se importa nem um pouco. “É apenas uma idéia imbecil de 10 anos atrás que se tornou isso... e aqui estamos nós, você e eu, 10 anos depois, falando sobre isso. Estou em Portland, Oregon, no Rose Garden Arena. Lotação esgotada hoje à noite, e eu nem acredito. É a mesma coisa em qualquer lugar, qualquer lugar”.

A “idéia imbecil” veio do produtor/compositor Paul O'Neill que requisitou os serviços do então guitarrista de estúdio Al Pitrelli em 1995 para tocar no disco da banda de metal-progessivo SAVATAGE (Nota: Paul também é responsável por grande parte do material do SAVATAGE junto com Jon Oliva).

“Eles estavam gravando um disco chamado “Dead Winter Dead”, fui lá e me encontrei com Paul e ouvi um pouco do material e realmente me diverti com aquilo”, lembra Pitrelli. “Era meio heavy, uma ópera-rock. Era uma história construída em torno de uma canção chamada ‘Christmas Eve Sarajevo’, que é baseada na guerra na Iugoslávia, anos atrás”.

"Christmas Eve (Sarajevo 12/24)" escrita por O'Neill, o vocalista Jon Oliva e o tecladista Robert Kinkel, para o SAVATAGE, era um instrumental inspirado no Natal com base rock n’ roll, combinando as melodias de "God Rest Ye Merry Gentlemen" e "Carol Of The Bells" (músicas de Natal) com músicas novas e originais. Após o lançamento do disco em outubro de 1995, um DJ de Tampa, Flórida, chamado Mason Dixon deu um brilho à canção "Sarajevo" e a adicionou à sua grade no seu programa de rádio. Com a época de natal se aproximando, a canção repentinamente se tornou um hit, tomando espaço em diversas rádios com programações diferentes, do clássico ao pop, e do heavy metal ao rock adulto.

“Ela foi a canção número 1 da América naquele Natal”, diz Pitrelli. “Então Paul disse, “Querem saber? Acho que deveríamos escrever um disco inteiro em torno dessa canção, e não vamos chamar de SAVATAGE, pois isto nos coloca em um nicho, nos chamando de uma banda de heavy metal; e, considerando nossos outros trabalhos, não seria nada além disto mesmo.”

De fato, a grandiosa ópera-rock que O'Neill, Oliva, Kinkel e Pitrelli fizeram, "Christmas Eve and Other Stories" (1996) no fim das contas ganhou dois discos de platina, apelando para amantes de música “de 8 a 80”. Sucesso similar fez o resto da trilogia do TSO, “The Christmas “Attic (1998) e “The Last Christmas Eve” (2004). E exatamente como na visão de O'Neill, a música majestosa da banda incorporou algo para todo mundo – uma fusão de rock, música clássica, pop, folk, musicais da Broadway e R&B.

Para duplicar a grandeza sinfônica de seu trabalho em estúdio nos palcos, a banda é formada por seis membros, Pitrelli na guitarra, sua esposa Jane Mangini no piano, o baterista John O'Reilly, o baixista Johnny Lee Middleton (também do SAVATAGE), o guitarrista Angus Clark e vários outros músicos preenchendo a função de um segundo tecladista – além de seis vocalistas, um narrador, oito músicos de cordas (recrutados em cada comunidade), e um maestro de concertos.

Uma equipe adicional de 65 membros cuida do som, da parte cênica, dos efeitos pirotécnicos ao estilo KISS e do massivo show de luzes no padrão do PINK FLOYD. “Eles são os verdadeiros heróis na estrada”, disse Pitrelli. “Eles são aqueles que estão aptos a dominar este animal no momento certo e então podemos realmente fazer nosso trabalho.”

Pitrelli se esforça para explicar o monumental sucesso da banda, à parte do apelo universal da música tradicional, mixada com elementos da música pop, e mensagens positivas de fé, esperança, amor e boa vontade conduzidas pelas letras de O'Neill. Ele é rápido para informar que o single do disco não-natalino da banda, "Beethoven's Last Night" (2000), vendeu bem, e a banda está trabalhando em outro disco, "Night Castle", que eles esperam lançar em Junho. “Nós queremos estar aptos a sair ao redor do mundo. Aquele (primeiro) disco explodiu, e aquilo é parte do que fazemos. Agora as estórias de Natal se tornaram tão imensas que basicamente ocupam quase todo nosso tempo.”

Pitrelli e seus colegas de bandas estão felizes por espalhar um pouco do espírito natalino, doando para a caridade um dólar por ingresso vendido. "O que eu penso é que nós fizemos um disco em que nós acreditamos”, disse Pitrelli. “Não estávamos tentando tomar as direções que as modas indicavam. Nós apenas escrevemos um disco que amamos, e quando você o ouve, não há nada falso nele. Gravamos um disco que amamos.”

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

407 acessosFrontiers Music: Projeto com Caffery, Owens, Di Giorgio e Zonder867 acessosTrans-Siberian Orchestra: Intoxicação matou Paul O'Neill0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Savatage"

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1983

Prog MetalProg Metal
Os 10 discos essenciais segundo o TeamRock

SavatageSavatage
Guitarrista do Testament relembra passagem

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Natal"0 acessosTodas as matérias sobre "Transsiberian Orchestra"0 acessosTodas as matérias sobre "Savatage"

Iron MaidenIron Maiden
Bruce Dickinson revela sua "canção de merda"

Dossiê GNRDossiê GN'R
A versão do guitarrista Slash para os fatos

Bon ScottBon Scott
Em 1980, um dos dias mais tristes do rock n' roll

5000 acessosAfinal de contas, o que é um riff?5000 acessosSeparados no nascimento: Paul Stanley e Sidney Magal5000 acessosAC/DC: isso sim é uma bela estrada para o inferno5000 acessosTarja Turunen: covers de Slipknot e Rammstein no Wacken5000 acessosMetallica: banda faz maior show de metal da história da Suécia5000 acessosRefrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal

Sobre Rubens Lessa

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Rubens Lessa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online