Ex-empresário do Guns N' Roses comenta atrasos de "Chinese Democracy"
Fonte: Blabbermouth
Postado em 20 de dezembro de 2006
Merck Mercuriadis, ex-empresário do GUNS N' ROSES, publicou uma "carta aberta" aos fãs do grupo. Confira alguns dos principais trechos.
"Como todos os outros fãs do GUNS N'ROSES, eu li a carta aberta de Axl Rose aos fãs com muito interesse. No meio da leitura, me ocorreu que muito daquilo eu já havia lido antes. De fato eu havia escrito o esboço da carta em um e-mail para Axl dois dias antes".
"A verdade é que toda a turnê deste ano foi planejada de comum acordo entre Axl e eu, visando que o álbum estivesse nas lojas antes de 31 de dezembro. Isso foi confirmado por Axl em várias entrevistas. (...) Planejamos a turnê em fevereiro e pretendíamos finalizar o álbum em maio, antes do início dos shows. Mandamos os engenheiros de som para Nova Iorque, onde esperamos por mais de um mês que a inspiração aparecesse, mas ela nunca veio. Marcamos depois sessões de gravação em Londres em agosto, e pedimos que os engenheiros nos esperassem lá ao final da turnê inglesa. Agosto chegou e mais uma vez a inspiração não apareceu. (...) Voltamos a L.A. e tentamos finalizar o álbum antes dos shows em San Francisco, Las Vegas e Los Angeles. (...) Axl me pediu então para adiar a turnê norte-americana marcada para iniciar em setembro. (...)"
Guns N' Roses - Mais Novidades
"Estávamos excitados (...) pois tínhamos três semanas para ajustar as coisas antes do início da turnê, e tudo parecia ir bem após alguns dias produtivos. Infelizmente a inspiração desapareceu tão repentinamente quanto apareceu, e a turnê iniciou sem que houvesse um single nas rádios para promover a mesma, e o álbum ainda precisava de dois ou três dias de trabalho para ser concluído. Independente disso, foi um período produtivo, com todas as contribuições de Robin, Bumblefoot e Frank, que tornaram o disco ainda mais poderoso".
"Tudo o que foi citado acima não é uma crítica a Axl. Isso é a realidade do que ocorre quando se tenta criar algo realmente especial sob grande pressão do público e da indústria musical (...). O processo criativo não é algo que possa ser controlado, e Axl é um artista de verdade".
"Neste ponto, eu realmente considerei adiar o inicio da turne novamente, visto que o álbum era o mais importante, mas a verdade é que o histórico atraso nas gravações nos deixava sob muita pressão dos fãs, e precisávamos do dinheiro [da turnê] para poder completar o disco e manter a banda. Agendamos sessões de gravação em Nova Iorque e novamente enviamos os engenheiros para lá para gravar nas duas primeiras semanas de novembro - mas devido ao cronograma da turnê, nada foi feito. A gravadora se negou a concluir a renegociação até que entregássemos o álbum concluído, e se recusou a preparar a campanha de marketing ou financiar a edição de vídeos até que tivessem tudo em mãos. Até esta semana, a posição deles continua a mesma".
"Neste ponto, apesar do sucesso de muitos dos shows, a pressão sobre todos nós se tornou insuportável. Embora algumas das palavras de Axl possam parecer desapontadoras (...), a não ser que você esteja no lugar dele por alguns dias, ninguém pode compreender a pressão que ele suporta. Tenho a consciência tranquila sabendo que, quando 'Chinese Democracy' chegar às lojas, em março, terá sido em boa parte graças aos meus esforços pelos últimos cinco anos. Eu consegui a verba e a motivação para manter a banda e Axl funcionando, e consegui produzir o álbum, quando todo mundo tinha desistido. Trabalhamos como um time para fazer de 'Chinese Democracy' uma realidade. No final, o disco vai falar por si só, mas nosso relacionamento não conseguiu sobreviver à pressão".
"Não tenho arrependimentos. Acredito que 'Chinese Democracy' é um dos melhores álbuns da história, Axl Rose é um dos maiores vocalistas e frontmen, e o novo GUNS N' ROSES (que é muito melhor que o antigo) é uma das maiores bandas. O que conseguimos em 2006 é apenas uma amostra do que está por vir".
"Acredito em Axl Rose. Eu sou um empresário do artista e é minha responsabilidade e trabalho aguentar a pressão. Garanto a vocês que 'Chinese Democracy' vai valer a pena, e que vocês devem manter a fé. Saio sabendo que fiz o meu melhor e que o próximo ano trará Axl sendo reconhecido não apenas como um grande vocalista e ícone do rock, mas como um dos maiores artistas de todos os tempos".
"Feliz Natal e o melhor para vocês em 2007!"
"Merck Mercuriadis"
Na versão original da carta aberta, que você pode ler no link abaixo, Mercuriadis publica ainda as versões da carta original que teria enviado a Axl e que teriam sido usados no comunicado oficial da banda publicado duas semanas atrás.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Ozzy diz que metal não começou com "Helter Skelter", dos Beatles, e cita responsáveis
A nojenta iguaria que cônsul em Taiwan ofereceu ao Angra e apenas Rafael Bittencourt comeu
Os profundos arrependimentos de Davild Gilmour em relação ao saudoso Syd Barrett


Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
Quando perdemos o artista que, para Slash, era um dos maiores talentos musicais do século 20
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
A música do Guns N' Roses que Myles Kennedy acha mais difícil de cantar com Slash
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Os dois hits do Guns N' Roses que Slash se cansou de tocar ao vivo
Slash desmente mito sobre o riff de "Sweet Child O' Mine", hit do Guns N' Roses



