Metal Battle é destaque no maior jornal da Baixada Santista
Por Juliana Carollo
Fonte: A Tribuna
Postado em 23 de março de 2007
Press-Release
O jornal A Tribuna, maior veículo impresso da Baixada Santista e que circula em várias capitais do País, publicou hoje, uma grande reportagem sobre o W:O:A Metal Battle Santos/Brasil 2007, evento patrocinado pela Sundown Motos, que será realizado dia 15 de abril, às 15h, na Mansão da Vila.
A reportagem de autoria da repórter Fernanda Mello conta com o depoimento dos organizadores do evento Airton Diniz, editor da Roadie Crew, e Flávio Garrido, da Neo Produções Artísticas; das bandas Abömydögs (Santos/SP), Empire of Souls (Santos/SP) e Lord Haunted (São Vicente/SP), que estarão representando a região na seletiva e menciona grandes nomes do metal nacional como Sepultura, Angra, Krisiun e Shadowside.
Confira, a seguir, a matéria completa:
Grupos da região atrás de um sonho
Da Reportagem
Fernanda Mello
O Brasil é o país do samba, mas também, do heavy metal. As turnês mundiais de Sepultura, Angra e Krisiun comprovam essa afirmação. E, neste gênero de música, a Baixada Santista está muito bem representada.
Enquanto a santista Shadowside vende o álbum Theatre of Shadows para os Estados Unidos, Europa e Japão, e se prepara para gravar vocais e baterias do próximo disco na Alemanha, um grupo da Cidade e dois de São Vicente participam dia 15 de abril, de uma competição organizada pela revista Roadie Crew, especializada em heavy metal. Deste concurso sairá a banda que vai representar o País no Wacken Open Air, em agosto, na Alemanha.
"O festival é uma espécie de Woodstock. Dura três dias e reúne 90 bandas do mundo todo", conta Airton Diniz, editor da revista e responsável pelas seletivas brasileiras.
As escolhidas na região para tocar no dia 15 de abril foram Abomydogs e Lord Haunted, de São Vicente, e Empire of Souls, de Santos. Vão se apresentar também a Andralls (São Paulo), Bloody (Hortolândia/SP), Doomsday Ceremony (Curitiba), Hard Rocket (São Paulo), King Bird (São Paulo), Tempestt (São Paulo) e Transfixion (Santo André).
A equipe da Roadie Crew selecionou 50 grupos entre 300 para as cinco seletivas que são realizadas em Santos, São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Varginha. De cada cidade, sairá uma banda para a etapa final, provavelmente em Campinas, onde serão conhecidos os metaleiros que representarão o País no festival Wacken Open Air, na cidade alemã de Wacken. Lá, os músicos dividirão o palco com representantes da Finlândia, França e Suécia, entre outros países.
Segundo Diniz, que é especialista em heavy metal, as três bandas da Baixada estão no páreo. "Elas têm qualidade. A vencedora terá uma responsabilidade grande porque o nosso heavy metal é respeitado lá fora".
Irmãos no palco
No show da eliminatória regional, os irmãos Fázzio, vocalista e guitarrista da Abomydogs, e Marcos, vocalista da Lord Haunted, estarão disputando a mesma vaga. Em casa, o heavy metal é uma paixão familiar.
Fazzio foi na onda do irmão mais velho, José, e o caçula, Marcos, foi o terceiro a aderir. Por isso, nenhum dos dois vê qualquer problema nessa disputa. "Vou gostar se ganhar, mas desejo para o meu irmão o que desejo para mim", diz Marcos.
A formação atual da Lord Haunted tem Marcos Fazzio (vocal), Rogério (guitarra), Ferreira Barbosa (bateria) e Henry (baixo).
Empire of Souls
A banda, representante de Santos na seletiva regional para o Wacken Air, é formada por Mário César (vocal), Paulo (bateria), Fábio Pompe (guitarra), Cleber (guitarra) e Un-Cristian (baixo), defende o estilo death black metal (ver quadro). "Usamos as letras do death e a base do black metal, para fazer algo diferente e evitar um rótulo", explica Mário César.
Com dez anos de formação, a Empire já gravou um disco, Revange Circle, em 2002. Agora, está se dedicando aos ensaios para a seletiva. Entre os critérios do júri, formado pela equipe da revista e por três santistas envolvidos com o heavy metal, contará a segurança dos integrantes no palco.
Serviço — O show dia 15 de abril começa às 15 horas na Mansão da Vila (Rua Luiza Macuco, 64, na Vila Mathias). Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes). Mais informações pelo tel. 3322-7559.
Grupos brasileiros do gênero são respeitados no exterior
Da Reportagem
Passando longe da grande mídia brasileira, o heavy metal verde-e-amarelo é respeitado no exterior. "A banda Krisiun (do Rio Grande do Sul) tem status de celebridade lá fora", atesta Airton Diniz, editor da revista Roadie Crew. A publicação tem nove anos e distribui 40 mil exemplares no país inteiro e em Portugal.
A Lord Haunted já participou da gravação de dois CDs internacionais, cantando covers de outros grupos. O primeiro disco foi uma homenagem à Running Wild, em 2002, na Alemanha, e o segundo, ainda não lançado, é tributo ao grupo Manilla Rood, nos Estados Unidos.
Por aqui, entretanto, os músicos ainda não gravaram. "Não há muito espaço para as bandas que fazem trabalho próprio. E a nossa proposta é essa. Não queremos imitar ninguém", diz Marcos.
Para o vocalista Fazzio, da Abömydögs, a questão cultural pesa na receptividade do heavy metal pelos brasileiros. "Nos Estados Unidos, as pessoas conhecem Jimmi Hendrix e Black Sabbath. Aqui, elas não têm acesso ao rock, conhecem mais a MPB e o samba", diz. O público do heavy metal na Cidade enfrenta o limite de eventos do estilo musical. As casas noturnas reservam a noite de sábado, a mais nobre da semana, para as apresentações de pop, rock e de música eletrônica. Para o metal sobram as tardes de domingo ou os dias úteis.
Mesmo assim, segundo Flávio Garrido, empresário da banda Shadowside e responsável pela organização da seletiva do Wacken Air em Santos, o público prestigia. "Os ingressos para os shows do Shaman e do Helloween na Cidade foram esgotados, e eles aconteceram no ginásio do Vasco da Gama, com capacidade para 3.400 pessoas".
Conheça os estilos de heavy metal
Heavy Metal Tradicional — Vocais mais agressivos e letras inspiradas em temas de terror, inferno e na época medieval. Angra e Sepultura são dois grandes representantes do estilo no Brasil.
Black Metal — Os vocalistas urram em vez de cantar, de forma que pode-se não entender o que cantam, mas, na maioria das vezes, estão pregando contra as religiões.
White Metal — É o contrário do black metal. Os músicos são cristãos e usam o estilo mais pesado de música para levar mensagens bíblicas e de paz.
Melódico — Vocal agressivo e mais veloz. Para entender, é o som que a banda Metallica fazia antes da década de 90.
Death Metal — As letras falam de morte, violência e do fim do mundo. Foi o gênero adotado pelo Sepultura no início da carreira.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Hard Rock — Era o heavy metal produzido nas décadas de 70 e 80, que foi sucesso com as bandas Kiss, Whitesnake e Guns N' Roses.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Motörhead se manifesta sobre a morte do guitarrista Phil Campbell
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
O cantor que impressionou Mayara Puertas no Rock in Rio por ser altão: "Tenho quase 1,70"
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
Cinco músicas que parecem ser românticas, mas não são
Zeca Camargo revela que presenciou Nirvana compor clássico na sua frente
A banda americana que Edgard Scandurra saiu no meio do show pois achou som muito ruim

Dr. Sin: Agora todo mundo lamenta? Vão se foder!, diz Regis Tadeu
Chris Cornell: ele não dava sinais de que se mataria, diz esposa
Not Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich
A importância de Malu Mader na reconciliação entre Nando Reis e Titãs após anos
Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçados


