Metal Battle é destaque no maior jornal da Baixada Santista
Por Juliana Carollo
Fonte: A Tribuna
Postado em 23 de março de 2007
Press-Release
O jornal A Tribuna, maior veículo impresso da Baixada Santista e que circula em várias capitais do País, publicou hoje, uma grande reportagem sobre o W:O:A Metal Battle Santos/Brasil 2007, evento patrocinado pela Sundown Motos, que será realizado dia 15 de abril, às 15h, na Mansão da Vila.
A reportagem de autoria da repórter Fernanda Mello conta com o depoimento dos organizadores do evento Airton Diniz, editor da Roadie Crew, e Flávio Garrido, da Neo Produções Artísticas; das bandas Abömydögs (Santos/SP), Empire of Souls (Santos/SP) e Lord Haunted (São Vicente/SP), que estarão representando a região na seletiva e menciona grandes nomes do metal nacional como Sepultura, Angra, Krisiun e Shadowside.
Confira, a seguir, a matéria completa:
Grupos da região atrás de um sonho
Da Reportagem
Fernanda Mello
O Brasil é o país do samba, mas também, do heavy metal. As turnês mundiais de Sepultura, Angra e Krisiun comprovam essa afirmação. E, neste gênero de música, a Baixada Santista está muito bem representada.
Enquanto a santista Shadowside vende o álbum Theatre of Shadows para os Estados Unidos, Europa e Japão, e se prepara para gravar vocais e baterias do próximo disco na Alemanha, um grupo da Cidade e dois de São Vicente participam dia 15 de abril, de uma competição organizada pela revista Roadie Crew, especializada em heavy metal. Deste concurso sairá a banda que vai representar o País no Wacken Open Air, em agosto, na Alemanha.
"O festival é uma espécie de Woodstock. Dura três dias e reúne 90 bandas do mundo todo", conta Airton Diniz, editor da revista e responsável pelas seletivas brasileiras.
As escolhidas na região para tocar no dia 15 de abril foram Abomydogs e Lord Haunted, de São Vicente, e Empire of Souls, de Santos. Vão se apresentar também a Andralls (São Paulo), Bloody (Hortolândia/SP), Doomsday Ceremony (Curitiba), Hard Rocket (São Paulo), King Bird (São Paulo), Tempestt (São Paulo) e Transfixion (Santo André).
A equipe da Roadie Crew selecionou 50 grupos entre 300 para as cinco seletivas que são realizadas em Santos, São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Varginha. De cada cidade, sairá uma banda para a etapa final, provavelmente em Campinas, onde serão conhecidos os metaleiros que representarão o País no festival Wacken Open Air, na cidade alemã de Wacken. Lá, os músicos dividirão o palco com representantes da Finlândia, França e Suécia, entre outros países.
Segundo Diniz, que é especialista em heavy metal, as três bandas da Baixada estão no páreo. "Elas têm qualidade. A vencedora terá uma responsabilidade grande porque o nosso heavy metal é respeitado lá fora".
Irmãos no palco
No show da eliminatória regional, os irmãos Fázzio, vocalista e guitarrista da Abomydogs, e Marcos, vocalista da Lord Haunted, estarão disputando a mesma vaga. Em casa, o heavy metal é uma paixão familiar.
Fazzio foi na onda do irmão mais velho, José, e o caçula, Marcos, foi o terceiro a aderir. Por isso, nenhum dos dois vê qualquer problema nessa disputa. "Vou gostar se ganhar, mas desejo para o meu irmão o que desejo para mim", diz Marcos.
A formação atual da Lord Haunted tem Marcos Fazzio (vocal), Rogério (guitarra), Ferreira Barbosa (bateria) e Henry (baixo).
Empire of Souls
A banda, representante de Santos na seletiva regional para o Wacken Air, é formada por Mário César (vocal), Paulo (bateria), Fábio Pompe (guitarra), Cleber (guitarra) e Un-Cristian (baixo), defende o estilo death black metal (ver quadro). "Usamos as letras do death e a base do black metal, para fazer algo diferente e evitar um rótulo", explica Mário César.
Com dez anos de formação, a Empire já gravou um disco, Revange Circle, em 2002. Agora, está se dedicando aos ensaios para a seletiva. Entre os critérios do júri, formado pela equipe da revista e por três santistas envolvidos com o heavy metal, contará a segurança dos integrantes no palco.
Serviço — O show dia 15 de abril começa às 15 horas na Mansão da Vila (Rua Luiza Macuco, 64, na Vila Mathias). Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes). Mais informações pelo tel. 3322-7559.
Grupos brasileiros do gênero são respeitados no exterior
Da Reportagem
Passando longe da grande mídia brasileira, o heavy metal verde-e-amarelo é respeitado no exterior. "A banda Krisiun (do Rio Grande do Sul) tem status de celebridade lá fora", atesta Airton Diniz, editor da revista Roadie Crew. A publicação tem nove anos e distribui 40 mil exemplares no país inteiro e em Portugal.
A Lord Haunted já participou da gravação de dois CDs internacionais, cantando covers de outros grupos. O primeiro disco foi uma homenagem à Running Wild, em 2002, na Alemanha, e o segundo, ainda não lançado, é tributo ao grupo Manilla Rood, nos Estados Unidos.
Por aqui, entretanto, os músicos ainda não gravaram. "Não há muito espaço para as bandas que fazem trabalho próprio. E a nossa proposta é essa. Não queremos imitar ninguém", diz Marcos.
Para o vocalista Fazzio, da Abömydögs, a questão cultural pesa na receptividade do heavy metal pelos brasileiros. "Nos Estados Unidos, as pessoas conhecem Jimmi Hendrix e Black Sabbath. Aqui, elas não têm acesso ao rock, conhecem mais a MPB e o samba", diz. O público do heavy metal na Cidade enfrenta o limite de eventos do estilo musical. As casas noturnas reservam a noite de sábado, a mais nobre da semana, para as apresentações de pop, rock e de música eletrônica. Para o metal sobram as tardes de domingo ou os dias úteis.
Mesmo assim, segundo Flávio Garrido, empresário da banda Shadowside e responsável pela organização da seletiva do Wacken Air em Santos, o público prestigia. "Os ingressos para os shows do Shaman e do Helloween na Cidade foram esgotados, e eles aconteceram no ginásio do Vasco da Gama, com capacidade para 3.400 pessoas".
Conheça os estilos de heavy metal
Heavy Metal Tradicional — Vocais mais agressivos e letras inspiradas em temas de terror, inferno e na época medieval. Angra e Sepultura são dois grandes representantes do estilo no Brasil.
Black Metal — Os vocalistas urram em vez de cantar, de forma que pode-se não entender o que cantam, mas, na maioria das vezes, estão pregando contra as religiões.
White Metal — É o contrário do black metal. Os músicos são cristãos e usam o estilo mais pesado de música para levar mensagens bíblicas e de paz.
Melódico — Vocal agressivo e mais veloz. Para entender, é o som que a banda Metallica fazia antes da década de 90.
Death Metal — As letras falam de morte, violência e do fim do mundo. Foi o gênero adotado pelo Sepultura no início da carreira.
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Hard Rock — Era o heavy metal produzido nas décadas de 70 e 80, que foi sucesso com as bandas Kiss, Whitesnake e Guns N' Roses.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
A inusitada homenagem de Dave Grohl ao Korn que fez banda reagir nas redes
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A curiosa opinião do cantor Lobão sobre a lendária popstar Madonna
Guitarrista do Twisted Sister diz que Rolling Stones usam "dublês" nos shows ao vivo
A música "perfeita" e "irretocável" de Pit Passarell que fez sucesso com o Capital Inicial

Motorhead: 10 das frases mais marcantes de Lemmy Kilmister
Metal contra o câncer: festival aceita "cabelo" como ingresso
Motörhead: em 1995, Lemmy comenta versão do Sepultura
Marilyn Manson: 7 coisas que você não sabia sobre ele
Charlie Brown Jr: Esposa diz que Champignon foi sucumbido por espíritos ruins


