Therion (Citibank Hall, São Paulo, 28/09/07)
Por Colaborador AE
Fonte: webBANGER
Postado em 17 de outubro de 2007
Sexta-feira fria e gótica em São Paulo. Cenário perfeito para mais um show dos suecos do Therion. Uma banda impecável que sabe evoluir. O Therion, após ter lançado um dos melhores discos da carreira, "Gothic Kabbalah", sem descanso já saíram pra turnê e o Brasil pelo jeito foi eleito como um dos melhores públicos para os suecos, como eles mesmos fizeram questão de ressaltar – "Brazil, you are number 1".
Clique aqui para fotos da apresentação
Com um show relativamente cheio, ao menos se comparado com o de 2004, a banda dá início a um espetáculo lindo, sem mesmo precisar de adornos no palco. Só músicos e boa música! Precisa de mais?
Der Mitternachtslöwe do novo álbum acima citado deu abertura ao show. Os músicos foram se apresentando pouco a pouco; o batera Petter Karlsson entrou com bastante estilo, olhos maquiados seguindo a contexto visual do novo álbum com temas góticos, Kristian Niemann (guitarra), Johan Niemann (baixo), o chefão Christofer Johnsson (guitarra) todos até então vestidos de acordo pra um show de metal, foi então que entraram os pares masculinos e femininos de solistas de ópera. Um visual bem exótico, tendo ainda como tema, claro, a maquiagem gótica que não ficou piegas e de muito bom gosto. Em tempo, além de Snowy Shaw se mostrar um exíminio vocalista foi também o responsável por criar todo o figurino da banda para essa turnê! Caiu logo no gosto do público ainda mais pela simpatia e alegria que os pares esbanjavam no palco (as fotos falam por si). Bem, a mocinha mais fofinha, Katarina Lilja não parecia muito feliz com tantas caras e bocas, mas acho que é só a maneira dela mostrar a empolgação. Ela serviu como contraste harmonioso com a soprano Lori Lewis, que substituiu Hannah Holgersson para a turnê de 2007, que preferiu gestos mais delicados e sorrisos.
Aliás, quanta gente já passou por essa banda. Claro, a formação original se manteve íntegra durante todos esses anos – mas, o restante, parece eliminatórias do programa Ídolos. Só no álbum Deggial de 2000, mais de 27 músicos participaram de sua gravação. Por essa razão, ouviu-se suspiros de pessoas imaginando como seria assistir a um show do Therion em um lugar muito maior tendo uma orquestra e um elenco de ópera. Seria merecido!
Voltando ao que se passou no show e dando os pingos nos ‘i’s – nomes que dão cãimbra na língua; Schwartzalbenheim, The Blood of Kingu (começou a empolga de fato), Falling Stone, a emocionante An Arrow from The Sun, em seguida, mudança de repertório de último minuto, ao invés da chatinha Khylist Evangelist socaram a inspiradíssima Son of the Staves of Time, sem muita firula emendaram Deggial e Wine of Aluqah.
E foi assim, numa seqüência de coisas novas e nem tão velhas que a banda prosseguiu com um show que não podia faltar; Birth of Vênus, Seven Secrets of the Sphynx, Muspelheim, Rise of Sodom and Gomorrah (ovacionada), Ginnugagap, Wand of Abaris e daí, como em todo show do Therion, as inevitáveis Cults of the Shadow (fase death metal da banda que por sinal perdeu totalmente a característica ‘podreira’) e To Mega Therion para a alegria do capetão! Praticamente um hino evangélico do mal, cantada com alegria e louvor por aproximadamente 3.000 pessoas presentes no Citibank Hall naquela fria noite de sexta-feira.
Todo show do Therion tem cover. Qual cover dessa vez? Eleita, Thor the Powerhead do Manowar. Muito ‘true’ para o Therion, mas sem dúvida executada com maestria e muita alegria. Aliás, a dupla de vocalistas que dividia as vozes em duetos muito eficientes; Snowy Shaw foi sem dúvida o destaque da noite. O rapaz também é conhecido por ser ex-baterista de King Diamond. Já seu parceiro Thomas Vikström (ex – Candlemass), não empolgou tanto, mas também não chegou a ser ruim. Quem viu a performance de Mats Levén de 2004 sabe como devemos nivelar um bom vocalista do Therion!
Show impecável como sempre. Quem viu quer ver de novo e não precisa ser fã de metal pra curtir um show como esse!
Set-list:
Mitternacht Löwe
Schwartzalbenheim
The blood of Kingu
Falling Stone
An arrow from the sun
Klyhsti Evangilist
Deggial
Wine of Aluqah
Perennial Sophia
Son of the sun
Son of the staves of time
Birth of Venus
Seven secretes
Tuna
Muspelheim
Rise of Sodom and Gomorrah
Ginnugagap
Grand Finale
Wand of Abaris
Lemuria
Cults of the Shadow
To Mega Therion
Thor the Powerhead
Line-up:
Christofer Johnsson (guitarra)
Kristian Niemann (guitarra)
Johann Niemann (baixo)
Petter Karlsson (bateria)
Links:
Site Oficial – http://www.megatherion.com
Citibank Hall - http://www.citibankhall.com.br/
Brasil Music Press - http://www.brasilmusicpress.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps