Gutural e psicologia: dicas de canto de Angela Gossow
Por Mariana Lico
Fonte: Brave Words
Postado em 03 de fevereiro de 2008
A então vocalista do ARCH ENEMY Angela Gossow postou em fevereiro de 2008 a seguinte nota com dicas de técnicas vocais.
"Queridos companheiros rasgadores de garganta! Eu guardei e respondi outra pilha de suas correspondências que não param de chegar. Então - se suas cordas vocais ainda sangram - reserve um minuto para ler isso."
Pergunta: Eu venho prestado muita atenção ao seu estilo de rugido e eu gosto pra caramba dele. Como você começou a fazer isso? Eu tento fazer, mas eu acabo engasgando ou não sai direito. Eu também comprei o DVD da Melissa Cross, "The Zen Of Screaming". Tem me ajudado bastante, mas eu achei melhor vir direto até a fonte esperando por uma resposta. :]
Angela: "'Engasgar' significa que você está apertando demais sua garganta. Você está trabalhando com sua garganta e provavelmente está respirando com seu peito ao invés de estar com a parte de baixo de seu abdômen (a Melissa Cross chama isso de CAGADA, porque parece que é isto mesmo que você vai fazer). Isso ajuda: dobre levemente seus joelhos, coloque suas mãos na barriga e foque na força que empurra que vem de lá enquanto ruge. Esqueça da garganta. Deixe a aberta. Comece com rugidos graves. Não grite, porque eles normalmente são mais complicados".
"Depois faça o exercício 'jumping jack and barking' (do DVD 'The Zen Of Screaming 1') que o Randy do LAMB OF GOD demonstra - isso ajudará a alargar a garganta e também te previnirá de respirar com o peito. Se mesmo assim isso não funcionar, encontre um professor que vai praticar o básico da respiração abdominal contigo. Porque esse é, talvez, seu maior problema".
Pergunta: Tenho um pequeno problema. Canto em uma banda de Metal no estilo de STRATOVARIUS, DREAM THEATER, etc. O problema é quando tem pessoas olhando pra mim. Eu não consigo fazer o meu melhor por causa do que eles vão pensar de mim. Eu fiz uns shows há uns dois anos em outra banda e foi um pesadelo. Meus amigos dizem que eu tenho que esquecer que as pessoas estão ali, que eu tenho que aproveitar o momento e que o que as pessoas pensam não importa, se elas não gostarem irão embora! Então eu quero te pedir algum conselho, saber se você sentia isso no começo ou sempre teve essa segurança no palco. Eu pensei que esse problema que eu tenho, não só com a música, mas também com falar na frente da sala na faculdade, tem a ver com meus pais terem se divorciado quando eu tinha três anos e meu pai nunca esteve lá pra mim, eu não sei... Ou talvez seja alguma coisa que eu tenha que consertar no meu cérebro...
Angela: "Bom, você não DEVE fazer nada. É difícil quando você DEVE gostar de alguma coisa. Se apresentar não é fácil quando você sofre de um forte medo de palco. É bom aquecer sua voz antes do show e terminar com alguns exercícios respiratórios, que acalmam. Respire fundo enquanto levanta os braços contando até quatro. Segure o ar na barriga (não aperte sua garganta) e conte até sete e depois solte o ar devagar, abaixando os braços contando até oito. Esse exercício ajuda quando fico com medo durante turbulências no avião, quando vejo que a asma vai atacar ou quando fico nervosa antes de um show! Existem outros bom exercícios respiratórios e de yoga - você deveria pesquisar. Também pesquise sobre meditação... Todos são ferramentas para que você controle o medo e deixe a adrenalina fluir!!!"
"Eu não iria muito fundo na questão psicológica... Yoga, exercícios respiratórios e meditação vão ajudá-lo a controlar e a lidar com seus medos AGORA. Eles funcionam em qualquer tipo de situação 'angustiante', não só no palco. Também ajuda - nos ensaios - levar amigos para assistir às vezes. Uma platéia PEQUENA. Você sabe. É bom começar pequeno".
"Eu nunca tive medo de palco; eu gosto da onda de excitação antes do show. É uma ajuda para que eu me apresente melhor. É aquele tanto de adrenalina extra que me transforma num monstro no palco. Assim que você for capaz de controlar seu medo você também terá a habilidade de usar sua excitação de uma maneira positiva - aumentar um pouco o nível da apresentação! Tudo de bom!!!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje


Alissa White-Gluz aponta a música do Mastodon em que o saudoso Brent Hinds brilha
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Ainda sem vocalista, Arch Enemy é anunciado como atração do Wacken Open Air 2026
Heavy Metal: clipes de metal que marcaram uma geração


