Bon Jovi: mais compositores acusam banda de plágio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Victor Guilherme Chaves, Fonte: Sleaze Roxx, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

O site Sleaze Roxx já havia noticiado no dia 6 de agosto de 2008 que, conforme revelado à Boston Magazine, o músico Bart Steele estaria plenamente ofendido pelo fato do BON JOVI ter realizado uma contrafação de sua música, "Man, I really love this team", escrita como uma homenagem ao time americando Red Sox. A música "I really love this town", do BON JOVI, segundo o músico, não tem apenas a letra extremamente similar à sua música, mas andamento bem parecido. Além disso, a campanha da TBS (onde toca a música "criada" por Bon Jovi), segundo o músico, ainda se encaixa mais perfeitamente com sua canção do que a do BON JOVI. Sua irritação aumentou quando ficou sabendo que o grupo teria aberto um concurso, em que pessoas poderiam mandar sua própria versão da música para o canal.

Sucesso: gráfico em vídeo mostra artistas mais vendidos de 1969 a 2019Heavy Metal: "cristãos podem aprender muito com o gênero"

Steele está realmente convencido de que a banda liderada por Jon Bon Jovi teria copiado a música. Diz ele: "Se alguém tivesse seqüestrado minha filha, feito uma plástica no nariz e pintado o cabelo dela de loiro e eu a encontrasse 20 anos depois, eu ainda saberia que é minha filha. Eu sabia que era a minha música".

A ASCAP (Sociedade Americana de Compositores, Autores e Publicadores) teria afirmado ao músico que Jon Bon Jovi e Richie Sambora teriam aceitado um acordo, mas estranhamente, alguns dias depois eles mudaram de postura e se recusaram a manter contato com Steele. O músico já contratou um advogado e não planeja desistir dos "royalties" em cima da música.

Mais detalhes podem ser vistos na matéria (em inglês) da Boston Magazine.

Dois dias depois, o Sleaze Roxx anunciou que recebeu um e-mail com mais acusações ao BON JOVI e, dessa vez, bem mais sérias. O autor é Joel Ellis, vocalista das bandas MERRI HOAXX, CATS IN BOOTS e HEAVY BONES.

No email está escrito o seguinte: "Foi nos anos 80, quando Denny Holan e eu estávamos gravando nossas demos de pré-produção para a Atlantic Records, com a Merri Hoaxx. Nós tínhamos acabado de gravar uma sessão de estúdio, que incluía a nossa música original 'I'll Be There For You'. Nós deixamos a Paramount Studios em Hollywood com uma fita cassette de mixagens pouco trabalhadas e fomos direito para o The Rainbow Bar & Grill, em Sunset. Quando chegamos lá, demos a fita para o Michael colocar no sistema de som do Bar; era o clássico teste 'Is It Worthy' ('Vale a pena?') para demos e mixagem, onde um monte de bandas costumava ter seu trabalho avaliado. Nós sempre colocávamos a música para tocar e ouvíamos os sons e aí nós poderíamos observar se as pessoas estavam curtindo. O público estava definitivamente curtindo as músicas naquela noite.

Eu esbarrei em Sam Kinison, que me convidou para vir até sua mesa e depois sair com o pessoal. Então, enquanto a nossa fita estava tocando, nós sentamos na mesa com Sam, Jon Bon Jovi, Peter Aykroyd (o irmão de Dan) e Doc McGee, etc... O Jonny nos prometeu que, se nós déssemos a ele nossa fita, que ele iria levá-la ao seu tio na Polydor Records e tentar nos colocar em turnê junto deles.

Eu, de certo modo, senti que eu iria me arrepender disso, mas nós concordamos em arriscar e confiar nele, então nós demos a fita para o Jon Bon Jovi naquela noite e ele nunca falou conosco novamente. Um tempo depois, nós ouvimos o refrão de nossa música "I'll be theeerrre for youuuu" como o novo hit do JBJ. Meu empresário na época queria processá-lo, mas nós estávamos nos dando bem e estávamos muito ocupados com todo o desenvolvimento da Atlantic que estava acontecendo e eu não queria causar problemas que nos atrapalhasse no momento em que estávamos passando. Eu odiava quando as pessoas notavam a semelhança entre Jon Bon Jovi e eu naquela época e eu não queria dar ao mundo mais nenhuma razão para me comparar com o 'Jonny Menino de Ouro'. Nós não éramos similares um com o outro em nenhum jeito e eu realmente detestava qualquer tipo de comparação... Eu não era um cantor pop, eu era um cantor de rock e eu não um menino certinho com cabelo de permanente e com parentes que pavimentaram meu caminho para que eu pudesse furtar músicas de artistas verdadeiros e ficar rico copiando suas músicas. Eu era um 'rocker' de verdade, das ruas para o palco, para o estúdio, para as lojas, sem ajuda dos amiguinhos do papai e parentes e nós fazíamos rock sem ficar posando. Todos os sucessos ou retornos curtos que eu tive foram feitos por mim, mas era tudo real. Então eu não liguei para aquela música.

Mais tarde, eu estava namorando uma garota chamada Lehua Reid, que havia sido noiva, anteriormente, de Richie Sambora. Enquanto ela vivia na casa de Richie, ela me disse que ela lembrava das noites em que Jon Bon Jovi e Richie Sambora sentavam no piano de Richie com caixas cheias de fitas que eles pegavam de músicos aspirantes que confiavam neles com suas criações em uma tentativa de alcançar o sucesso, como eles tocavam fita atrás de fita procurando por músicas grudentas para copiar tudo enquanto riram dos otários que davam a eles as fitas. Quando ela ouviu minha demo de 'I'll Be There For You', ela se ajeitou na cadeira, com olhos bem abertos, dizendo, 'NAO ACREDITO!!! Esse é VOCÊ??', e continuou me contando sobre a noite em que eles estavam tão animados por copiar essa música e como o Jonny sempre quis uma desculpa para copiar o vocal de John Lennon no verso de 'Don't Let Me Down' dos Beatles. Eles trabalharam duro nessa música por horas, tocando minha demo de novo e de novo e a música acabou grudando na cabeça dela.

Claro que eu já sabia de onde eles tiraram seu enorme 'hit single' recente, mas ouvir a história dela foi como sal na ferida... Eu sempre achei que as pessoas deveriam saber disso e eu ainda tenho a demo original. Se alguém no mundo quiser ouvi-la, eu me sentirei feliz em colocar em 'Mpeg' no meu 'website', para que eles também possam ouvi-la.

Eu me pergunto quantos outros caras estão por aí sentindo a mesma queimadura feita pelo 'Garoto de Ouro Jon Bon Jovi' e seu fiel coadjuvante 'Riquinho Richie'".




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Plágios"Todas as matérias sobre "Bon Jovi"


Sucesso: gráfico em vídeo mostra artistas mais vendidos de 1969 a 2019Clube da Música: 10 bandas de Rock/Metal mais acessadas do YouTube (vídeo)

Bon Jovi: ouça Unbroken, nova música da banda para documentário da NetflixBon Jovi
Ouça "Unbroken", nova música da banda para documentário da Netflix

Tom DeWille: criador das pirotecnias de Kiss, Bon Jovi e outros é assassinadoTom DeWille
Criador das pirotecnias de Kiss, Bon Jovi e outros é assassinado

Scorpions: eleito o melhor show de todo o Rock in Rio 2019 em enquete do G1Scorpions
Eleito o melhor show de todo o Rock in Rio 2019 em enquete do G1

Bon Jovi: Na turnê brasileira, banda destaca show de CuritibaBon Jovi
Na turnê brasileira, banda destaca show de Curitiba

Bon Jovi: Fotos do Guitar Clinic de Phil X no Manifesto Bar

Jon Bon Jovi: fã que o beijou ganha bolsa de inglês após não entender o que ele falouJon Bon Jovi
Fã que o beijou ganha bolsa de inglês após não entender o que ele falou

Bon Jovi: Primórdios, New Jersey e as Tretas com Axl Rose e Sebastian Bach (vídeo)Bon Jovi
Primórdios, New Jersey e as Tretas com Axl Rose e Sebastian Bach (vídeo)

Bon Jovi: fã beijada diz que não entendeu nada do que Jon falou a elaBon Jovi
Fã beijada diz que não entendeu nada do que Jon falou a ela

Bon Jovi: repertório mais curto e Always no Rock in Rio; veja setlist e vídeosBon Jovi
Repertório mais curto e "Always" no Rock in Rio; veja setlist e vídeos

Bon Jovi: beijando fã na boca no show do Rock in Rio; assistaBon Jovi
Beijando fã na boca no show do Rock in Rio; assista

Bon Jovi: ator global erra a letra de It's My Life durante entrevista ao vivoBon Jovi
Ator global erra a letra de "It's My Life" durante entrevista ao vivo

Bon Jovi: o que esperar do show da banda no Rock in Rio 2019Bon Jovi
O que esperar do show da banda no Rock in Rio 2019

Bon Jovi: em Curitiba, I'll Be There For You de volta e outras mudanças no repertórioBon Jovi
Em Curitiba, "I'll Be There For You" de volta e outras mudanças no repertório

Michael Francis: O guarda-costas de Elvis Presley, Bon Jovi e outrosMichael Francis
O guarda-costas de Elvis Presley, Bon Jovi e outros

Bon Jovi: as fotos do vocalista com mulheres nuas em 1985Bon Jovi
As fotos do vocalista com mulheres nuas em 1985

Bon Jovi: o maior fã de todos os temposBon Jovi
O maior fã de todos os tempos


Heavy Metal: cristãos podem aprender muito com o gêneroHeavy Metal
"cristãos podem aprender muito com o gênero"

Kirk Hammett: Mustaine toca rápido e eu, melódicoKirk Hammett
"Mustaine toca rápido e eu, melódico"

Sepultura: Andreas Kisser explica por que nunca rolará reuniãoSepultura
Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião

Rob Halford: 11 coisas que você não sabia sobre eleRob Halford
11 coisas que você não sabia sobre ele

Roqueiro poser: 100 regras essenciais para se tornar umRoqueiro poser
100 regras essenciais para se tornar um

Kiss: Paul Stanley começa a quebrar guitarras da IbanezKiss
Paul Stanley começa a quebrar guitarras da Ibanez

Mastodon: ouça recriação de Stairway to Heaven do Led ZeppelinMastodon
Ouça recriação de "Stairway to Heaven" do Led Zeppelin


Sobre Victor Guilherme Chaves

Victor Guilherme é carioca e viciado em filmes, desenhos, mitologia, livros variados e, principalmente, muito rock n' roll. Cresceu numa casa onde sempre ouviu Beatles, Black Sabbath, Ramones e Rick Wakeman, mas sua verdadeira paixão pelo estilo começou quando ganhou de aniversário o álbum Bark At the Moon, do Ozzy Osbourne. A partir de então, se tornou adicto por Rock clássico, Heavy Metal e, principalmente, Hard Rock. Entre suas bandas preferidas estão: Alice Cooper, Ozzy Osbourne, Twisted Sister, W.A.S.P., Whitesnake, Iron Maiden, Van Halen, Angel Witch, ZZ Top, Creedence, entre várias outras. Hoje em dia, Victor divide seu tempo entre dar atenção à sua namorada, a quem ele tanto ama; ser um estudante de Direito do IBMEC-RJ; tocar guitarra e, quando tem tempo, colaborar com o Whiplash ou postar na comunidade de sua "irmã e ovelha negra da família", a Falseplash, onde o Metal em geral é discutido por um prisma nada ortodoxo.

Mais matérias de Victor Guilherme Chaves no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336