Merrow: banda brasileira é a nova promessa Celtic Rock
Postado em 12 de setembro de 2008
Banda brasileira lança seu primeiro trabalho com apoio do Intituto Brasil-Irlanda
Desde a sua formação, há pouco mais de um ano, a banda MERROW mescla o melhor da folk music, da música celta, do rock´n´ roll, acrescido, é claro, da energia brasileira.
O nome da banda foi inspirado em seres da mitologia irlandesa chamados "merrow". A mitologia conta que esses elementais da água e sereias encantam a todos com a sua melodia.
Seja interpretando suas próprias composições, tocando músicas tradicionais irlandesas e celtas, como fazendo covers de THE CORRS e U2, é fácil perceber que a MERROW tem sua própria identidade musical. Dois violões, violino, percussão e bodhrán (tambor irlandês) foram os instrumentos escolhidos com o propósito de criar um estilo com características particulares. Finalmente, duas fortes vozes femininas diferenciam e completam a personalidade da banda.
O resultado dessa nova proposta pode ser conferido no primeiro EP intitulado "Stirring waters", lançado recentemente em São Paulo no pub O´Malleys com o apoio do Irish Institute (Instituto Brasil-Irlanda).
O lançamento lotou a casa e contou com a presença da presidente do Irish Institute, Maria Alice Lopes.
As quatro faixas do trabalho trazem melodias e letras compostas pelos integrantes da MERROW: Felipe (violino), Marcos Reis (percussão), Marilena (violão e voz) e Vanessa (violão e voz).
As influências da banda mostram a diversidade que os músicos trazem em sua bagagem musical. Artistas como THE CORRS, KISS, QUEEN, HEART, IRON MAIDEN, DUBLINERS, CHIEFTAINS, KT TUNSTALL entre vários outros servem de inspiração para o som da banda.
Trajetória:
A MERROW ainda era uma dupla quando foi formada em 2006 pelas amigas Marilena e Vanessa, que já tinham experiência em outras bandas, nas quais também dividiam os vocais e guitarras. Após muitos anos tocando hard rock, as amigas decidiriam resgatar e trazer às suas músicas a influência celta. Para isso, era essencial que instrumentos típicos irlandeses viessem completar a dupla. Foi quando os amigos Felipe Goulart e Marcos Reis completaram a formação.
Felipe Goulart começou a tocar violino aos 16 anos e desde cedo teve como inspiração bandas tradicionalmente celtas. Sua entrada trouxe à MERROW linhas melódicas e harmoniosas que faltavam para complementar a base folk que as garotas já desenvolviam.
Finalmente, Marcos Reis, experiente músico, trouxe a batida do coração para a banda, com sua percussão marcante e forte. Ex-guitarrista de uma banda de hardcore, Marcos encontrou na MERROW a maneira de expressar em ritmos sua paixão pela música celta.
Antes de fazer suas próprias composições, a MERROW passou por um período de amadurecimento e entrosamento e ficou conhecida por fazer cover da banda pop irlandesa THE CORRS. Muitos dos fãs de hoje passaram a conhecer, e posteriormente a admirar a banda, por meio de encontros realizados no Parque do Ibirapuera.
Os convites eram feitos informalmente pela comunidade da MERROW no Orkut, por email e pelo bom e velho boca-a-boca.
Os convidados eram incentivados a levar seus instrumentos. Integrantes de outras bandas do mesmo estilo também apareciam e encontro se tornava uma grande jam session.
Esse mesmo público, cativado pelo carisma dos integrantes, passou a acompanhar a MERROW nos shows que aconteciam em pubs de São Paulo como O´Malleys e Saint John´s .
MERROW traz letras explosivas e repletas de emoções, que, aliadas a linhas melodiosas e ritmo marcante, buscam levar ao público parte da riqueza da música celta, ainda tão pouco conhecida em nossa cultura.
O EP
O primeiro EP da MERROW traz 4 canções de composição própria e interpretadas em inglês.
As 4 letras foram compostas pelo percursionista Marcos Reis. As letras têm como inspiração os temas recorrentes na mitologia celta.
A primeira faixa, "This life is mine", fala das mulheres como seres encantados possuidores de um amor infinito, de magias que homem nenhum poderá sonhar em ter, mas ficaram aprisionados em um momento de nossa história.
A música é dedicada às mulheres que, sem perder seus instintos femininos e sua delicadeza, disseram chega às canalhices e à submissão impostas pela sociedade.
Entre os mitos celtas, encontramos muitos relatos de mulheres que são fortes guerreiras sem perder a sua beleza e delicadeza.
"The world´s our home" expressa um desejo de mudar o mundo, de cuidar do planeta como nossa casa.
Em "The sparkle of your eyes", os homens deixam claro que também querem amar.
"Endless Journey" faz uma clara alusão à jornada que cada um de nós percorre em busca de sonhos e transformações assim como faziam os grandes guerreiros celtas.
Onde encontrar o EP:
O EP custa R$ 10,00 e pode ser adquirido pelo site da MERROW: www.merrow.com.br ou pelo MySpace: www.myspace.com/merrowcelticrock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Flea acha que todo fã ama música? Nem sempre - e isso ajuda a entender Regis Tadeu
O álbum do rock nacional que Rick Bonadio se recusou a lançar - e até quebrou o CD
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
David Gilmour elege seus três solos favoritos, e um deles está em um instrumental
Como Steve Harris e Bruce Dickinson, do Iron Maiden, tão diferentes, dão certo juntos
O clássico da Legião Urbana usado como argumento para não cortarem "Infinita Highway"

Bon Jovi: o mistério de Tommy e Gina em "Livin' On A Prayer"
Rolling Stone: As 500 melhores músicas segundo a revista
O curioso significado do refrão de "Maluco Beleza", clássico de Raul Seixas de 1977
A lendária cantora que Eric Clapton detesta: "Reconheço, mas não me faz sentir nada"
Kerrang: os melhores singles já lançados
O comportamento do Måneskin que fazia sentido na época do Nirvana e hoje não mais



