Marcos De Ros: trilha sonora de documentário sobre Serra Gaúcha

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Press Release, Fonte: Marcos De Ros - site oficial, Press-Release
Enviar Correções  

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

Documentário, com trilha sonora inédita de Marcos De Ros, mostra a cultura e memória da Serra Gaúcha.

Led Zeppelin: a origem do anjo símbolo da banda

Hall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll

"Se milagres desejais" será exibido em Caxias do Sul dia 3 de dezembro, com entrada franca.

Um vídeo-documentário sobre curiosos aspectos da cultura da Serra gaúcha será exibido em Caxias do Sul, no dia 3 de dezembro, às 19h30min, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, do Centro de Cultura Ordovás, com entrada franca.

Concluído em 2008, o documentário "Se milagres desejais" parte da língua e da religiosidade para traçar um amplo painel das relações culturais que a imigração italiana desenhou em solo brasileiro.

"Se milagres desejais", com direção de André Costantin e Nivaldo Pereira, e trilha sonora de Marcos De Ros, foi lançado em novembro na Mostra Internacional do Filme Etnográfico, no Rio de Janeiro.

A religiosidade é o tema central de "Se milagres desejais", que mescla memórias e imagens em torno dos capitéis, peculiares capelinhas erguidas em honra a santos católicos e detentoras de histórias plenas de fé e emoção, como a de Valdomiro Fantin, que, já quase sem poder caminhar, deixou os médicos da cidade para trás e disse: "Agora quem me opera é Santo Antônio". E começou a construir, de joelhos, o capitel de Santo Antônio.

Popularíssimo nesses vales e montanhas, o próprio Antônio – o santo – viaja a bordo do velho Galaxie vermelho dirigido por Armindo Zen, que, ao seu modo, não gosta muito de padres.

José e Neiva Susin moram com Santa Bárbara, que vigia a casa e espanta as tempestades. Dona Catarina estava grávida quando foi salva por Santa Catarina da grande correia motora de um moinho colonial, onde a água passa, move, mistura as histórias de Catarinas e outros descendentes de imigrantes italianos da cidade de Antônio Prado, na serra do Rio Grande do Sul.

"Se milagres desejais" narra fragmentos desses pequenos milagres cotidianos à beira das estradas, na borda dos parreirais e rodovias, em cada lugar onde foi erguido um capitel, esse marco da fé e da aventura humana de uma gente brasileira, mas com um sotaque muito particular.

Com 26 minutos de duração, "Se milagres desejais" é projeto contemplado no Edital de Apoio a Documentários Etnográficos Sobre Patrimônio Cultural Imaterial – Etnodoc, lançado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2008. A direção é de André Costantin e Nivaldo Pereira, produção de Fernando Roveda, produção de campo de Geni Onzi, direção de fotografia de Alessandro Ditadi, música original de Marcos De Ros e montagem de Daniel Herrera.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Marcos De Ros: os álbuns que marcaram o guitarristaMarcos De Ros
Os álbuns que marcaram o guitarrista

Marcos De Ros: guitarrista comenta o fiasco da Paula FernandesMarcos De Ros
Guitarrista comenta o "fiasco" da Paula Fernandes


Led Zeppelin: a origem do anjo símbolo da bandaLed Zeppelin
A origem do anjo símbolo da banda

Hall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and RollHall Of Fame
500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll


Sobre Press Release

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin adWhipDin adWhipDin