Gaahl: "Wardruna trará Balder de volta para onde pertence"
Por Lien
Fonte: Helvete
Postado em 31 de dezembro de 2008
Após quase seis anos de trabalho, o aguardado debut do WARDRUNA, "Runaljod - Gap Var Ginnunga", é a primeira parte da trilogia "Runaljod" que irá interpretar musicalmente as runas do elder futhark. Essa música altamente visual é difícil de ser encaixada em qualquer gênero, e não existe muito ao que comparar. O estilo pode talvez ser descrito como uma curiosa mistura de folk, world e ambient music, mas sem se limitar ao escopo às vezes limitados destes gêneros.
WARDRUNA foi fundado por Einar "Kvitrafn" Selvik (JOTUNSPOR, GORGOROTH, SAHG, DEAD TO THIS WORLD, DET HEDENSKE FOLK, BAK DE SYV FJELL) e Gaahl (GORGOROTH, GAAHLSKAGG, SIGFADER, TRELLDOM) como um projeto em 2002 para explorar e invocar as profundezas da sabedoria e espiritualidade Nórdica.
"Meu propósito com o WARDRUNA é trazer Balder de volta para casa onde ele pertence", explica Gaahl, que ressalta que Kvitrafn é a força criativa por trás do WARDRUNA.
"Originalmente era para fazermos tudo juntos, basicamente, mas acabou que Kvitrafn trabalhou na parte musical e eu ajudei um pouco nas letras e vocais limpos", diz Gaahl.
"Runaljod - Gap Var Ginnunga" tem um profundo e único som que consiste na mistura de vários instrumentos, alguns dos quais são raramente utilizados. Alguns exemplos: tambores de pele de veado, harpa de boca, chifre de bode, lur, violino Hardanger e tagelharpe "violino viking". Sons de "instrumentos" mais não-ortodoxos como árvores, pedras e fogo também são incorporados na música, e, para finalizar, por cima de tudo isso temos poderosas vozes de três vocalistas.
O conceito é a representação musical do Futhark, um dos alfabetos rúnicos Germânicos. WARDRUNA usa oito runas das quais constroem uma constelação. "De lá a música começa e o objetivo é de trazer, eventualmente, o deus Balder para Walhalla", diz Gaahl. "Primeiramente nós pegamos oito das runas, que formam o que eu chamo de círculo de Hagal."
Cada um dos três álbuns irá contar com oito runas, mas não na ordem das três famílias aettires, como são mais comumente usadas.
"Runaljod - Gap Var Ginnunga" contém as seguintes runas:
Hagal
Bjarkan
Thurs
Jara
Laukr
Kauna
Algir
Dagr
Gaahl concorda que o assunto é de certa forma místico e difícil de entender. "Eu não explico magia mas ela é ligada, de alguma forma", ele sorri.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
As 5 bandas que Slash detonou, incluindo duas onde ele mesmo tocou
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
A melhor cantora de metal de todos os tempos, segundo Emppu Vuorinen
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Brent Hinds odiava entrevistas, revistas e fumaça de cigarro
Vocalista do Nevermore fala sobre influência de Warrel Dane e recepção dos fãs
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
O dia que Andre Matos criticou a voz da cantora Marisa Monte
A banda que não pertence a este planeta, conforme Paul McCartney
A música do Kiss que Ace Frehley adora e foi tocada em raríssimos shows da banda

Bon Jovi: chocando companheiros de banda com confissão
Chris Cornell: jornalista foi a último show e percebeu algo errado
Morte: confira 15 das melhores músicas sobre o tema
Jack Bruce: "Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo!"
Mike Portnoy: a reação ao ouvir garoto de 8 anos tocando cover do Dream Theater
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, continua andando de metrô



