Queensryche: Tate explica conceito de "American Soldier"
Por Diego Camara
Fonte: Military.com
Postado em 18 de março de 2009
O vocalista Geoff Tate, do QUEENSRYCHE, foi convidado a fazer uma coluna para o site Military.com. Leia abaixo a íntegra do texto:
"Nos últimos tumultuosos anos, as coisas ficaram muito politizadas; a guerra nos trouxe isto. As pessoas concordam e discordam, e nós americanos achamos confortável debater a política com cartazes espertos. Um deles tinha o slogan: 'Eu apoio nossas tropas!'. Por meses eu perguntei a mim mesmo o que isso significava. Estaria eu esquecendo de algo? Não seria essa declaração óbvia? Não seria algo que a maioria de nós concordaria?
Quanto mais eu pensava nisto, mais eu pensava no meu próprio entendimento ambíguo desta declaração. É claro que eu apoio nossas tropas - ou será? O que seria isso de apoiar? O que eu sei sobre nossas tropas? Mesmo que eu tenha sido criado em uma família militar, eu nunca fui um soldado e obviamente nunca estive em um combate.
Me senti compelido a entender o que um soldado é. Qual é a perspectiva do soldado? O que ele experienciou antes, durante e depois da guerra. A única maneira de fazer isso é perguntar a eles e escutar o que eles têm a dizer.
Eu comecei perguntando ao meu pai, que é um veterano da Coreia e do Vietnã, sobre suas experiências. Era um novo território para nós, pois nunca conversamos sobre estas coisas, e quando ele falou sobre os desafios que encontrou enquanto jovem, eu comecei a entendê-lo de maneira diferente e ver como ele se tornou a pessoa que é hoje. Enquanto conversávamos, eu peguei minha filmadora e filmei todo o tempo que ficamos juntos, para que eu pudesse dividir o pensamento dele com minha esposa e filhos.
Depois de assistir a conversa gravada com meu pai, minha esposa disse: 'Você precisa escrever uma música sobre isso, precisa dividir isso com outras pessoas'. Enquanto falávamos um pouco mais sobre isso, chegamos à conclusão que com mais entrevistas e com mais soldados de diferentes conflitos nós poderíamos entender o que significa apoiar as tropas.
Eu não imaginava o quão fundo iria minha jornada e o tanto que eu aprenderia. Depois de centenas de horas de conversa com soldados da Segunda Guerra Mundial até o conflito presente no Iraque, encontrei a mim mesmo abatido e apavorado pela dedicação, lealdade e disposição suprema de dar tudo e mais um pouco por nosso estilo de vida. Eles estendem suas vidas na linha e vivem coisas que muitos de nós não poderíamos imaginar. Eles ficam 'à margem' para que o resto de nós possa viver nossas vidas e perseguir nossos sonhos. Dormimos bem porque eles estão tomando conta de nós.
Como um dos soldados disse na primeira linha da música 'Unafraid' do novo álbum do QUEENSRICHE: 'Pessoas algumas vezes perdem a visão de onde isso tudo veio... eles vivem nas mãos da luxúria em um país que foi construído sobre 3,5 milhões de mortes'. Nossos militares fazem sacrifícios, e eu nunca parei para pensar em quão enormes sacrifícios são. Eu recebo tudo isso como se não houvessem custos.
'Como você pode me conhecer até que você tenha marchado em minhas botas?'. Essa é uma velha expressão que eu acho muito apropriada para a descrição deste álbum. Estas são histórias de soldados, suas palavras e até mesmo suas vozes. Esta hora de música é uma marcha nas botas dos soldados.
Assim que você escutar as gravações e ouvir estas canções e histórias, eu espero que você fique comovido. Desejo que você não pare por aqui, mas sim fale com as pessoas em sua vida, as pessoas que você sabe que serviram pelo nosso país. Peça a eles para dividir suas histórias, e depois agradeça".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Iron Maiden: quinze canções que definem a banda
O hit dos Engenheiros do Hawaii que faz uma dura crítica à panelinha do rock nacional
Os melhores discos de todos os tempos, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica

O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
Queensryche foi muito importante para o Dream Theater, segundo John Petrucci
6 bandas que são chamadas de metal farofa mas não deveriam, de acordo com a Loudwire
O clássico do Megadeth que teve inspiração dos Beatles, Queensryche e sushi
5 discos lançados em 1988 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Heavy Metal: quais as 10 melhores vozes da história?



