Peter Criss: comemorando a derrota do câncer de mama

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Diego Prado, Fonte: CNN, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 17/10/09. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


Um ano após vencer a luta contra o câncer de mama, Peter Criss, membro fundador do KISS, se considera "O homem mais sortudo do planeta."
1634 acessosPaul Stanley: "guitarristas não aprendem a fazer base"5000 acessosTatuagens: rabiscos horríveis com temática roqueira parte 1


Peter Criss, hoje com 63 anos, disse que iniciar o tratamento logo após os primeiros sinais do problema, salvou a sua vida. Enquanto alguns homens preocupam-se em serem "machos", Criss disse que sobreviver ao câncer de mama (sim, homens também podem tê-lo) foi uma verdadeira benção. Ele foi tratado antes que o tumor pudesse se espalhar e disse que agora está falando sobre câncer de mama masculino no mês nacional de conscientização do câncer de mama nos E.U.A., para chamar a atenção para esta doença rara.

Criss, que foi baterista do KISS, e era conhecido como "Catman", deu um conselho aos homens com marcas ou caroços no peito. "Não fique sentado bancando o durão. Não diga simplesmente que 'isso vai sair'. Eu poderia não estar vendo o quanto a vida é bonita. E você pode não ver também".

Assim como muitos outros, Peter também não sabia que os homens poderiam ter câncer de mama. "Mesmo que a gente não pense que os homens têm seios, eles têm o mesmo tecido dos seios e podem contrair câncer de mama", disse a Dra. Sharon Giordano, professora de medicina no departamento de oncologia do centro de câncer M.D. Anderson na Universidade do Texas, em Houston. Ela não está envolvida no tratamento de Criss.

"Todos os homens possuem um grau residual de tecido de seios por trás dos mamilos. Pode ser bem pequeno, mas assim como podemos ter um câncer em qualquer parte do corpo, também podemos ter um câncer nessa parte", disse ela.

Os casos masculinos são mais raros que os casos femininos de câncer de mama, no total não chegam a 1 por cento do total de casos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (E.U.A), em 2009, é estimado que 192.370 de mulheres dos Estados Unidos recebam o diagnóstico de câncer de mama, e espera-se que aproximadamente 40.170 mulheres morram desta doença. Entre os homens, espera-se um número de 1.910 casos e 440 mortes.

"Então muitas pessoas devem morrer disso", disse Peter. "Alguém tem que tomar a iniciativa e dizer algo para mante-los informados do quanto isso é perigoso. Muitos homens morrem: Eles esperam, eles não vão em frente, eles desistem".

Peter faz parte de um pequeno grupo de homens que falaram publicamente sobre ter câncer de mama. Há alguns anos, o ator
Richard Roundtree, que fez o papel principal nos filmes da série "Shaft" nos anos 70, revelou que tinha câncer de mama.

Especialistas dizem que os homens têm tendência a obter o diagnóstico da doença depois das mulheres, por que eles não acreditam que podem ter câncer de mama, e não fazem exames de rotina como mamografias ou qualquer outro exame no peito.

O câncer de mama é na verdade mais fácil de detectar nos homens por motivos óbvios. Eles desenvolvem um nódulo assimétrico no peito, - disse o Dr. Stanley Waitraub, co-chefe da divisão de oncologia do Centro de Cancer John Theurer no centro médico da Universidade de Hackenshack, em Nova Jersey. Os homens podem ignorar sintomas, como nódulos, dor no peito ou saída de líquidos pelos mamilos.

"Um homem deve saber que se ele tem inchaço na região do peito, nódulos ou saída de líquidos pelos mamilos, o fato de ele ser um homem não o torna imune ao câncer de mama", disse Stanley.

Quando Criss notou um nódulo doloroso na mama esquerda em 2007, ele não perdeu tempo. "Eu vou para a academia, e eu toco bateria desde criança. Então eu sou muito cuidadoso com o meu corpo", explicou. "Então quando isso aconteceu eu disse, 'Jesus, o que é essa coisa?'"

Após conversar com a sua esposa, que estava lutando contra um tipo diferente de câncer naquela época, ele procurou imediatamente um médico. Criss passou por uma cirurgia em fevereiro de 2008 para remover aquilo que os médicos imaginavam ser um nódulo inofensivo. Depois, ele descobriu que o nódulo era na verdade câncer de mama. "Eu entrei em pânico. Simplesmente não podia acreditar. Foi um pesadelo", lembrou Peter.

"Eu estava furioso com tudo. Não podia acreditar que eu tinha isso. Eu fui um cara furioso por um bom tempo". Os médicos removeram o câncer em uma cirurgia realizada em março de 2008. Devido ao fato do câncer ter sido descoberto cedo, Criss nao precisou de uma reconstrução de mama ou de sessões de quimioterapia.

A operação não deixou cicatrizes, então o médico brincou que Peter ainda podia tirar a camisa para tocar bateria. Criss respondeu rindo "Eu estou com 60 anos. Essa época já passou".

Peter Criss foi co-autor e cantava uma das músicas mais famosas do KISS, "Beth." Ele saiu da banda em 1980. Entrou novamente no grupo para uma turnê de reunião em meados dos anos 90, e permaneceu na banda até 2004. Ele ainda toca bateria, e começou a trabalhar em um projeto solo e uma autobiografia.

Criss dá os créditos à sua esposa, e à sua fé no catolicismo, por terem dado forças a ele nos momentos difíceis. Todo o ano ele faz uma mamografia, ele fez o seu check-up há duas semanas. "Eu sai de lá com um enorme sorriso. Agora eu estou por aí, e sou muito agradecido", disse ele.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Paul StanleyPaul Stanley
"Guitarristas não aprendem a fazer base"

409 acessosAce Frehley: "Anomaly" ganha versão deluxe; ouça música inédita738 acessosKiss: bicicleta de triathlon em edição limitada0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Kiss"

Drogas e ÁlcoolDrogas e Álcool
Protagonistas nos piores shows de grandes astros

Paul StanleyPaul Stanley
A passagem dele na história do Guns N' Roses

PolêmicaPolêmica
Cinco artistas inesperadamente Rock n' Roll

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Kiss"

TatuagensTatuagens
Rabiscos horríveis com temática roqueira parte 1

NirvanaNirvana
Vinte coisas que você não sabia sobre "Nevermind"

Power MetalPower Metal
Conheça dez álbuns essenciais do estilo segundo About.com

5000 acessosPhil Anselmo: vocalista mostra seu barraco em Louisiana5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19825000 acessosCretin: transexual rompe barreiras no metal extremo5000 acessosCristina Scabbia: cantora fala sobre seus seios e Playboy5000 acessosOzzy Osbourne: vídeo apresenta todos os seus guitarristas5000 acessosMarilyn Manson: vocalista revela suas estranhas fobias sexuais

Sobre Diego Prado

Apaixonado pela música desde cedo e fã de bandas como: Guns N' Roses, Iron Maiden, Metallica, Sepultura, Pantera, Slipknot, Avenged Sevenfold, Trivium, entre outras, decidiu colaborar com o seu site favorito juntando assim sua paixão pela música com o prazer em traduzir e escrever textos. Diego é vocalista e compositor da banda paulistana Ace 4 Trays, e é também estudante de letras.

Mais matérias de Diego Prado no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online