Peter Criss: comemorando a derrota do câncer de mama
Por Diego Prado
Fonte: CNN
Postado em 17 de outubro de 2009
Um ano após vencer a luta contra o câncer de mama, Peter Criss, membro fundador do KISS, se considera "O homem mais sortudo do planeta."
Peter Criss, hoje com 63 anos, disse que iniciar o tratamento logo após os primeiros sinais do problema, salvou a sua vida. Enquanto alguns homens preocupam-se em serem "machos", Criss disse que sobreviver ao câncer de mama (sim, homens também podem tê-lo) foi uma verdadeira benção. Ele foi tratado antes que o tumor pudesse se espalhar e disse que agora está falando sobre câncer de mama masculino no mês nacional de conscientização do câncer de mama nos E.U.A., para chamar a atenção para esta doença rara.
Criss, que foi baterista do KISS, e era conhecido como "Catman", deu um conselho aos homens com marcas ou caroços no peito. "Não fique sentado bancando o durão. Não diga simplesmente que 'isso vai sair'. Eu poderia não estar vendo o quanto a vida é bonita. E você pode não ver também".
Assim como muitos outros, Peter também não sabia que os homens poderiam ter câncer de mama. "Mesmo que a gente não pense que os homens têm seios, eles têm o mesmo tecido dos seios e podem contrair câncer de mama", disse a Dra. Sharon Giordano, professora de medicina no departamento de oncologia do centro de câncer M.D. Anderson na Universidade do Texas, em Houston. Ela não está envolvida no tratamento de Criss.
"Todos os homens possuem um grau residual de tecido de seios por trás dos mamilos. Pode ser bem pequeno, mas assim como podemos ter um câncer em qualquer parte do corpo, também podemos ter um câncer nessa parte", disse ela.
Os casos masculinos são mais raros que os casos femininos de câncer de mama, no total não chegam a 1 por cento do total de casos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (E.U.A), em 2009, é estimado que 192.370 de mulheres dos Estados Unidos recebam o diagnóstico de câncer de mama, e espera-se que aproximadamente 40.170 mulheres morram desta doença. Entre os homens, espera-se um número de 1.910 casos e 440 mortes.
"Então muitas pessoas devem morrer disso", disse Peter. "Alguém tem que tomar a iniciativa e dizer algo para mante-los informados do quanto isso é perigoso. Muitos homens morrem: Eles esperam, eles não vão em frente, eles desistem".
Peter faz parte de um pequeno grupo de homens que falaram publicamente sobre ter câncer de mama. Há alguns anos, o ator
Richard Roundtree, que fez o papel principal nos filmes da série "Shaft" nos anos 70, revelou que tinha câncer de mama.
Especialistas dizem que os homens têm tendência a obter o diagnóstico da doença depois das mulheres, por que eles não acreditam que podem ter câncer de mama, e não fazem exames de rotina como mamografias ou qualquer outro exame no peito.
O câncer de mama é na verdade mais fácil de detectar nos homens por motivos óbvios. Eles desenvolvem um nódulo assimétrico no peito, - disse o Dr. Stanley Waitraub, co-chefe da divisão de oncologia do Centro de Cancer John Theurer no centro médico da Universidade de Hackenshack, em Nova Jersey. Os homens podem ignorar sintomas, como nódulos, dor no peito ou saída de líquidos pelos mamilos.
"Um homem deve saber que se ele tem inchaço na região do peito, nódulos ou saída de líquidos pelos mamilos, o fato de ele ser um homem não o torna imune ao câncer de mama", disse Stanley.
Quando Criss notou um nódulo doloroso na mama esquerda em 2007, ele não perdeu tempo. "Eu vou para a academia, e eu toco bateria desde criança. Então eu sou muito cuidadoso com o meu corpo", explicou. "Então quando isso aconteceu eu disse, 'Jesus, o que é essa coisa?'"
Após conversar com a sua esposa, que estava lutando contra um tipo diferente de câncer naquela época, ele procurou imediatamente um médico. Criss passou por uma cirurgia em fevereiro de 2008 para remover aquilo que os médicos imaginavam ser um nódulo inofensivo. Depois, ele descobriu que o nódulo era na verdade câncer de mama. "Eu entrei em pânico. Simplesmente não podia acreditar. Foi um pesadelo", lembrou Peter.
"Eu estava furioso com tudo. Não podia acreditar que eu tinha isso. Eu fui um cara furioso por um bom tempo". Os médicos removeram o câncer em uma cirurgia realizada em março de 2008. Devido ao fato do câncer ter sido descoberto cedo, Criss nao precisou de uma reconstrução de mama ou de sessões de quimioterapia.
A operação não deixou cicatrizes, então o médico brincou que Peter ainda podia tirar a camisa para tocar bateria. Criss respondeu rindo "Eu estou com 60 anos. Essa época já passou".
Peter Criss foi co-autor e cantava uma das músicas mais famosas do KISS, "Beth." Ele saiu da banda em 1980. Entrou novamente no grupo para uma turnê de reunião em meados dos anos 90, e permaneceu na banda até 2004. Ele ainda toca bateria, e começou a trabalhar em um projeto solo e uma autobiografia.
Criss dá os créditos à sua esposa, e à sua fé no catolicismo, por terem dado forças a ele nos momentos difíceis. Todo o ano ele faz uma mamografia, ele fez o seu check-up há duas semanas. "Eu sai de lá com um enorme sorriso. Agora eu estou por aí, e sou muito agradecido", disse ele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump
Baixista do Slipknot revela última conversa com Brent Hinds, do Mastodon
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Exodus gravou três clipes para novo álbum - mesmo com a banda odiando fazer vídeos
Vídeo inédito mostra guitarrista do Lynyrd Skynyrd tocando dias após acidente em 1977
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O erro que Erasmo Carlos cometeu, mas que Roberto Carlos driblou pra se tornar maior do Brasil
Engenheiros do Hawaii: análise da música "Somos quem podemos ser"
O grave problema do refrão de "Eagle Fly Free", segundo Fabio Lione


A banda de rock clássico que Mike McCready comparou aos Beatles: "Maiores do que a vida"
Tommy Thayer, do Kiss, elogia o presidente Donald Trump
O músico que Slash considerava "herói da guitarra", mas tocava em uma banda que ele detestava
Gene Simmons pede desculpas após comentário sobre a morte de Ace Frehley
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Site americano aponta 3 bandas gigantes dos anos 1970 que quase fracassaram antes da fama
Porque Gene Simmons tem o dobro da fortuna de Paul Stanley, com quem co-fundou o Kiss
Ace Frehley: "Se não fosse 'Music From The Elder', talvez eu não saísse do Kiss"



