Peter Criss: comemorando a derrota do câncer de mama
Por Diego Prado
Fonte: CNN
Postado em 17 de outubro de 2009
Um ano após vencer a luta contra o câncer de mama, Peter Criss, membro fundador do KISS, se considera "O homem mais sortudo do planeta."
Peter Criss, hoje com 63 anos, disse que iniciar o tratamento logo após os primeiros sinais do problema, salvou a sua vida. Enquanto alguns homens preocupam-se em serem "machos", Criss disse que sobreviver ao câncer de mama (sim, homens também podem tê-lo) foi uma verdadeira benção. Ele foi tratado antes que o tumor pudesse se espalhar e disse que agora está falando sobre câncer de mama masculino no mês nacional de conscientização do câncer de mama nos E.U.A., para chamar a atenção para esta doença rara.
Criss, que foi baterista do KISS, e era conhecido como "Catman", deu um conselho aos homens com marcas ou caroços no peito. "Não fique sentado bancando o durão. Não diga simplesmente que 'isso vai sair'. Eu poderia não estar vendo o quanto a vida é bonita. E você pode não ver também".
Assim como muitos outros, Peter também não sabia que os homens poderiam ter câncer de mama. "Mesmo que a gente não pense que os homens têm seios, eles têm o mesmo tecido dos seios e podem contrair câncer de mama", disse a Dra. Sharon Giordano, professora de medicina no departamento de oncologia do centro de câncer M.D. Anderson na Universidade do Texas, em Houston. Ela não está envolvida no tratamento de Criss.
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
"Todos os homens possuem um grau residual de tecido de seios por trás dos mamilos. Pode ser bem pequeno, mas assim como podemos ter um câncer em qualquer parte do corpo, também podemos ter um câncer nessa parte", disse ela.
Os casos masculinos são mais raros que os casos femininos de câncer de mama, no total não chegam a 1 por cento do total de casos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (E.U.A), em 2009, é estimado que 192.370 de mulheres dos Estados Unidos recebam o diagnóstico de câncer de mama, e espera-se que aproximadamente 40.170 mulheres morram desta doença. Entre os homens, espera-se um número de 1.910 casos e 440 mortes.
"Então muitas pessoas devem morrer disso", disse Peter. "Alguém tem que tomar a iniciativa e dizer algo para mante-los informados do quanto isso é perigoso. Muitos homens morrem: Eles esperam, eles não vão em frente, eles desistem".
Peter faz parte de um pequeno grupo de homens que falaram publicamente sobre ter câncer de mama. Há alguns anos, o ator
Richard Roundtree, que fez o papel principal nos filmes da série "Shaft" nos anos 70, revelou que tinha câncer de mama.
Especialistas dizem que os homens têm tendência a obter o diagnóstico da doença depois das mulheres, por que eles não acreditam que podem ter câncer de mama, e não fazem exames de rotina como mamografias ou qualquer outro exame no peito.
O câncer de mama é na verdade mais fácil de detectar nos homens por motivos óbvios. Eles desenvolvem um nódulo assimétrico no peito, - disse o Dr. Stanley Waitraub, co-chefe da divisão de oncologia do Centro de Cancer John Theurer no centro médico da Universidade de Hackenshack, em Nova Jersey. Os homens podem ignorar sintomas, como nódulos, dor no peito ou saída de líquidos pelos mamilos.
"Um homem deve saber que se ele tem inchaço na região do peito, nódulos ou saída de líquidos pelos mamilos, o fato de ele ser um homem não o torna imune ao câncer de mama", disse Stanley.
Quando Criss notou um nódulo doloroso na mama esquerda em 2007, ele não perdeu tempo. "Eu vou para a academia, e eu toco bateria desde criança. Então eu sou muito cuidadoso com o meu corpo", explicou. "Então quando isso aconteceu eu disse, 'Jesus, o que é essa coisa?'"
Após conversar com a sua esposa, que estava lutando contra um tipo diferente de câncer naquela época, ele procurou imediatamente um médico. Criss passou por uma cirurgia em fevereiro de 2008 para remover aquilo que os médicos imaginavam ser um nódulo inofensivo. Depois, ele descobriu que o nódulo era na verdade câncer de mama. "Eu entrei em pânico. Simplesmente não podia acreditar. Foi um pesadelo", lembrou Peter.
"Eu estava furioso com tudo. Não podia acreditar que eu tinha isso. Eu fui um cara furioso por um bom tempo". Os médicos removeram o câncer em uma cirurgia realizada em março de 2008. Devido ao fato do câncer ter sido descoberto cedo, Criss nao precisou de uma reconstrução de mama ou de sessões de quimioterapia.
A operação não deixou cicatrizes, então o médico brincou que Peter ainda podia tirar a camisa para tocar bateria. Criss respondeu rindo "Eu estou com 60 anos. Essa época já passou".
Peter Criss foi co-autor e cantava uma das músicas mais famosas do KISS, "Beth." Ele saiu da banda em 1980. Entrou novamente no grupo para uma turnê de reunião em meados dos anos 90, e permaneceu na banda até 2004. Ele ainda toca bateria, e começou a trabalhar em um projeto solo e uma autobiografia.
Criss dá os créditos à sua esposa, e à sua fé no catolicismo, por terem dado forças a ele nos momentos difíceis. Todo o ano ele faz uma mamografia, ele fez o seu check-up há duas semanas. "Eu sai de lá com um enorme sorriso. Agora eu estou por aí, e sou muito agradecido", disse ele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
Tainá Bergamaschi (Crypta) toca "Territory" com o Sepultura em Dublin
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
O verso de "Pintura Íntima" que fez muitos pensarem que casal da letra usou cocaína
O guitarrista que Slash considera subestimado apesar de ser uma lenda do rock
O álbum que Robert Plant considera o mais "lindamente escrito" do Led Zeppelin
A grande discordância entre Kiko Loureiro e Paul Gilbert, segundo Marcos de Ros
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
Troy Sanders fala sobre nova formação do Mastodon, que conta com músico brasileiro
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
O fenômeno que contribuiu para a morte de Kurt Cobain, segundo Chris Cornell
Ney Matogrosso diz que não gosta de frequentar bar exclusivamente gay e revela motivo
O guitarrista que recusou entrar nos Rolling Stones; "eu poderia ter feito uma fortuna"
As dez piores músicas lançadas pelo Led Zeppelin durante sua carreira



15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A tragédia real por trás de "Detroit Rock City" não aconteceu em Detroit
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
O guitarrista que Paul Stanley colocou entre as melhores "mãos direitas" da música
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
O disco que salvou o rock'n'roll, de acordo com Gene Simmons
Bryan Adams conta em entrevista como foi compor hit pesado do Kiss
