Peter Criss: comemorando a derrota do câncer de mama
Por Diego Prado
Fonte: CNN
Postado em 17 de outubro de 2009
Um ano após vencer a luta contra o câncer de mama, Peter Criss, membro fundador do KISS, se considera "O homem mais sortudo do planeta."
Peter Criss, hoje com 63 anos, disse que iniciar o tratamento logo após os primeiros sinais do problema, salvou a sua vida. Enquanto alguns homens preocupam-se em serem "machos", Criss disse que sobreviver ao câncer de mama (sim, homens também podem tê-lo) foi uma verdadeira benção. Ele foi tratado antes que o tumor pudesse se espalhar e disse que agora está falando sobre câncer de mama masculino no mês nacional de conscientização do câncer de mama nos E.U.A., para chamar a atenção para esta doença rara.
Criss, que foi baterista do KISS, e era conhecido como "Catman", deu um conselho aos homens com marcas ou caroços no peito. "Não fique sentado bancando o durão. Não diga simplesmente que 'isso vai sair'. Eu poderia não estar vendo o quanto a vida é bonita. E você pode não ver também".
Assim como muitos outros, Peter também não sabia que os homens poderiam ter câncer de mama. "Mesmo que a gente não pense que os homens têm seios, eles têm o mesmo tecido dos seios e podem contrair câncer de mama", disse a Dra. Sharon Giordano, professora de medicina no departamento de oncologia do centro de câncer M.D. Anderson na Universidade do Texas, em Houston. Ela não está envolvida no tratamento de Criss.
"Todos os homens possuem um grau residual de tecido de seios por trás dos mamilos. Pode ser bem pequeno, mas assim como podemos ter um câncer em qualquer parte do corpo, também podemos ter um câncer nessa parte", disse ela.
Os casos masculinos são mais raros que os casos femininos de câncer de mama, no total não chegam a 1 por cento do total de casos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (E.U.A), em 2009, é estimado que 192.370 de mulheres dos Estados Unidos recebam o diagnóstico de câncer de mama, e espera-se que aproximadamente 40.170 mulheres morram desta doença. Entre os homens, espera-se um número de 1.910 casos e 440 mortes.
"Então muitas pessoas devem morrer disso", disse Peter. "Alguém tem que tomar a iniciativa e dizer algo para mante-los informados do quanto isso é perigoso. Muitos homens morrem: Eles esperam, eles não vão em frente, eles desistem".
Peter faz parte de um pequeno grupo de homens que falaram publicamente sobre ter câncer de mama. Há alguns anos, o ator
Richard Roundtree, que fez o papel principal nos filmes da série "Shaft" nos anos 70, revelou que tinha câncer de mama.
Especialistas dizem que os homens têm tendência a obter o diagnóstico da doença depois das mulheres, por que eles não acreditam que podem ter câncer de mama, e não fazem exames de rotina como mamografias ou qualquer outro exame no peito.
O câncer de mama é na verdade mais fácil de detectar nos homens por motivos óbvios. Eles desenvolvem um nódulo assimétrico no peito, - disse o Dr. Stanley Waitraub, co-chefe da divisão de oncologia do Centro de Cancer John Theurer no centro médico da Universidade de Hackenshack, em Nova Jersey. Os homens podem ignorar sintomas, como nódulos, dor no peito ou saída de líquidos pelos mamilos.
"Um homem deve saber que se ele tem inchaço na região do peito, nódulos ou saída de líquidos pelos mamilos, o fato de ele ser um homem não o torna imune ao câncer de mama", disse Stanley.
Quando Criss notou um nódulo doloroso na mama esquerda em 2007, ele não perdeu tempo. "Eu vou para a academia, e eu toco bateria desde criança. Então eu sou muito cuidadoso com o meu corpo", explicou. "Então quando isso aconteceu eu disse, 'Jesus, o que é essa coisa?'"
Após conversar com a sua esposa, que estava lutando contra um tipo diferente de câncer naquela época, ele procurou imediatamente um médico. Criss passou por uma cirurgia em fevereiro de 2008 para remover aquilo que os médicos imaginavam ser um nódulo inofensivo. Depois, ele descobriu que o nódulo era na verdade câncer de mama. "Eu entrei em pânico. Simplesmente não podia acreditar. Foi um pesadelo", lembrou Peter.
"Eu estava furioso com tudo. Não podia acreditar que eu tinha isso. Eu fui um cara furioso por um bom tempo". Os médicos removeram o câncer em uma cirurgia realizada em março de 2008. Devido ao fato do câncer ter sido descoberto cedo, Criss nao precisou de uma reconstrução de mama ou de sessões de quimioterapia.
A operação não deixou cicatrizes, então o médico brincou que Peter ainda podia tirar a camisa para tocar bateria. Criss respondeu rindo "Eu estou com 60 anos. Essa época já passou".
Peter Criss foi co-autor e cantava uma das músicas mais famosas do KISS, "Beth." Ele saiu da banda em 1980. Entrou novamente no grupo para uma turnê de reunião em meados dos anos 90, e permaneceu na banda até 2004. Ele ainda toca bateria, e começou a trabalhar em um projeto solo e uma autobiografia.
Criss dá os créditos à sua esposa, e à sua fé no catolicismo, por terem dado forças a ele nos momentos difíceis. Todo o ano ele faz uma mamografia, ele fez o seu check-up há duas semanas. "Eu sai de lá com um enorme sorriso. Agora eu estou por aí, e sou muito agradecido", disse ele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
"Slave Machine" é o novo single e o novo álbum da Nervosa
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
Dave Mustaine poderá escrever novas músicas mesmo após o fim do Megadeth
O álbum clássico cuja arte já era ruim mas pareceu ainda pior depois que o título foi mudado
Cinco músicas que são covers, mas você certamente acha que são as versões originais
A visão de Rick Ferreira sobre lenda que Raul Seixas conheceu John Lennon


A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
O ícone do metal moderno que "deu carteirada" para assistir show do Kiss com o filho
Peter Criss e Bob Ezrin contestam declarações recentes de Gene Simmons
Os álbuns do Kiss em que Gene Simmons e Peter Criss não tocaram, segundo Regis Tadeu
Você provavelmente nunca os ouviu - mas esses guitarristas dos anos 1980 eram absurdos
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
Os vocalistas dos anos 1990 que se entregaram ao vício e frustraram Gene Simmons (Kiss)



