Pleiades: fim da gravação de CD produzido por Gus Monsanto
Por Francisco Penteado
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postado em 28 de fevereiro de 2010
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Grupo completa quatro anos de carreira e comemora com a gravação do primeiro álbum com produção de Gustavo Monsanto
Belo Horizonte, fevereiro de 2010 – No final de 2005, um grupo de crianças invadiu o cenário do rock and roll nacional e conquistou o público por sua atitude de gente grande nos palcos. Hoje, a PLEIADES, formada agora por adolescentes, completa quatro anos de estrada. Desde sua formação, o grupo percorreu mais de 60 mil quilômetros por todo o Brasil e realizou cerca de 100 shows. Agora, com experiência e maturidade, Cynthia Mara, 17 (vocal), André Mendonça, 14 (guitarra), André Bastos, 20 (bateria), e Caio Porto, 22 (baixo), finalizam a gravação do primeiro CD.
"Nesses quatro anos, aprendemos muito. Viajamos por diversos lugares do Brasil e tocamos com ídolos que nunca havíamos imaginado conhecer. Ter dividido o palco com ícones da música nacional e internacional como DEEP PURPLE, SEPULTURA, PAUL DI´ANNO, STEPPENWOLF, NIGHTWISH, ANDRÉ MATOS e VELHAS VIRGENS, foi uma honra e prova de que contagiamos o público com o nosso som", conta o baterista.
O primeiro álbum
A decisão de lançar o primeiro trabalho autoral surgiu em 2009. "Depois de tanto tempo na estrada, resolvemos compor músicas novas e retrabalhar as antigas para registrar tudo isso em um CD", conta Cynthia. Por coincidência, na mesma época, o produtor musical carioca GUSTAVO MONSANTO, também vocalista da banda finlandesa REVOLUTION RENAISSANCE, escutou a demo da PLEIADES e resolveu entrar em contato com o empresário do grupo, interessado em produzir o primeiro disco ao lado de Alexandre Macedo, produtor e engenheiro de som.
Para a produção do álbum, o grupo passou inúmeros finais de semanas, por cerca de quatro meses, em um sítio isolado, para alinhar as canções e trazer novidades para os fãs. Em setembro, junto com MONSANTO, iniciaram a pré-produção. Um mês depois, os músicos desembarcaram em terras cariocas para iniciar as gravações que foram finalizadas em janeiro de 2010.
Histórico
A PLEIADES foi criada em outubro de 2005, em Belo Horizonte. A ideia partiu do guitarrista André Mendonça, na época, com apenas nove anos. Apaixonado por música, principalmente por rock pesado, o garoto pediu ao pai para tocar teclado, a mãe, gaita, e a irmã, baixo, para, juntos, formarem uma banda. Foi então que seu pai propôs a ele montar um grupo com jovens da sua idade e sugeriu essa ideia para a escola de música onde o guitarrista estudava. Ela gostou da proposta e indicou os melhores alunos mais novos para formarem a Pleiades.
Rádio BBC de Londres
Em novembro de 2006, com um ano de existência e uma semana após abrir o show do DEEP PURPLE em Belo Horizonte, a PLEIADES garantiu o nono lugar no concurso de rádio da BBC de Londres, "The Next Big Thing" - A busca pela maior banda jovem do mundo -, com a música "Mesmo que seja normal". A banda concorreu com 1.100 grupos independentes, de 34 países e com integrantes que tivessem até 18 anos. "A PLEIADES revela um som novo, cru, com uma estonteante fúria que é puramente cativante para os ouvintes. Com uma aura rápida, barulhenta guitarra, vocal enérgico e timbres encorpados e agressivos, o grupo demonstra uma mescla um tanto louca que está muito além dos músicos de suas idades e, definitivamente, muito, muito, muito além de sua vivência", disse um dos jurados do concurso, VJ Bernie, da MTV Ásia. A mesma opinião foi compartilhada pela jornalista inglesa especializada em música, Miranda Sawyer. "A Pleiades é mais energia que todas as outras bandas juntas", disse. Também jurado do concurso, o músico brasileiro SÉRGIO DIAS, fundador dos MUTANTES, teceu o seguinte comentário sobre a banda: "Amei! Grande rock and roll cru com teclado e baixo muito fortes".
Freedom
O primeiro single, "Freedom", lançado em julho de 2007, foi uma homenagem ao menino Pedro Augusto, que estudava na mesma escola que André Mendonça. Ele foi sequestrado no ano anterior, quando tinha 11 anos de idade, e, em agosto de 2007, encontrado morto. O trabalho é uma mensagem contra a violência às crianças. O lançamento rendeu à PLEIADES uma agenda lotada, com apresentações por Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Brasília e Santa Catarina.
Em agosto de 2008, o grupo foi selecionado pela BM&A, entre mais de 130 artistas mineiros, para se apresentar a uma comitiva internacional formada por produtores, empresários e jornalistas americanos e europeus, representando a música produzida em Minas.
Lançamento
Com o CD finalizado, a partir de abril a PLEIADES deve iniciar a turnê de divulgação. "Estamos com saudades do palco. Não vemos a hora de ter o CD pronto para cairmos novamente na estrada e apresentarmos nosso novo trabalho", comenta André Mendonça. A PLEIADES já está com diversos shows agendados. Irá se apresentar no Festival Camping & Rock em Itabirito - MG, em Lavras – MG, em Belo Horizonte, em São Paulo e está em negociações em outras cidades e festivais.
Banda PLEIADES
www.myspace.com/bandapleiades
www.twitter.com/pleiadesband
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=10585612
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
A opinião de Robb Flynn (Machine Head) sobre o Sleep Token
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A banda muito pesada que Sandy está sendo obrigada a ouvir por causa do filho de 9 anos
Flea acha que todo fã ama música? Nem sempre - e isso ajuda a entender Regis Tadeu
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
A música 'Wasting Love", do Iron Maiden, é um plágio?
A banda dos anos 90 que ficou de 2005 a 2016 sem vir ao Brasil por recusar cachê
Dez covers que ficaram tão bons ou melhores que as versões originais, em lista da Metal Hammer
Roqueiros conservadores: a direita do rock na revista Veja
Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos
Metallica - Perguntas e respostas e curiosidades
Bon Jovi: o mistério de Tommy e Gina em "Livin' On A Prayer"
Rolling Stone: As 500 melhores músicas segundo a revista



