Fabio Massari: "Viagem ao país das maravilhas psicodélicas"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 20 de junho de 2010
Fabio Massari, jornalista e ex-VJ da MTV Brasil, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre rock psicodélico. Confira abaixo alguns trechos do primeiro artigo:
"Meus desejos são aquela música/ Meus desejos são aquela canção" – Roky Erickson.
E é na balada dele mesmo, Roger Kynard "Roky" Erickson, que abrimos essa coluna. Título certo nos listões de fim de ano dedicados aos grandes lançamentos discográficos da temporada, "True Love Cast Out All Evil" é uma obra especial – emocionante e algo catártico trabalho de superação, registra a salvação através do bom e velho rock’n'roll. Com uma dúzia de canções de forte apelo autobiográfico (inéditas ou pouco conhecidas recolhidas da gaveta de guardados, com direito a pequenos flashbacks dos tempos de encarceramento em prisão para criminosos com insanidade), o lançamento da etiqueta ANTI- estabelece a parceria do legendário músico texano com os conterrâneos do Okkervil River, banda já com alguma moral na estrada de um certo folk/country crepuscular, capitaneada pelo talentoso Will Sheff – além de assinar ótimo texto introdutório ao universo do cultuado músico, Sheff garante produção irreparável para o disco, abrindo frentes espertas de formato folk-rock para a articulação, a poesia bem particular de Roky.
Roky Erickson poderia ter se tornado uma estatística, ser mais uma daquelas fatalidades da era psicodélica (representando a decadência, o lado obscuro da geração colorida, paz e amor…). Sobreviveu e já há um tempinho vem contando sua dramática história através da música. É um longo e estranho caminho. Hoje em dia temos menos monstros e mais luzes de estranho brilho no fim dos túneis. Graças a discos como esse "True Love Cast Out All Evil", vale encarar sem medo.
Para conferir a matéria na íntegra acesse o link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
A coisa no Iron Maiden que só Bruce Dickinson faz bem, segundo Steve Harris
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
A música do Queen que Brian May quase proibiu de ser usada em propaganda; "Eu gosto de dinheiro"
Chuck Billy (Testament) lembra de quando tentou ser vocalista do Sepultura
Dave Grohl desabou em lágrimas após tocar "Highway to Hell" com o AC/DC
Os 50 melhores discos ao vivo dos anos 70 segundo a Spin; Led Zeppelin ficou longe do topo
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
O dia que Lobão e Cazuza cheiraram sobre caixão em homenagem a um grande amigo
A banda que Keith Richards achava vazia e Paul Stanley põe no topo do rock
Regis Tadeu e a música do Iron Maiden que serviu pra encher linguiça mas se tornou clássico
Black Sabbath posta foto de membros da banda com Linda Blair, protagonista de "O Exorcista"
O Rockstar extremamente famoso que nunca gostou do Led Zeppelin

20 Filmes Mais Punk: "Rock N Roll High School" em primeiro
Full Rock: 10 músicas desgraçadas por bandas de forró
Pantera: 22 coisas que você provavelmente não sabia
O significado de "meu filho vai ter nome de santo" no clássico "Pais e Filhos" da Legião
Quando Roberto Carlos foi alfinetado por Raul Seixas, mas o Rei gostou do que ouviu
Iron Maiden: pastor evangélico tem 172 tatuagens da banda



