Andreas Kisser: "influências da música erudita no rock"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 31 de julho de 2010
Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre o violão erudito no rock. Confira abaixo alguns trechos do artigo.
Eu comecei na música através do violão, aprendendo os acordes básicos, tocando Guilherme Arantes, Rita Lee e outras coisas da MPB. Eu não gostava muito da música em si, apesar de ter aprendido muito com elas, o que eu queria mesmo era tocar rock and roll e música clássica! Nesta época eu estava escutando muito Kiss, Queen, Ozzy Osbourne e mais tarde Yes, Pink Floyd e Emerson, Lake and Palmer, bandas que misturaram muitos estilos no rock. As influências da música erudita no rock são infinitas e vários guitarristas trouxeram esta influência para o rock, adaptando ou simplesmente copiando as melodias, técnicas e diferentes estilos do mundo erudito. Vou citar alguns que foram mais influentes para mim.
Randy Rhoads - Randy foi membro fundador da banda Quiet Riot, projeto que logo deixou para ser o primeiro guitarrista da carreira solo de Ozzy Osbourne, depois que este deixou o Black Sabbath. Eles gravaram dois álbums: Blizzard of Ozz (81) e Diary of a Madman (82). Rhoads – que infelizmente teve uma curta carreira devido a um acidente de avião no final de 1982 – trouxe muitas influências da música erudita para o metal. Além dos solos maravilhosos, de muito bom gosto e de melodias marcantes, ele colocou o violão erudito no meio de toda a porradaria do Ozzy, deu um contraste muito interessante. Um exemplo disso é a música "Dee", dedicado à sua mãe. É uma peça para violão solo com fortes influências barrocas.
Andreas Kisser - Mais Novidades
No segundo disco, Randy "emprestou" um estudo para violão do compositor cubano Leo Brower para a introdução da música "Diary of a madman". Apesar não aparecer nenhum crédito ou referência no disco, quando se escuta as duas composições a constatação é óbvia.
Confira a matéria na íntegra no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Kid Abelha anuncia turnê de reunião "Eu Tive Um Sonho"
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
A banda de thrash com cantor negro que é o "mini-sepulturinha", segundo Andreas Kisser
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Paul Stanley confirma que Kiss fará show em novembro de 2026
O clipe de clássico do AC/DC em que a jovem Lady Gaga atuou como figurante
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
A camiseta que Richard Fortus criou pra zoar meme famoso do Guns N' Roses
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
As duas poderosas músicas do Queen que Brian May mais gosta de tocar ao vivo
A música pop perfeita de acordo com David Gilmour, ex-guitarrista do Pink Floyd
O fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico

As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Andreas Kisser no Metallica? Guitarrista relembra teste e recepção com limusine
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Andreas Kisser relembra quando foi chamado de vagabundo por tocar no Sepultura
A opinião de Andreas Kisser sobre o rei Roberto Carlos



