Andreas Kisser: músico comenta a obra de Villa-Lobos
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 26 de setembro de 2010
Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre Villa-Lobos. Confira alguns trechos abaixo.
Aqui no Brasil o hábito de visitar museus ainda é raro, poucas pessoas escolhem este tipo de programa para fazer com a família ou amigos, preferem o cinema ou outro tipo de programa qualquer. Os museus ficam como opção para excursões promovidas pelas escolas primárias, como um tipo de obrigação, não é tratado como lazer, como curtição, e não é por falta de museus que isto acontece. Em São Paulo, por exemplo, temos o museu do Ipiranga, que conta a história da independência do Brasil, o Museus de Arte Moderna, o da Língua Portuguesa e o do Imigrante, somente para citar alguns. São todos bem cuidados e contam com acervos ricos e muito interessantes.
Uma opção de visita que deixo aqui é de um museu que mistura muita história brasileira e muita música, talvez a melhor música já produzida por um brasileiro. Quem for ao Rio de Janeiro pode voltar ao passado glorioso da história musical brasileira ao ritmo do chorinho e das mazurkas, no Museu Villa-Lobos.
Este é um dos museus mais importantes, quando se fala em lembrança da história brasileira, principalmente da história da música brasileira, que fica no bairro de Botafogo. Ele foi fundado pela viúva de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Armina Neves, a Mindinha, logo após a morte do nosso maior maestro, no ano de 1961. Primeiro ocupava uma sala no Palácio da Guanabara e mudando-se mais tarde para um casarão do século XIX, onde esta até hoje. O diretor atual do museu é o grande violonista Turíbio Santos, que gravou a obra completa do maestro para violão solo sendo a maior referência no assunto no país. O museu promove concertos com rodas de choro, sarais e outras atividades culturais que mantém viva a memória do maestro, com muitos artefatos, itens pessoais, partituras, manuscritos. O acervo mostra sua influência na política, introduzindo a música no currículo escolar, promovendo gigantescos corais com centenas de jovens, usando a música como base na educação de todos. Mas isso foi no governo de Getúlio Vargas, há muito tempo, hoje a música está longe das escolas, infelizmente.
Veja a matéria completa no link abaixo.
Andreas Kisser - Mais Novidades
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
O único verso de "Bete Balanço", do Barão Vermelho, ainda sem explicação até hoje
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Veja vídeo inédito de alta qualidade do Angra com Andre Matos ao vivo em 1999 na França
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A opinião de Matt Sorum sobre bastidores do Guns N' Roses e perfil de Axl Rose
Iron Maiden: Somewhere In Time é um álbum injustiçado?
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?


Show do Sepultura no Rock in Rio 1991 foi fora de série, segundo Andreas Kisser
Como o Rock in Rio foi decisivo para Andreas Kisser se tornar músico
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Porta dos Fundos: Andreas Kisser e a cobrança dos metaleiros



