Andreas Kisser: músico comenta a obra de Villa-Lobos
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 26 de setembro de 2010
Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre Villa-Lobos. Confira alguns trechos abaixo.
Aqui no Brasil o hábito de visitar museus ainda é raro, poucas pessoas escolhem este tipo de programa para fazer com a família ou amigos, preferem o cinema ou outro tipo de programa qualquer. Os museus ficam como opção para excursões promovidas pelas escolas primárias, como um tipo de obrigação, não é tratado como lazer, como curtição, e não é por falta de museus que isto acontece. Em São Paulo, por exemplo, temos o museu do Ipiranga, que conta a história da independência do Brasil, o Museus de Arte Moderna, o da Língua Portuguesa e o do Imigrante, somente para citar alguns. São todos bem cuidados e contam com acervos ricos e muito interessantes.
Uma opção de visita que deixo aqui é de um museu que mistura muita história brasileira e muita música, talvez a melhor música já produzida por um brasileiro. Quem for ao Rio de Janeiro pode voltar ao passado glorioso da história musical brasileira ao ritmo do chorinho e das mazurkas, no Museu Villa-Lobos.
Este é um dos museus mais importantes, quando se fala em lembrança da história brasileira, principalmente da história da música brasileira, que fica no bairro de Botafogo. Ele foi fundado pela viúva de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Armina Neves, a Mindinha, logo após a morte do nosso maior maestro, no ano de 1961. Primeiro ocupava uma sala no Palácio da Guanabara e mudando-se mais tarde para um casarão do século XIX, onde esta até hoje. O diretor atual do museu é o grande violonista Turíbio Santos, que gravou a obra completa do maestro para violão solo sendo a maior referência no assunto no país. O museu promove concertos com rodas de choro, sarais e outras atividades culturais que mantém viva a memória do maestro, com muitos artefatos, itens pessoais, partituras, manuscritos. O acervo mostra sua influência na política, introduzindo a música no currículo escolar, promovendo gigantescos corais com centenas de jovens, usando a música como base na educação de todos. Mas isso foi no governo de Getúlio Vargas, há muito tempo, hoje a música está longe das escolas, infelizmente.
Veja a matéria completa no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
As duas palavras que resumem o segredo do som único do Queen
A música que Lennon compôs durante seu "quase caso de amor" com um homem
A frase dita por Brent Hinds em 2021 que ganhou outro significado após sua morte
Devin Townsend ainda não ouviu Angine de Poitrine para poder continuar os odiando
O genial significado dos primeiros versos de "Lanterna dos Afogados" dos Paralamas
A música de Paul Stanley que foi gravada por outros artistas antes de ser lançada pelo Kiss
O hit que fez Raul Seixas e Paulo Coelho se separarem porque escritor encontrou o diabo

A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Greyson Nekrutman motivou Andreas Kisser a compor novas músicas para o Sepultura
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
Eminence lança "Silent March" com participação de Andreas Kisser
A música do Slayer que "embaralhou" a cabeça de Andreas Kisser, do Sepultura



