Marcio Baraldi: 13º livro da carreira do cartunista
Por Gisele Santos
Fonte: Mundo Rock
Postado em 03 de dezembro de 2010
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Marcio Baraldi construiu uma das mais bem estruturadas e versáteis carreiras do cartum brasileiro. Há mais de duas décadas no mercado, o cartunista atuou e atua intensamente em vários segmentos distintos.
Começou sua carreira no movimento sindical CUTista e nos diversos movimentos sociais brasileiros, criando e desenhando milhares de cartuns e quadrinhos para trabalhadores em greves por direitos trabalhistas, bem como para reivindicações específicas de estudantes, mulheres, negros, gays e lésbicas, índios, idosos, movimentos ecológicos e ambientalistas, e o que mais você puder imaginar.
A convivência diária com a efervescência dos movimentos populares deu-lhe a base para criar os personagens Vapt e Vupt, dois passarinhos que tentam entender as incoerências do Ser Humano e os infinitos problemas que este cria para si próprio. Assim, os passarinhos passam o tempo sobrevoando locais e situações como guerras, bombardeios, favelas, cemitérios, usinas nucleares, matadouros, centros urbanos superpopulosos, latifúndios desperdiçados, etc, e se perguntando o porquê de tudo isso.
Vapt e Vupt representam a pureza dos animais, que não possuem a mesma natureza contraditória e ainda belicosa do Ser Humano, e querem saber quando o Homem amadurecerá e abandonará de vez seu passado selvagem.
Querem saber quando a Humanidade respeitará a si mesma e a Terra, estando pronta para viver perpetuamente em paz e integrar uma Nova Ordem Cósmica. Para obter tais respostas não é raro os passarinhos buscarem auxílio nos próprios humanos, em pessoas como Sonia Rinaldi, pioneira na Transcomunicação Instrumental, ciência nova que estuda a comunicação com espíritos e extraterrestres através de computadores e ondas de rádio. Ou em espíritos avançados, como Chico Xavier e o próprio Mestre Jesus Cristo.
Porém, longe de se perder em devaneios religiosos, Vapt e Vupt são, isso sim, uma original série de questionamento político, social e ecológico, voando tranquilamente pelos caminhos da Espiritualidade para unir tudo numa resposta só: somos espíritos ainda imaturos depredando seriamente nossa Morada-Escola e precisamos tomar juízo imediatamente! Ou nosso futuro pode ser dos mais trágicos e tristes! Mas Vapt e Vupt sempre apostam na esperança e no otimismo de um futuro glorioso e pacífico para a Raça Humana, redimida de seus males e integrada na Irmandade das múltiplas raças do Universo.
Criados para a revista infanto-juvenil cristã "Alô Mundo", da editora "Sem Fronteiras", em 1995, Vapt e Vupt ficaram nesta até seu fechamento. Depois, migraram para a revista "Sem Fronteiras", da mesma editora, e, na sequência, para a então recém-lançada revista "Visão Espírita", do consagrado comunicador Alamar Régis. "Visão Espírita" foi a primeira revista de conteúdo kardecista com formato popular e foi um verdadeiro fenômeno editorial no início da década de 2000. Após seu fechamento, os passarinhos sobrevoaram rapidamente a "Além da Vida" (editora "Escala"), do famoso médium Nélson Moraes, até estabeleceram seu ninho definitivo na revista "Espiritismo" e Ciência", da editora "Mythos", onde são publicados mensalmente desde 2005, obtendo grande repercussão junto aos leitores, além de professores e evangelizadores que usam suas histórias como instrumento didático. A série também é publicada no "Sindiquim", jornal do "Sindicato dos Químicos do ABC" e em vários jornais pelo Brasil afora.
Este livro é uma coletânea dos melhores momentos e celebra os 15 anos da série, com 50 páginas em couche colorido e capa plastificada, no mesmo alto padrão de todos os livros do Baraldi. O livro tem prefácios de Gilberto Schoreder, editor da "Espiritismo & Ciência", e Carlos "Spider" Costa, editor da "HQM" editora,e traz depoimentos sobre os passarinhos feitos por Pedro de Campos e Euripedes Khul (médiuns e escritores espíritas consagrados), Alamar Regis (jornalista e comunicador espírita), Sonia Rinaldi (pesquisadora da Transcomunicação Instrumental e autora de vários livros sobre o assunto), Ademar Gevaerd (ufólogo e editor da revista "UFO"),Diamantino da Silva (mestre do Quadrinho Brasileiro, com quase 90 anos de idade) e Hélcio de Carvalho (jornalista e dono da editora "Mythos").
Enfim, uma série definitivamente voltada para o futuro do Ser Humano e do Planeta Terra, que só poderia mesmo ser feita por um artista de visão progressista e futurista, como o Marcio Baraldi, o cartunista do Terceiro Milênio!
O livro, décimo terceiro da carreira de Baraldi, é uma parceria entre o selo do cartunista, "GRRR!..." (Gibi Radical, Raivoso e Revolucionário!...) e a HQM, uma das mais tradicionais editoras brasileiras de Quadrinhos nacionais e alternativos.
"Vapt Vupt" já está à venda pelo site da Comix Book http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=12474 . O valor sugerido ao consumidor é R$10,00 . E em breve estará nas livrarias, basta acompanhar a divulgação dos endereços no próprio site da Comix Book.
Acesse www.marciobaraldi.com.br
Twitter @marciobaraldi
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Charlie Sheen relembra encontro com Ozzy Osbourne em clínica de recuperação
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Dee Snider explica o que o fez mudar de ideia e reunir o Twisted Sister
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
A banda de prog "definitiva" segundo Geddy Lee (e que muito fã não vai aceitar)
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
Quando Duane Allman ficou irritado com Robert Plant no palco; "vou lá e arrebento esse cara"
Dez hits do heavy metal que podem ser ouvidos por quem não gosta do estilo
Kiko Loureiro diz que foi idiota tocar no Rock in Rio com Angra e quase perder filha nascer
Renato Russo compôs para Cássia Eller pensando em ícone do rock que Cássia não conhecia
Max Cavalera: triste ver uma banda tão importante virar uma merda
Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas
Atores e música: As bandas de Russell Crowe, Keanu Reeves e Bruce Willis
A veterana e famosa banda detestada por Keith Richards, Eric Clapton e Gene Simmons
Red Hot Chili Peppers: as melhores músicas segundo o Loudwire
Axl Rose: sugerindo prática oral sexual a Paul Stanley



