Kid Vinil: "O rock sueco e a volta de Wanda Jackson"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 31 de janeiro de 2011
O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo!. Confira abaixo alguns trechos.
"Na minha adolescência, quando eu ouvia falar em Suécia, imaginava um país de gente loira e o paraíso da pornografia. Nos anos 60 e 70, todos os filmes e revistas de sexo eram produzidos na Suécia, o país do chamado "amor livre". Mas com o passar dos tempos, a Suécia começou a me passar uma imagem totalmente diferente, de uma certa doçura e encantamento com as leves canções do Abba e a coisa singela transmitada nos vocais de Nina Persson do grupo Cardigans, por exemplo. Na década de 80 vale lembrar o sucesso do Roxette, o duo formado pelo guitarrista Per Gessele e a loiríssima Marie Frederikssson. A partir da década de 90 e do estouro mundial dos Cardigans, a Suécia virou presença obrigatórias nas listas de indie rock. Vieram bandas como Wannadies, The Soundtrack Of Our Lives,Kent e finalmente em 2000 a explosão do rock and roll com o grupo The Hives, que ganhou a Europa e depois a América com seu álbum Veni Vidi Vicious.
Nessa década, a Suécia virou parada obrigatória do indie rock, inúmeras bandas apareceram e conquistaram um espaço na mídia alternativa. Tendências mais psicodélicas como o grupo Dungen, são aclamados pela imprensa mundial. Jovens interpretes como Lykke Li conquistam as páginas de semanários como New Musical Express. No ano passado, um dos melhores discos em todas as listas foi da cantora Robyn,que eu vejo como uma espécie de Annie Lennox dos dias de hoje, fortemente influenciada por Abba, Blondie, Duran Duran e Cardigans. Seu álbum 'Body Talk' arrancou elogios de toda crítica mundial.
Na onda do que eu chamaria de "pop doçura" vieram bandas como The Concretes, El Perro Del Mar e I’m From Barcelona, dentre outras. O trio Pete, Bjorn and John também conseguiu um sucesso instantâneo em 2006 com a música "Young Folks", até hoje um sucesso nas pistas por aqui. Interpretes como José Gonzales, um sueco filho de argentinos, também se destacou nessa nova cena sueca, inclusive já se apresentou por aqui. Além dele tem também Jens Lekman, que em 2007 com seu segundo disco Night Falls Over Kortedala entrou em quase todas as listas dos melhores daquele ano."
Leia a matéria na íntegra no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A reação das divas do metal a cantora de death metal que venceu concurso de Miss
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
A banda que arruinou o show do Creedence em Woodstock, de acordo com John Fogerty
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Bill Wyman conta que era um "pesadelo" financeiro ser membro dos Rolling Stones
Dave Grohl, ex-Nirvana, afirma que Cobain não gostava de seu modo de tocar
Mingau do Ultraje a Rigor completa 60 dias de internação após ser alvo de tiro na cabeça

Kid Vinil: cantor lutou pela vida e ficou mais de um mês internado



