Jonathan Faganello: Heavy metal no Rio Harp Festival
Por Vivian Guilherme
Fonte: Grupo Auê
Postado em 24 de abril de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O harpista Jonathan Faganello viaja para o Rio de Janeiro no mês que vem para participar do VI Rio Harp Festival. O evento conta com a participação de músicos de todo o mundo e este ano presta homenagem aos italianos.
O Rio Harp Festival é a maior série de concertos de harpa no Brasil e uma derivação do projeto Música no Museu, que realiza diversos concertos no outono. O evento ganhou importância internacional e é considerado um dos maiores festivais de harpa do mundo.
Os concertos são diários e inteiramente gratuitos e acontecem do dia 1° a 31 de maio em diversos cartões-postais da cidade. No total, são 17 países representados e 20 harpistas estrangeiros, além dos mais importantes nomes brasileiros, entre eles Jonathan Faganello.
Faganello se apresenta nos dias 10 e 11 no Arquivo Nacional e no Centro Cultural Banco do Brasil, respectivamente. É o segundo ano consecutivo em que o músico participa do evento e, na bagagem, além da harpa leva um repertório cheio de clássicos do rock.
"Para atender ao público que prestigiou o evento no ano passado e que fez alguns pedidos, preparei um repertório mais ousado com algumas músicas diferentes das que costumo tocar. Deep Purple, Led Zeppelin, Black Sabbath estão entre elas, contudo AC/DC vai ficar para a próxima devido a algumas deficiências no instrumento que me impedem de tocar", expõe.
Apesar da rotina diária cheia de atividades com a faculdade e o trabalho, o músico tem se dedicado bastante ao estudo do instrumento, porém revela que ainda não é o suficiente e que sente falta de tocar durante um período maior. "O correto seria estudar pelo menos durante quatro horas por dia, mas tenho outros compromissos e isso dificulta o processo".
Faganelo acrescenta que quando vai para o Rio de Janeiro participar do Harp Festival sente uma sensação única e que é quase indescritível. "Parece que voltei para o meu planeta, pois aqui na cidade sou um dos únicos que toca e quando chego ao Rio, existe uma porção de harpistas. Isso é muito bacana!", dispara.
O músico está finalizando um CD com oito canções de Heavy Metal, todas instrumentais, e pretende levar na viagem para o deleite dos fãs. Faganelo diz que o projeto é uma forma de presentear as pessoas que admiram o seu trabalho e querem ter uma lembrança de sua habilidade musical.
O harpista, que é o mais visto do canal do YouTube, recentemente foi convidado para compor a trilha sonora do filme "Coração Imaculado: A vida e a obra de Bárbara Maix", do padre e cineasta Antonio Bogaz. Das dezesseis músicas que integram a obra, onze foram compostas por Faganelo.
Há alguns dias entrou no ar o site www.jonathanfaganello.com.br onde é possível encontrar fotos, vídeos e demais assuntos relacionados ao artista, que ainda está à frente de mais dois projetos paralelos, o Burning Symphony e o Celtic Charm´s onde executa clássicos do Rock e Heavy Metal com instrumentos eruditos e canções tradicionais celtas arranjadas para voz e harpa, respectivamente.
Jonathan Faganelo, o harpista rio-clarense de maior expressividade, se apresenta no VI Rio Harp Festival nos dias 10 e 11 de maio. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através dos telefones (19) 9676-3144 ou (21) 2253-8645.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Ritchie Blackmore faz rara aparição pública e rasga elogios a Bryan Adams
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Ritchie Blackmore,ex-Deep Purple, fala sobre sua complicada relação com Ian Gillan
A música do Iron Maiden que Charlie Benante considera "pré-Thrash Metal"
A comparação entre Renato Russo e Humberto Gessinger na visão de Carlos Maltz

Tom Araya, vocalista do Slayer, não é ateu, acredita em Deus e fez a Primeira Comunhão
Pink Floyd: The Wall é uma obra de arte conceitual
Slash: guitarrista fala sobre a origem da sua cartola
Capas Gêmeas: as infelizes coincidências nas artes dos álbuns
Steve Vai: não quis ficar com Ozzy pra não ter que tocar Paranoid toda noite
Ramones - Perguntas e respostas e curiosidades



