Twisted Sister: disco registra a fúria original da banda
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 29 de agosto de 2011
O Twisted Sister incendiou o palco do lendário Marquee Club de Londres em Março de 1983 durante dois intensos shows que acimentaram o legado da banda ao vivo na Inglaterra quando aquelas performances mostraram o quinteto de Long Island em sua verve mais crua, faminta e comburente apenas alguns meses antes deles explodirem no rádio e na MTV.
No dia 20 de Setembro a «gravadora» Rhino Handmade lançará ‘Live At The Marquee Club’, um disco ao vivo que compila gravações raras e jamais antes ouvidas de ambas as noites em um só disco. A edição vem em um formato gatefold especial feito de papelão de alta espessura e cortado no molde do icônico logotipo do Twisted Sister.
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Combinando faixas difíceis de achar com cinco músicas nunca antes lançadas comercialmente, incluindo a faixa título do calcinante debut da banda, ‘Under the Blade’, e covers de ‘Leader of the Pack’ do Shangri-las e da versão do Slade para o clássico ‘Let The Good Times Roll’, o disco também inclui a primeira apresentação ao vivo de ‘You Can’t Stop Rock N’ Roll’, que apareceria apenas três meses depois, no segundo disco da banda.
O guitarrista e força maior dentro do Twisted Sister, Jay Jay French falou com o site Noisecreep sobre o novo lançamento.
Aqueles shows no Marquee aconteceram num momento muito importante para a banda, certo?
"Com certeza. Nós tocamos no Marquee três vezes e cada vez foi num momento importante em nossa carreira como banda. E o Marquee é um lugar tão importante. As pessoas falam do CBGB e de outros lugares, mas a diferença é que o Marquee abrigou o The Who como banda residente, e daí você ainda tem os Stones, Hendrix, Bowie – tanta coisa aconteceu e as pichações no camarim eram autênticas. Você sabia que estava num local especial. Nós tocamos lá primeiro em 1982, enquanto gravávamos ‘Under The Blade’. Daí voltamos para gravar lá essa terceira e última vez para gravar essas faixas que seriam originalmente usadas como lados B em EPs. Historicamente, aqueles shows no Marquee foram o ápice da imprensa britânica com o Twisted Sister. Nós tínhamos acabado de gravar ‘You Can’t Stop Rock and Roll’. Estávamos prontos. Eles estavam lá. São intensas as apresentações gravadas ali".
E como a platéia britânica respondeu a vocês?
"O público inglês tinha nos adotado naquela época, então eles nos resgataram de Long Island. Nós sempre sentimos que tínhamos que nos estabelecer na Inglaterra num nível que fosse além, e então nos prepararmos para acabar com eles. E eles fizeram o mesmo conosco. A área metropolitana de Nova Iorque nos EUA entendeu isso, e a Grã-Bretanha entendeu isso. Nenhum outro lugar na época entendeu. Na Inglaterra, os fãs e a imprensa simplesmente enlouqueciam conosco. No começo eles achavam que éramos uma banda punk, mas nós nos considerávamos uma banda anti-punk porque nós sabíamos tocar nossos instrumentos pra valer. Nós tínhamos orgulho disso. Isso nos fez diferentes".
Você ficou conhecendo outras bandas lá naquela época?
"A princípio o Motörhead. Lemmy apadrinhou a banda, se não fosse pela aprovação dele, não tenho certeza que nossa carreira teria acontecido como aconteceu. O primeiro show que tocamos lá foi com o Motörhead e ele nos adotou. Ele até estava no Marquee naqueles shows. Ele foi muito importante para nós e ainda nos encontramos o tempo todo. Nós tocamos em tantos festivais com o Motörhead e sempre o convidamos para subir no palco".
E você gostou da embalagem do disco?
"A Rhino fez um trabalho lindo. Nossa antiga gravadora, a Atlantic, a meu ver, nunca respeitou o Twisted Sister. Eu acho que o que a Rhino tentou fazer dessa vez foi agir com amor. A Atlantic mostrava tanto descaso para conosco que eles, com o passar do tempo, perderam toda a arte original dos discos, assim como nossas fitas master. Se isso não é falta de respeito, eu não sei o que é. A filial inglesa da Atlantic nos adorava, e as embalagens eram sempre muito legais, sempre cheias de extras e coisas do tipo. Então eu fiquei muito feliz de saber como a Rhino Handmade bolou isso. Originalmente eles nem sabiam que eles tinham o ‘Live At The Marquee’, mas eu sabia que eles tinham (...)".
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