Hammerfall: Biohazard não pode ter direito sobre um símbolo
Por Samuel Coutinho
Fonte: rushonrock.com
Postado em 08 de agosto de 2011
Calum Robson do RushOnRock.com conduziu uma entrevista com o vocalista Joacim Cans da banda sueca HAMMERFALL. Alguns trechos da conversa seguem abaixo.
RushOnRock.com: Você diria que o álbum "Infected" assume uma postura mais tradicional, em oposição ao power metal, que é o som de vocês?
Joacim Cans: Power Metal foi o que todos os jornalistas do mundo nos rotularam desde o primeiro dia. Eu sempre disse que nós fazíamos heavy metal, e dentro do heavy metal há espaço para o power também. Durante as gravação do álbum, as músicas vinham naturalmente. Estávamos buscando algo mais vivo, talvez um pouco mais aspero. Nós não planegamos sobre como escrever o álbum! Tudo acontece naturalmente. Quando as duas primeiras músicas ("Patient Zero" e "Redemption") foram feitas, já tinhamos estabelecido um padrão. O tema principal para o álbum foi "zumbis"!
RushOnRock.com: Então, em termos de conteúdo, o Hammerfall está tomando uma direção diferente?
Joacim Cans: Eu acho que isso nos leva de volta às raízes, ao falar sobre as letras. É um retorno à idéia original que eu tinha quando comecei a escrever a música, em termos de narrativa. Cada canção deste álbum é uma história bem pensada, e eu realmente tinha travado uma batalha comigo mesmo, nas composições, nas melodias, assim como nas letras, mas no final do dia meus esforços foram reconhecidos por James (Michael, o produtor) quando ele viu as letras. Ele disse que foi inacreditável que alguém cuja segunda língua é o inglês veio com todas essas reviravoltas nas letras. Uma canção como "Let's Get It On", é típica do Hammerfall, fala sobre ser um exército de um homem só, lutando suas próprias batalhas. Todos os ingredientes estavam prontos, restando apenas o toque final.
RushOnRock.com: No passado vocês falavam sobre batalhas antigas, mas agora vocês mudaram para uma plataforma diferente, zumbis. Foi uma progressão natural para a banda?
Joacim Cans: Eu acho que nós adicionamos um outro nível dentro da banda. As histórias de zumbis também foram inspiradas por filmes de terror e filmes de zumbis em geral. Isso foi um passo natural para nós. Existem duas músicas no álbum que falam sobre zumbis ("Patient Zero" e "Dia De Los Muertos").
RushOnRock.com: O nome do álbum faz referência para qualquer outra coisa, ou é somente sobre infecção de zumbis?
Joacim Cans: Não, foi difícil chegar a um título para o álbum, mas encontramos o nome na faixa de abertura "Patient Zero", que tem a palavra "infected" no refrão. Com o impacto que a palavra deu, pensamos: "Vamos contagiar o mundo com o Hammerfall", então decidimos colocar "infected".
RushOnRock.com: Esta é a primeira vez que uma capa de álbum da banda não apresenta o lendário mascote Hector. Qual foi o motivo de excluírem Hector?
Joacim Cans: Hector já apareceu de diversas formas possíveis. Já esteve sentado, em pé, em um cavalo, montando em uma águia, ele estava em toda parte! Nós agora o enviamos para a reabilitação! Essa capa já nos rendeu uma pequena luta com algumas pessoas. Mas quando você abrí-la, quando o álbum sair, você verá a verdadeira intenção. É brilhante e eu realmente gosto dela, porque é diferente. Hector estará presente, mas não na capa. Haverá uma grande quantidade de Hector´s em edições especiais. Mais do que você já tinha visto antes.
RushOnRock.com: Vocês realmente queriam colocar o símbolo de perigo biológico na capa, não é?
Joacim Cans: Já estava até no case do CD, mas por alguma razão a banda de Hardcore BIOHAZARD nos proibiu. Eles têm o copyright, e eu realmente não entendo como eles podem cobrar algum direito autoral sobre isso. (Nota do Editor: O símbolo "biohazard" teria sido desenvolvido pela empresa química Dow em 1966 para seus produtos de contenção). Então se houver um vírus de risco biológico em toda a Europa, você não poderá colocar o símbolo porque o BIOHAZARD possui os direitos para isso? Eles detêm os direitos das músicas, por isso disse: "OK, é justo o suficiente, nós vamos tirá-lo. Já que se trata do BIOHAZARD".
Leia a entrevista completa (em inglês) no link abaixo:
http://rushonrock.com/2011/08/05/exclusive-hammerfall-interview/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
A banda de Heavy Metal definitiva para Ronnie James Dio
O hit do Led Zeppelin que melhor captura sinergia com Robert Plant, segundo Jimmy Page
O hit dos Rolling Stones que John Lennon e Mick Jagger discordavam da qualidade
Por que o Hammerfall é banda jovem mesmo na ativa há 30 anos, segundo Joacim Cans
Vocalista do Hammerfall fala sobre preocupações com a voz à medida que a idade avança



