ReDigi: MP3 Comprada pode ser revendida? Pode sim!
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 21 de janeiro de 2012
Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande.
Eu não posso dizer que eu jamais entendi o lance de MP3 ‘recicladas’, mas o direito da «empresa» ReDigi de existir é outra questão inteiramente diferente. Agora, depois de receber uma ordem judicial determinando o fim de suas atividades mediante uma solicitação feita pela RIAA e uma ação penal cível impetrada pela Capitol Records «subsidiária da EMI», a revendedora de MP3 ReDigi está tentando anular o caso. Na manhã de hoje, a empresa de Boston entrou com uma petição para que o caso seja sumariamente encerrado, o que essencialmente significa que o caso não seria nem julgado.
Fãs de música têm comprado, vendido e ouvido coisas usadas por décadas, e houve ruidosas batalhas sobre a revenda de mídias físicas «lembram-se da causa Quixoteana de Garth Brooks nos anos noventa?». Mas a era digital introduz uma discussão inteiramente diferente, simplesmente porque um arquivo MP3 é instantaneamente duplicado e sua propriedade é mais difícil de determinar. E em um mercado já arrasado por pirataria substancial, selos como a Capitol estão fazendo tudo que podem para manter uma certa estabilidade nos preços e no controle da situação.
A ReDigi está, infelizmente, apertando os botões errados agora. A empresa oferece a seus usuários armazenamento digital de suas canções, tudo numa plataforma ‘cloud’, e a possibilidade de vender e transferir tais músicas para outros usuários. Isso, de acordo com a queixa da Capitol, nega à companhia seu direito exclusivo de distribuir, reproduzir e executar sua música, dentre outras violações. Além disso, a ReDigi tem sido acusada de muito pior, mas a maioria das acusações não se sustenta.
A ReDigi obviamente sente que seus clientes têm o direito de revender. "Se os oponentes da ReDigi conseguirem o que querem, os consumidores serão privados de seus direitos básicos à sua propriedade digital – propriedade pela qual eles pagaram, não licenciaram, e a qual a EMI quer desesperadamente negar", um executivo da ReDigi disse ao site Digital Music News nessa manhã.
Isso pelo jeito ainda vai feder muito com arquivos roubados e um esquema de meia-pataca pra fazer um troco rápido no meio. Mas a ReDigi está apontando enfaticamente para um sistema que somente PERMITE o upload e revenda de músicas compradas pelo iTunes, e deleta o acesso a tais faixas imediatamente depois da revenda. "Não há processo de cópia envolvido no esquema de revenda, em nenhum ponto", afirma o advogado Morlan Ty Rogers.
A petição da ReDigi ainda está sendo apreciada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Blaze Bayley traz turnê comemorativa "Iron Maiden 30th Anniversary" ao Bangers Open Air
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Noodles se afasta dos shows do Offspring por problema de saúde; leia comunicado
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Mateus Asato elege o último guitar hero que existe e compara com Slash e Van Halen
Caveira Velha Metal Fest estreia em São Paulo neste sábado (24) com seis bandas
Roger Waters diz o que mudaria em "Dark Side" se o Pink Floyd tivesse a tecnologia atual
Para Nicko McBrain (Iron Maiden), Donald Trump deveria estar na cadeia
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Elton John escolhe os três maiores frontmen da história do rock
A fala de Jô Soares que deixou Renato Russo completamente constrangido
Ozzy Osbourne explica porque nunca ouviu os discos do Black Sabbath com Ronnie James Dio


Lemmy Kilmister: "Estou pronto para morrer. Minha vida foi boa"
Morte: confira 15 das melhores músicas sobre o tema
A razão que levou Humberto Gessinger a decidir não usar mais nome "Engenheiros do Hawaii"
Regis Tadeu revela o truque maroto que o Iron usa, mas o Metallica não precisa
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Pagando mico: 10 maneiras de ser expulso ou humilhado em um show (vídeo)



