ReDigi: MP3 Comprada pode ser revendida? Pode sim!
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 21 de janeiro de 2012
Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande.
Eu não posso dizer que eu jamais entendi o lance de MP3 ‘recicladas’, mas o direito da «empresa» ReDigi de existir é outra questão inteiramente diferente. Agora, depois de receber uma ordem judicial determinando o fim de suas atividades mediante uma solicitação feita pela RIAA e uma ação penal cível impetrada pela Capitol Records «subsidiária da EMI», a revendedora de MP3 ReDigi está tentando anular o caso. Na manhã de hoje, a empresa de Boston entrou com uma petição para que o caso seja sumariamente encerrado, o que essencialmente significa que o caso não seria nem julgado.
Fãs de música têm comprado, vendido e ouvido coisas usadas por décadas, e houve ruidosas batalhas sobre a revenda de mídias físicas «lembram-se da causa Quixoteana de Garth Brooks nos anos noventa?». Mas a era digital introduz uma discussão inteiramente diferente, simplesmente porque um arquivo MP3 é instantaneamente duplicado e sua propriedade é mais difícil de determinar. E em um mercado já arrasado por pirataria substancial, selos como a Capitol estão fazendo tudo que podem para manter uma certa estabilidade nos preços e no controle da situação.
A ReDigi está, infelizmente, apertando os botões errados agora. A empresa oferece a seus usuários armazenamento digital de suas canções, tudo numa plataforma ‘cloud’, e a possibilidade de vender e transferir tais músicas para outros usuários. Isso, de acordo com a queixa da Capitol, nega à companhia seu direito exclusivo de distribuir, reproduzir e executar sua música, dentre outras violações. Além disso, a ReDigi tem sido acusada de muito pior, mas a maioria das acusações não se sustenta.
A ReDigi obviamente sente que seus clientes têm o direito de revender. "Se os oponentes da ReDigi conseguirem o que querem, os consumidores serão privados de seus direitos básicos à sua propriedade digital – propriedade pela qual eles pagaram, não licenciaram, e a qual a EMI quer desesperadamente negar", um executivo da ReDigi disse ao site Digital Music News nessa manhã.
Isso pelo jeito ainda vai feder muito com arquivos roubados e um esquema de meia-pataca pra fazer um troco rápido no meio. Mas a ReDigi está apontando enfaticamente para um sistema que somente PERMITE o upload e revenda de músicas compradas pelo iTunes, e deleta o acesso a tais faixas imediatamente depois da revenda. "Não há processo de cópia envolvido no esquema de revenda, em nenhum ponto", afirma o advogado Morlan Ty Rogers.
A petição da ReDigi ainda está sendo apreciada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Tony Iommi considera "incopiável"; "diferente e único"
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
A carta de fã que fez o Twisted Sister perceber que algo estava errado
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
O álbum de 1973 que Brian May nunca conseguiu ouvir sem frustração
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Slash diz que pagou R$ 8 milhões a mais para ex-esposa por engano e agora quer o dinheiro de volta
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
Steve Vai considera Brian May um gênio que está em um patamar superior
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
Regis Tadeu cita banda de metal brasileira que é exemplo de gestão de carreira internacional
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
De 1970 a 2025: uma música de cada ano gravada por bandas de heavy metal



Mike Portnoy: a reação ao ouvir garoto de 8 anos tocando cover do Dream Theater
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, continua andando de metrô
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1983
Metal Cristão: As 10 melhores bandas, segundo a Hardwired
Cinema: 60 filmes pra quem ama Rock e Metal
Lars Ulrich, do Metallica, é um bom baterista? Mike Portnoy explica



