Splash Bar: a expansão imobiliária vence o Rock em SP
Por Willba Dissidente
Fonte: Splash Rock Bar
Postado em 03 de janeiro de 2012
Depois da Led Slay, Black Jack e outros, o underground rock'n'roll perde mais um espaço em São Paulo. De acordo com o blog oficial do Splash Rock Bar (Zona Norte da capital paulista ), o mesmo encerrou as atividades no dia 16 de outubro de 2011. Segundo Augusto, único proprietário do bar desde o início: "o motivo da nossa saída de Santana está ligada à expansão imobiliária que se dá naquela região tendo em vista a construção de um centro empresarial, que teve por consequencia a venda e desocupação de diversos imóveis, entre eles o qual estamos".
Para quem não teve a oportunidade de conhecer: o Splash Rock Bar surgiu há quase quinze anos na Av. Voluntários da Pátria, próximo ao terminal Tietê. Neste espaço, um modesto bar dava espaço para as bandas de rock mostrarem o seu trabalho. Com o passar do tempo, muita gente começou a lotar as imediações do bar, que foi ficando "famoso no underground" por abrir espaço a todo estilo de rock; do alternativo ao black metal, passando por Hard Core, Thrash Metal, Heavy tradicional e punk rock.
Nas noites de semana era simplesmente um bar comum que tocava rock no rádio ou na jukebox. As noites de sexta e sábado e tardes de domingo as bandas atraiam legiões de pessoas ao todo quarteirão que ficava o Splash, lotando a imediação de roqueiros e dando vida a região. Tal movimentação intensa começou a incomodar os vizinhos, já que nem todos os frequentadores do bar estavam interessados em rock e alguns poucos "encrequeiros" criavam problemas no bar. O Splash passou a se tornar ponto de encontro dos amigos e foi construindo história no rock paulista, recebendo bandas de diversas cidades e até de outros estados do país... e tudo isso com entrada franca!
Após alguns anos na Av. Voluntários da Pátria, o Splash teve de mudar de endereço para a rua Dr. Timótedo Penteado, no centro de Guarulhos (região metropolitna de SP). Entretanto, a localização não interferiu na ideologia e no funcionamento do bar, que se manteve fiel ao rock e ao público underground. O último sítio do bar foi na rua Padre Idelfino, quase ao lado de seu endereço inicial. Na sua derradeira morada, o Splash continuou a promover seus festivais, só que agora num espaço fechado, incluindo valor de entrada, normalmente R$5,00.
O bar já deixa saudades, como o caso do bloggueiro Lucas Galli, que define Augusto, dono do bar, como "paladino do rock (tendo em vista todas as dificuldades para se manter um estabelecimento deste tipo)" ao lamentar o encerramento das atividades do Splash. Entretanto, o Augusto admite em seu blog a possibilidade de se realizarem eventos espoorádicos com o nome de "Splash Rider Friends Group"; ainda sem datas e locais designdados. Melhor ainda para aqueles que curtem rock, é que a despedida do proprietário do bar dá a entender que o Splash pode voltar a existir: "Não digo que é o fim (...) a única coisa que sei e posso afirmar com a mais absoluta convicção é que o bar foi um diferencial na cena da música underground, fez história, virou lenda, tenho a plena consciência do dever cumprido, grande obrigado à todos que participaram 'dando sangue nos palcos e mostrando o seu trabalho', assim como quem apoiou, até breve..."
Não obstante todas interpéries que o rock vem enfrentando, o público underground de São Paulo espera que outras páginas da estória do Splash Rock Bar venham a ser escritas, resgatando este espaço de curtição na capital.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A excelente música que fez Megadeth ser única banda de Metal a ganhar prêmio nobre
O hit de Cazuza que é puxão de orelha em fãs que passam do limite e querem ser amigos
O guitarrista que impressionou Ritchie Blackmore: "Meu Deus, quem diabos é esse?"




