Stress: André Chamon defende o Metal Nacional e o público
Por André Chamon
Fonte: Facebook
Postado em 24 de abril de 2012
Depois do fracasso do que seria o maior festival de heavy metal da América do Sul e das declarações bem intencionadas, porém, polêmicas de artistas do nosso meio, não vou lamentar o ocorrido nem criticar os envolvidos na cena metálica do nosso Brasil. Vou apenas manifestar o meu apoio ao Metal Nacional e ao público heavy brasileiro.
Não concordo com a opinião de que o público heavy brasileiro não dá importância às bandas de Metal Nacional. Mesmo com a minimização da participação das nossas bandas na divulgação do MOA, o que vi foi um estrondoso número de postagens na internet de fãs das bandas nacionais declarando sua satisfação em vê-las incluídas no festival.
É lógico que as atrações internacionais despertam muito interesse no público, mas, tenho certeza de que há espaço para todos, de todas as vertentes do Metal, inclusive das bandas 100% nacionais, com letras em português.
Concordo que devemos nos unir e é isso que estamos fazendo. Apesar do pessimismo de alguns, acredito que o movimento tem se fortalecido.
Quem acha a situação de hoje difícil, não pode sequer imaginar o que eu e meus amigos do STRESS passamos há mais de trinta anos atrás.
A reação do público frente aos últimos acontecimentos foi louvável. Mostramos ser uma verdadeira Nação Metálica, cujo povo headbanger enfrentou a situação de forma civilizada, pacífica, tolerante, justa e solidária.
Não tenho dúvida de que, se fosse um festival de qualquer outro estilo, o seu cancelamento com toda a platéia já no local teria se transformado em uma grande tragédia, com quebra-quebra, mortos e feridos. Mas, mesmo em meio a toda essa adversidade, sobrou espaço para o patriotismo e até entoaram o hino nacional.
Apesar de revoltado e indignado, o público sabiamente soube julgar e separar o joio do trigo, atribuindo a responsabilidade a quem devia, e certamente exigirá os seus direitos judicialmente.
Sinceramente, não acho que o Metal Nacional esteja passando por uma crise. Muito pelo contrário, acho que o momento atual indica um fortalecimento do movimento.
Quanto ao público, não tenho o que reclamar. Somente declarar que dele tenho o maior orgulho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps