Fanzines: episódio de documentário relata relação com Rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Genilson Alves
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 16/05/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


5000 acessosLemmy: vídeo do "caixão de Nosferatu", a casa do vocalista5000 acessosEllen Jabour: Slayer, Metallica, Guns e Judas no seu Top10

Antes da internet e do surgimento dos blogs e sites especializados, o fanzine era o principal difusor de bandas novas e/ou independentes. Impresso na base do xerox e distribuído de mão em mão ou via correio, o fanzine era a rede social que movimentava o underground, principalmente nas décadas de 1980 e 1990. Com a popularização das mídias digitais nos anos seguintes, houve uma queda no ritmo de produção dos fanzines, e muitos títulos foram extintos ou migraram para o espaço virtual. Porém, mesmo com todas as facilidades tecnológicas disponíveis, alguns editores mantiveram seus ideais intactos e continuaram a lançar suas publicações de forma artesanal até os dias atuais. Hoje, além de objeto de estudos acadêmicos, o fanzine também desperta o interesse de uma nova geração de leitores.

Dirigido pelo jornalista e também editor de fanzines Márcio Sno, o documentário “Fanzineiros do século passado” resgata um pouco dessa história a partir de depoimentos de quem viveu a efervescência do período romântico da produção fanzineira no país. Neste segundo capítulo, como entrega o subtítulo, é abordada a relação com o rock, sem dúvida o estilo musical que mais se beneficiou dos fanzines. Wander Wildner (Replicantes), BNegão (Planet Hemp/Funk Fuckers), Gabriel Thomaz (Little Quail/Autoramas), Jorge dü Peixe (Nação Zumbi) e Rodrigo Lima (Dead Fish), entre outros, contam como esse tipo de publicação ajudou a divulgar suas bandas no início da carreira, quando ainda não havia mp3 ou MySpace, e as demos eram gravadas em fitas cassete.

A trilha sonora também é um retrato daquela época, com faixas de Mukeka di Rato, Os Cabeloduro, Gangrena Gasosa e outros nomes que marcaram a cena alternativa dos 90’s.

Como não poderia deixar de ser, “Fanzineiros do século passado” vem acompanhado de um fanzine que explica o processo de criação do documentário. De bônus, o DVD traz o primeiro capítulo da série (“As dificuldades para botar o bloco na rua e a rede social analógica”), que também pode ser assistido em http://vimeo.com/marciosno, além de trailer e erros de gravação. Trata-se de um registro indispensável para quem quer entender como um dia apenas papel, cola, selos e muito boca-a-boca ajudaram na disseminação da cultura independente em suas diversas ramificações. Para adquirir uma cópia, é só entrar em contato com Márcio pelo e-mail marciosno@gmail.com. Vale a pena!

“Fanzineiros do século passado - capítulo 2: O fanzine a serviço do rock, os fanzineiros deste século e os estímulos para a produção impressa”
(Brasil, 2012) – 62 min. Direção: Márcio Sno

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 16 de maio de 2012

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
Conheça a "caverna" onde mora o líder do Motorhead

Ellen JabourEllen Jabour
Slayer, Metallica, Guns e Judas no Top10 da modelo

Sharon OsbourneSharon Osbourne
"Ela é a mais maléfica mulher que eu já conheci!"

5000 acessosLed Zeppelin: a inspiração por trás de "Kashmir"5000 acessosSinceridade: e se as capas de discos dissessem a verdade?5000 acessosTarja: agredida sexualmente por fã durante show no México em 20005000 acessosIron Maiden: Iniciada venda de ingressos para o show de São Paulo5000 acessosMetallica: Kirk Hammett está viciado em Slipknot4982 acessosCapas de álbuns e quadrinhos: mashups de clássicos das duas artes

Sobre Genilson Alves

Genilson Alves é jornalista e autor do blog Radio Sehnsucht.

Mais matérias de Genilson Alves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online