Morre Frances Preston, pioneira da indústria, aos 83 anos
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Reuters
Postado em 14 de junho de 2012
Depois de George Marino e Dick Clark, mais uma importante personalidade dos bastidores da música se despede esta semana.
Frances Preston, uma pioneira da indústria da música e ex-presidente da gravadora BMI morreu nesta quarta-feira, em sua casa em Nashville aos 83 anos de insuficiência cardíaca.
Frances era membro do Hall of Fame da Country Music foi uma liderança na indústria musical durante as seis décadas em que lutou pelos direitos autorais de compositores e para o crescimento de sua empresa representando uma gama diversificada de talentos.
Frances nasceu no berço da música country, Nashville, em 1928, e começou sua carreira na rádio WSM de sua cidade. Ela foi contratada para abrir o escritório regional sulista da BMI, e foi a primeira representante em tempo integral dos direitos dos artistas no sul dos Estados Unidos.
Foi promovida a vice-presidente em 1964, nomeada presidente e CEO em 1986 e se manteve no cargo até 2004. Durante sua gestão, os pagamentos de royalties para compositores e editores aumentaram e chegaram a triplicar.
Ela era conhecida como uma firme defensora dos direitos autorais e trabalhou para tornar Nashville uma força viável na indústria da música. Ela também ajudou a fazer com que a lei americana U.S. Copyright Amendments Act, de 1992, estendesse a proteção a composições mais antigas.
Durante sua carreira, ela orientou lendários compositores como KHRIS KRISTOFFERSON, JOHNNY CASH, DOLLY PARTON e WILLIE NELSON. KHRIS KRISTOFFERSON chamou Frances de "anjo da guarda dos autores" e a revista Fortune disse que ela era "uma das verdadeiras potências da indústria da música pop".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
W.A.S.P. anuncia turnê tocando músicas dos quatro primeiros álbuns
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
Nova perícia privada contesta suicídio e diz que Kurt Cobain pode ter sido assassinado
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Rage confirma três shows no Brasil em maio
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
O álbum gigante dos anos 1970 que só não agradeceu a traficante por que ele foi morto
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
A canção de John Lennon que ele achava que deveria ter sido cantada por Paul McCartney
O disco de Hard Rock dos 80s que para Corey Taylor é um dos piores álbuns de todos os tempos
Flea revela qual é sua música preferida do Red Hot Chili Peppers


Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
Fred Smith, baixista do Television, morre aos 77 anos
Billy Bass, baixista do Parliament-Funkadelic, morre aos 74 anos
Em 19/03/1982: Randy Rhoads morre em um acidente de avião



