Morre Frances Preston, pioneira da indústria, aos 83 anos
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Reuters
Postado em 14 de junho de 2012
Depois de George Marino e Dick Clark, mais uma importante personalidade dos bastidores da música se despede esta semana.
Frances Preston, uma pioneira da indústria da música e ex-presidente da gravadora BMI morreu nesta quarta-feira, em sua casa em Nashville aos 83 anos de insuficiência cardíaca.
Frances era membro do Hall of Fame da Country Music foi uma liderança na indústria musical durante as seis décadas em que lutou pelos direitos autorais de compositores e para o crescimento de sua empresa representando uma gama diversificada de talentos.
Frances nasceu no berço da música country, Nashville, em 1928, e começou sua carreira na rádio WSM de sua cidade. Ela foi contratada para abrir o escritório regional sulista da BMI, e foi a primeira representante em tempo integral dos direitos dos artistas no sul dos Estados Unidos.
Foi promovida a vice-presidente em 1964, nomeada presidente e CEO em 1986 e se manteve no cargo até 2004. Durante sua gestão, os pagamentos de royalties para compositores e editores aumentaram e chegaram a triplicar.
Ela era conhecida como uma firme defensora dos direitos autorais e trabalhou para tornar Nashville uma força viável na indústria da música. Ela também ajudou a fazer com que a lei americana U.S. Copyright Amendments Act, de 1992, estendesse a proteção a composições mais antigas.
Durante sua carreira, ela orientou lendários compositores como KHRIS KRISTOFFERSON, JOHNNY CASH, DOLLY PARTON e WILLIE NELSON. KHRIS KRISTOFFERSON chamou Frances de "anjo da guarda dos autores" e a revista Fortune disse que ela era "uma das verdadeiras potências da indústria da música pop".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Van Halen: o constrangedor encontro de Eddie com o Nirvana
Spin: os 40 melhores nomes de bandas de todos os tempos
Jô Soares comprou uma obra de arte do Rock por causa do Regis Tadeu
Gary "Mani" Mounfield, baixista do Stone Roses e Primal Scream, morre aos 63 anos
Sam Rivers, baixista do Limp Bizkit, morre aos 48 anos
Em 11/05/1981: Bob Marley morre, vítima de um tumor no cérebro
Em 07/07/1990: Morre Cazuza, por complicações decorrentes da AIDS



