Frances Preston: pioneira da indústria morre aos 83 anos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: Reuters, Tradução
Enviar Correções  

Depois de George Marino e Dick Clark, mais uma importante personalidade dos bastidores da música se despede esta semana.

publicidade

Frances Preston, uma pioneira da indústria da música e ex-presidente da gravadora BMI morreu nesta quarta-feira, em sua casa em Nashville aos 83 anos de insuficiência cardíaca.

Frances era membro do Hall of Fame da Country Music foi uma liderança na indústria musical durante as seis décadas em que lutou pelos direitos autorais de compositores e para o crescimento de sua empresa representando uma gama diversificada de talentos.

publicidade

Frances nasceu no berço da música country, Nashville, em 1928, e começou sua carreira na rádio WSM de sua cidade. Ela foi contratada para abrir o escritório regional sulista da BMI, e foi a primeira representante em tempo integral dos direitos dos artistas no sul dos Estados Unidos.

Foi promovida a vice-presidente em 1964, nomeada presidente e CEO em 1986 e se manteve no cargo até 2004. Durante sua gestão, os pagamentos de royalties para compositores e editores aumentaram e chegaram a triplicar.

publicidade

Ela era conhecida como uma firme defensora dos direitos autorais e trabalhou para tornar Nashville uma força viável na indústria da música. Ela também ajudou a fazer com que a lei americana U.S. Copyright Amendments Act, de 1992, estendesse a proteção a composições mais antigas.

Durante sua carreira, ela orientou lendários compositores como KHRIS KRISTOFFERSON, JOHNNY CASH, DOLLY PARTON e WILLIE NELSON. KHRIS KRISTOFFERSON chamou Frances de "anjo da guarda dos autores" e a revista Fortune disse que ela era "uma das verdadeiras potências da indústria da música pop".

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Mulheres no Rock: as mais importantes segundo rádio inglesaMulheres no Rock
As mais importantes segundo rádio inglesa

Slash: guitarrista escolhe seus riffs favoritosSlash
Guitarrista escolhe seus riffs favoritos


Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin