Indústria: discos antigos estão vendendo mais que os novos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa del Nacho
Enviar Correções  

Pela primeira vez nesse ano, álbuns mais antigos e fora do período de promoção [que geralmente dura seis meses a partir de sua data de lançamento] começaram a vender mais do que álbuns atuais, seja o formato CD, vinil ou download pago. Mas essa é uma tendência que tem dado as caras já há algum tempo, e reflete a desvalorização que está afetando principalmente aos artistas ditos ‘novos’.

Separados no nascimento: Joe Satriani e Lord Voldemort

Doors: Perguntas e respostas e curiosidades diversas

publicidade

A razão por trás disso é que álbuns simplesmente colocam mais dinheiro no bolso dos artistas [assim como no de suas gravadoras] especialmente quando aliados a outras fontes de renda, como turnês de shows. O que significa que, se você está vendendo Box sets e lotando shows de ‘reunião’ de sua banda, você provavelmente está rico. Mas se você está bombando em plataformas como Spotify, você provavelmente está sendo assassinado nas finanças.

publicidade

O gráfico abaixo ilustra o embate entre vendas de lançamentos contemporâneos e de catálogo, baseando-se em números coletados a partir de 2002, e divulgados pela auditora Nielsen Soundscan através do site especializado DIGITAL MUSIC NEWS.

publicidade

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Grã-Bretanha: o mapa do rock no Reino UnidoGrã-Bretanha
O mapa do rock no Reino Unido

Indústria: quanto $$$ ganham as bandas do Time B do Metal?Indústria
Quanto $$$ ganham as bandas do "Time B" do Metal?


Separados no nascimento: Joe Satriani e Lord VoldemortSeparados no nascimento
Joe Satriani e Lord Voldemort

Doors: Perguntas e respostas e curiosidades diversasDoors
Perguntas e respostas e curiosidades diversas


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin