Indústria: discos antigos estão vendendo mais que os novos
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa del Nacho
Postado em 21 de julho de 2012
Pela primeira vez nesse ano, álbuns mais antigos e fora do período de promoção [que geralmente dura seis meses a partir de sua data de lançamento] começaram a vender mais do que álbuns atuais, seja o formato CD, vinil ou download pago. Mas essa é uma tendência que tem dado as caras já há algum tempo, e reflete a desvalorização que está afetando principalmente aos artistas ditos ‘novos’.
A razão por trás disso é que álbuns simplesmente colocam mais dinheiro no bolso dos artistas [assim como no de suas gravadoras] especialmente quando aliados a outras fontes de renda, como turnês de shows. O que significa que, se você está vendendo Box sets e lotando shows de ‘reunião’ de sua banda, você provavelmente está rico. Mas se você está bombando em plataformas como Spotify, você provavelmente está sendo assassinado nas finanças.
O gráfico abaixo ilustra o embate entre vendas de lançamentos contemporâneos e de catálogo, baseando-se em números coletados a partir de 2002, e divulgados pela auditora Nielsen Soundscan através do site especializado DIGITAL MUSIC NEWS.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps