RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

A guitarra barata que é imitação de marca famosa e mudou a vida de James Hetfield

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame


Pierce The Veil
Comitiva

Não culpe as gravadoras: você que é um tosco mesmo!

Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 07 de agosto de 2012

Por Paul resnikoff do Digital Music News

Primeira ofensiva de mercado falhou? Culpe as gravadoras.

Isolado da comunidade artística? Culpe as gravadoras.

Visão criativa manipulada? Culpe as gravadoras.

Tá com o nome sujo? Culpe as gravadoras.

Não que as grandes gravadoras não forcem você a assinar um contrato leonino, não arranquem todo puto que você tiver, não te levem â falência. Não que elas não manipulem sua visão criativa, e coloquem uma chancelaria de produtores e compositores no seu projeto até que você mesmo odeie sua música.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Elas vão sim, assim como o faziam antes. Nada mudou.

A diferença é que agora VOCÊ JÁ SABE QUE ISSO VAI ACONTECER, antes de você começar a elaborar o contrato ou a parceria. O que significa que, em 2012, as grandes gravadoras não são uma desculpa aceitável – pra nada. Ou seja, pra que o fracasso se reverta, estabeleça regras transparentes com a comunidade artística, desenvolva a visão criativa que você quiser, ou estabeleça-se como empresa.

Aquele jogo de colocar a culpa nelas está oficialmente morto agora. O que quer dizer que declarações do tipo são completamente ingênuas.

"A partir do momento que você tem um contrato, ele é válido por alguns meses, e daí você tem que negociá-lo de novo e de novo. Nós percebemos que é tudo muito saturante, o lance todo de licenciamento e questões legais. Há muitas áreas cinzentas. Você fala com os artistas e eles não têm idéia de como o novo sistema funciona, e ficam desconfiados das coisas novas."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Phillip Elbach, CEO da Wahwah.fm, em comentários pro site GigaOM antes de seu fechamento.

E você não pode culpar as gravadoras por se comportarem como se fizessem parte da indústria do boxe. Porque nós já sabemos que as grandes ficam com o dinheiro de seus artistas, não repassam os royalties devidamente, e geralmente se comportam de maneira não-trasparente e quase criminosa. Daniel Ek não deveria estar no mesmo palanque que Walt Mossberg, fingindo que os artistas são pagos por suas gravadoras, porque eles não o são. Disso todo mundo sabe a essa altura do campeonato, e o Spotify é culpado por associação.

Os investidores se ligam nisso, e já o fazem há anos. Isso não é mais dinheiro do Banco Imobiliário, eles se deram conta de tudo isso depois de tomarem no rabo no fim dos anos 90 e começo do século XXI. Mas ainda há quantias absolutamente gigantes de dinheiro entrando em conceitos musicais que evitam licenciamento de gravadoras. O que quer dizer que os maiores níveis de inovação estão acontecendo à margem das gravadoras, e frequentemente sem o envolvimento delas. E as maiores mudanças dentre as que afetam a indústria estão vindo de fora, não de dentro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apenas leve em consideração algumas das maiores apostas da indústria: nenhuma é ligada diretamente ao licenciamento de grandes conglomerados de gravadoras.

(1) TuneIn, $16 milhões
(2) Sonos, $135 milhões
(3) Roku, $55 milhões
(4) The Echo Nest, $17.5 milhões
(5) Ticketfly, $22 milhões

Claro, alguma parte disso entra no conceito de música, não exatamente no de indústria musical. Mas talvez a questão seja exatamente essa: esse é o dinheiro que poderia ter ido para música licenciada através de gravadoras e editoras, mas ao invés disso, está rumando bem pra fora daquele pesadelo.

E as empresas que DE FATO mantêm o foco no licenciamento através de grandes gravadoras acabam ou entrando pelo cano ou tendo sérias distorções associadas a elas. Como o Spotify, que está parecendo cada vez mais com um grande exercício de magia negra e excesso de Wall Street, e menos com um serviço musical desfrutável e duradouro que você estará usando daqui a dez anos. Na verdade, as grandes gravadoras são parte dos jogadores dessa partida, e beneficiárias de todos os investimentos sendo feito. E as principais ganhadoras de ‘eventos de liquidação’ [como falências de empresas menores do setor].

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O que é uma pena, porque o Spotify é facilmente um dos melhores softwares musicais que já surgiram. Mas eles são, no final das contas, parte do problema, eles estão fazendo negócios com as grandes gravadoras – ainda que de olhos bem abertos. E daí eles culpam seus próprios parceiros pelo problema.

A questão é o que o Spotify está fazendo MESMO em nome da inovação nesse espaço. Talvez nada. O executivo da UMG, David Ring, explicou recentemente que a maioria dos empreendimentos musicais começa em um modelo inviável já de cara, e isso não é culpa das gravadoras. Porque não é o licenciamento que engole artistas novos, são os modelos errados de negócio.

O problema é que se você CONSEGUIR achar um modelo certo, ele não é seu de verdade. O contrato de licenciamento pode ser cancelado a qualquer modelo. Essa característica pode mudar ao longo do tempo, mas não tão cedo. A UMG faz uma fusão com a EMI, que faz outra fusão com outra coisa, o catálogo implode na ordem de importância com o tempo e se torna cada vez mais empoeirado no quesito licenciamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas isso não é o que está rolando agora, não é a dura realidade do espaço que habitamos. O que significa que a real inovação deve acontecer fora das restrições do licenciamento, e ela não pode ter um componente de culpa. É o único modo de se levantar uma boa quantia de dinheiro, estabelecer um negócio, e fornecer um retorno razoável. É também a única maneira de proteger sua visão criativa, e conter a enxurrada de modelos musicais corruptos.

Então não culpe as gravadoras. Evite-as, ou faça algo completamente diferente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)
Mais matérias de Nacho Belgrande.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS