Lojas de Discos: elas voltarão - e você será o dono
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa del Nacho
Postado em 03 de setembro de 2012
Nós achamos que conceitos como mini-lojas de discos e revenda de produtos físicos/tangíveis para fás tivesse sido derrubado muitos anos atrás. Afinal de contas, o crescimento contínuo e global de empresas como iTunes, Amazon e Spotify subverte o engarrafamento e as dificuldades que os colecionadores sempre tiveram para achar certos produtos. A história não ruma para um mundo de poucos e gigantescos vencedores ao invés de um oceano de micro-varejistas especializados?
Talvez haja uma perspectiva para a qual não estejamos prestando atenção. Entre no site reKiosk, cujo modelo gira em torno de lojas digitais criadas por usuários, para o comércio de livros e música independentes, assim como outros bens como filmes de curta-metragem.
"Queríamos recapturar a experiência pessoal, independente e enriquecedora de visitar uma loja de discos na esquina, ou a livraria do bairro, e trazê-la para o mundo digital."
A idéia é bem o que você espera do conceito: funde uma loja especializada, pegue um bando de itens para revender, e pegue uma porcentagem de lucro muito maior. O que significa que ao invés da Apple pegar 30 por cento, o revendedor menor pega 30 por cento [25 depois de impostos e taxas].
Mas o que esse serviço oferece realmente? Supre a falta do que? Uma coisa é a personalidade, ou falta de personalidade dos grandes varejistas. Com certeza há cuidado e orientação de conteúdo dentro das aplicações musicais para o grande público, mas talvez não o suficiente: por exemplo, o conteúdo independente está disponível no iTunes, mas em termos práticos, está completamente soterrado em meio a uma avalanche de 28 milhões de músicas. O que quer dizer que um blogueiro carismático pode divulgar essas obras, e receber bem mais do que uma taxa de indicação.
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Mas até ai, as bandas vendem seu próprio material em seus próprios sites, sem contar mídias como o Facebook. E os fãs de blogs e certos blogueiros com freqüência experimentam, mas não compram. De fato, se há uma compra a ser feita, ela geralmente vai pra onde já há um registro de cartão de crédito – iTunes, Amazon, etc. – o que é parte da história do porquê projetos como Snocap, Passalong Networks, Burnlounge e outros se tornaram defuntos.
Do lado animador, outras empreitadas corajosas ainda estão vivas, incluindo a ReDigi. E um dos patronos por detrás do reKiosk é Benji Rogers, CEO de outra idéia outrora exótica, a Pledge Music.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
Para guitarrista, produtor é 99% responsável por sucesso do Def Leppard
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A curiosa experiência de Demi Lovato no show do Dimmu Borgir, segundo a própria
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Neil Young
A música de Raul Seixas que salvou a carreira de Chitãozinho e Xororó
Corey Taylor revela por que Slipknot usa máscaras


Seether é mais uma banda que abandonará o formato de álbuns
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
Sorte: homem acha 2 discos de vinil em sebo e fatura R$42 mil


