Ceará: Fortaleza na mira das bandas internacionais
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 27 de outubro de 2012
Por décadas o Ceará é conhecido nacionalmente se tratando de meios artísticos como a terra do Forró ou dos grandes comediantes. Títulos esses conseguidos através da extensa divulgação pela grande mídia popular e pelo reconhecimento dos trabalhos de grandes artistas que foram acolhidos por emissoras televisivas poderosas.
Em 2001 o Mundo viu surgir o crescimento de uma crise econômica que perdura até hoje. Essa crise foi batizada de "A Grande Recessão" que atingiu principalmente a "União Européia". Em 2008 essa situação se rumava para um colapso que teve seu auge em 2011, com a quebra da economia da Grécia que aos poucos foi atingindo Portugal, Espanha, Itália e Irlanda antes de "contaminar" quase todo o velho continente.
De alguma forma esse fenômeno teve resultado positivo para os investidores de eventos musicais em países como o Brasil, que estava em posição segura em relação a essa crise. Em Fortaleza até o ano de 2008 era praticamente nula a passagem de grandes bandas "mainstream" por esse território, no entanto com o crescente interesse e parcerias de algumas produtoras o sonho começava a se realizar. O ano de 2008 então entrou para a história da região como "O ano do Metal" onde os cearenses e visitantes de estados visinhos puderam contemplar pela primeira vez nesses solos, HELLOWEEN e GAMMA RAY numa única noite, conseguindo um expressivo público naquele mês de abril. No mês seguinte foi a vez dos veteranos do NAZARETH chegar e fazer uma apresentação para um público menos aglomerado, porém fiel e empolgado. Em setembro foi TARJA TURUNEN quem recebeu o calor humano da capital, dois meses depois troca energia com o público a sua antiga banda NIGHTWISH. Só que em outubro aconteceu, pra mim, a melhor aparição daquele ano, os alemães do DESTRUCTION que detonaram pra valer para um público numeroso, levando em consideração que na mesma noite o THE CULT se apresentava no palco do "Ceará Music", maior festival de música do estado.
O ano de 2009 chega e em fevereiro o respeitado vocalista JOHN LAWTON (Ex – LUCIFER’S FRIEND, URIAH HEEP) deixa amantes do Classic Rock e Blues/Jazz Rock babando. Esse ano também é marcado pela visita do primeiro grande monstro do Metal em terra cearense, falo de MOTÖRHEAD que na quarta-feira daquele dia 15 de abril botou pra ferver os ouvidos de quem ocupava o salão principal da mais importante casa de shows do ceará, Siará Hall. Em agosto um dos criadores do Death Metal, MASTER não fizeram uma feliz apresentação por problemas técnicos de palco ou mesmo pessoais, pois não teve um grande público, mas em outubro o "bicho pegou" novamente dentro do Siará Hall com as duas lendas do Thash Metal EXODUS E KREATOR. Todos saíram extasiados do recinto.
BLAZE BAYLEY abriu a agenda dos grandes de 2010 fazendo show no comecinho de abril. No mesmo mês os suecos do MARDUK tocaram para o seu público local fazendo grande apresentação. Logo depois em julho, outro ex – IRON MAIDEN, PAUL DI’ANNO apresenta-se numa das barracas da Praia do Futuro mostrando todo o repertório do primeiro disco da "Donzela" e quase todas as músicas também do "Killers".
Em 2011 duas apresentações britânicas bastaram para sacudir a "Terra da Luz". A invasão inglesa veio na representação do SAXON, que como sempre deixou seus fãs empolgados a cada música de seu "Setlist". É incrível a simpatia que a banda transmite ao seu público que devolve toda a energia extraída dos PAs para o palco. É mesmo um sinônimo rico de reciprocidade. A outra mega atração foi o segundo grande monstro a pisar em solo cearense, e para a taquicardia emocional da população rockeira, eis que o DEEP PURPLE sobe em palco montado a céu aberto na Praia do Futuro, para um público insano. Mesmo IAN GILLAN não estando no seu melhor momento naquele dia, o show foi memorável.
Em 2012 os fãs de OZZY OSBOURNE e ZAKK WYLDE aguardam ansiosamente pela chegada do BLACK LABEL SOCIETY no próximo dia 23 de novembro, e com certeza esse será mais um para somar no "currículo" de atrações de peso pesados da cidade.
Como você pode ver, o Ceará além desse carma de "Terra do Forró" tem uma galera que prestigia muito o Metal Pesado como um todo. Graças a pessoas e organizações dedicadas à essa cena, com o decorrer do tempo o estado vem progredindo nesse setor. Hoje abriga um dos maiores festivais de música Undergroud do Brasil que é o "Forcaos", nascido da iniciativa da ACR (Associação Cultural cearense do Rock) que já o promove desde 1999. Ainda tem o Ceará Music, que é mais voltado para a música POP, mas que já vem abrindo espaço para bandas Metal apostando também nesse público. Em fim, tudo merece apoio e reconhecimento, e como bom cearense, essa matéria é a minha forma de reconhecer toda a luta desse povo em prol da música pesada, não só no Ceará, mas em todo o Nordeste!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps