A Chave do Sol: "Fran era infinitamente melhor cantor", diz poeta
Por Willba Dissidente
Fonte: blog: A Chave do Sol
Postado em 06 de março de 2013
"A humildade é um caminho para a felicidade superior" diz frase que se tornou notória na clássica canção "Ufos", registrada pela A CHAVE DO SOL em 1985. O que poucos foram notando ao longo desses quase 30 trinta anos desde o lançamento do EP, é que nesse disco a banda contou com letras de um poeta na citada canção e em "Segredos". Para contar um pouco mais desse capítulo na estória do pioneiro conjunto de Hard Rock nacional, o blog A CHAVE DO SOL conversou com Julio Revoredo, o artista em questão.
Nascido em São Paulo, Revoredo já trabalhou também com o SIDHARTA e A PATRULHA DO ESPAÇO, sempre em parceria com o baixista Luiz Dominges, sendo que A CHAVE DO SOL foi sua primeira investida no mundo da música. Nesse período, além das músicas que entraram no disco, Julio Revoredo tinha outras canções e ajudou na produção de alguns shows. A obra do poeta é mais orientada pelo cinema fantástico de David Lynch, Stanley Kubrick, passando por Glauber Rocha e indo até as produções cult do 'mestre do filme B' Roger Corman; além de ser fã de atores carismáticos como Dennis Hopper, Daniel Day Lewis, Roddy MacDowall, Montgomery Clift, Barbara Hershey e James Dean. Em se tratando de rock, o poeta tem preferência pelo peso sessentista dos ingleses do CREAM e da carreira solo de ERIC CLAPTON, além de, é claro, OS MUTANTES.
Confira alguns trechos da entrevista, intitulada "Rock pesado e poesia sem contradições," abaixo:
Pergunta: Sabemos que você que escolheu o Fran após ver um show do ANO LUZ e saber que a banda estava decidida à encerrar as atividades. O que você achava do ANO LUZ, tanto no instrumental como nas letras? Quais as outras bandas que você assistiu show na época à procura de um vocalista para A CHAVE DO SOL? Houve mais alguém que você achava ser indicado ao microfone da Chave?
Resposta: Não foram muitas bandas, a única que me lembro de ter asssistido a um show, além do ANO LUZ, foi o SALÁRIO MÍNIMO. A escolha do Fran foi puramente por sua voz, uma vez que só assisti àquele show, por isso não posso avaliá-lo. E para mim, ao contrário da grande maioria que preferia o Beto, eu sempre achei o Fran infinitamente melhor cantor.
Pergunta: Como começou seu envolvimento com A CHAVE DO SOL? Desde que época você acompanhou a banda? Como você via o grupo, que tocava um som na linha clássica do jazz-rock, hard rock, num cenârio que voltado, quase que exclusivamente ao Heavy Metal? Em boas palavras: A CHAVE DO SOL se misturava bem à época e local, junto a nomes como SALÁRIO MÍNIMO, CENTÚRIAS, AZUL LIMÃO e o outros grupos, hoje clássicos do som pesado nacional?
Resposta: O meu envolvimento inicial com A CHAVE DO SOL, deu-se através de um amigo roqueiro, que viu o anúncio do show da Chave na frente do bar "Deixa Falar", e por curiosidade falou para mim : "Vamos entrar! Entramos e por coincidência o pessoal da Chave estava lá dentro, e voltamos mais tarde para o que foi o primeiro show d' A CHAVE DO SOL. De cara eu gostei do som, que mesclava covers e algumas poucas músicas que fariam parte de seu futuro repertório. No aspecto convívio, A Chave se dava bem com a maioria das bandas. No tocante à música, A Chave destoava da maioria das bandas, inclusive pela criatividade e qualidade superior às demais bandas.
Pergunta: Nos outros dois discos d' A CHAVE DO SOL, a saber, "The Key" e A "New Revolution" a sua poesia de vanguarda não é encontrada nas letras. Por quê?
Resposta: Porque já havia uma influência começada com o cantor Beto. Já havia uma direção naquela época para letras em inglês, eu ate poderia vertê-las, mas, eu acho que o meu tempo com A Chave, tinha sido o tempo anterior.
Pergunta: O saudoso Fran também escrevia música e suas letras eram fortes e impactantes. Como foi então para você, enquanto autor, essa convivência artística? Você acompanhou o processo de gravação do disco? Você pode nos dizer como aconteceu? Mais, qual suas impressões ao ouvir o resultado final? Finalizando, o que você pode dizer da recepção do disco por parte da crítica e do público?
Resposta: Eu achei ótimo ter um outro letrista, principalmente pela qualidade do teor político de suas letras, até porque os nossos estilos eram opostos. A convivência foi pouca, mas boa, pois eu era só um letrista, e ele além de letrista, cantor. Eu nao acompanhei o processo de gravação do disco, apenas uma vez o Rubens mostou-me numa fita cassete o esqueleto da música "Ufos" (era uma fita de pré-produção). O resultado final para mim foi bom, e engraçado, sempre que eu penso nesse disco, não são nas minhas músicas, mas sim da melhor música do disco, que é "Um Minuto Além". Em relação à recepção, não posso dizer nada.
Confira o link abaixo para ler a entrevista inteira.
http://achavedosol.blogspot.com.br/2013/01/entrevista-com-julio-revoredo.html
A CHAVE DO SOL:
Fran - Voz
Rubens - guitarra
Luiz - baixo
Zé Luis - bateria
Discografia:
18 Horas / Luz (Compacto, 1984)
A Chave do Sol (EP, 1985)
The Key (LP, 1987)
A New Revolution (LP, 1990)
Sites relacinados:
http://achavedosol.blogspot.com.br/
http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=1279098&hl=pt-BR
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Dave Mustaine quer que o último show do Megadeth aconteça no espaço
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
O apelido que David Gilmour odeia ser chamado - e Roger Waters chama
A sincera e entusiasmada opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, fundador do Pink Floyd
A mudança de opinião de Bruno Sutter sobre a depressão após morte de Fausto Fanti
Vocalistas: As maiores vozes esquecidas do Metal



