Black Sabbath: como a banda enfrentou e venceu o câncer de Iommi
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 22 de maio de 2013
O guitarrista do BLACK SABBATH, TONY IOMMI, falou sobre sua experiência com o câncer para a edição de julho da revista GUITAR WORLD:
Black Sabbath - Mais Novidades
Iommi: "Uma vez que ouvi meu médico dizer isso, meu mundo inteiro mudou. Eu pensei, ‘Uma porra de linfoma? Estou acabado.’"
"Uma vez que eles me diagnosticaram, eu tive que começar logo o tratamento. E aquilo me derrubou. Eu passava por aquelas fases pensando, será que eu aguento? E daí: claro que eu aguento. Eu não quero morrer. Eu quero seguir em frente e fazer o que eu devo fazer."
"Eles pensaram que eu ia bater as canelas. Mas eu perguntei ao médico, ‘Tudo bem se eu trabalhar?’ E ele disse, ‘Sim, você só tem que ter cuidado’. Então eu ia pro estúdio e tocava um pouco. Daí eu me cansava e tinha que me sentar. Os caras me diziam pra não forçar muito."
Osbourne: "Nós todos ficávamos tomando conta dele. Não que ficássemos dizendo, ‘Você está bem? Você está bem?’ Nós só continuávamos ali. Claro, ele parecia cansado, mas ele foi um soldado e marchou em frente. Ele ainda tinha mais riffs saindo de dentro dele do que qualquer outro. Nenhum de nós dizia, ‘Ah, ele está doente de novo’. Somos irmãos. Crescemos juntos. É como um membro da família ficando doente.’"
Butler: "Isso trouxe à tona o quanto somos apenas seres mortais, e não vamos estar aqui pra sempre. Tony e eu estávamos no HEAVEN & HELL com Ronnie James Dio, e seis meses depois, Ronnie estava morto [de câncer no estômago em 2010]. Nós não achávamos de modo algum que isso fosse acontecer. Quando Tony desenvolveu o câncer, claro que isso passou pela mente dele. Nós não sabíamos como ele responderia ao tratamento. Então foi meio que, vamos gravar esse álbum curte o que custar, desde que Tony possa fazê-lo. Então compúnhamos por três semanas, e daí ele ia se tratar e tínhamos três semanas de folga. Mas isso não afetou em nada o desempenho dele. Na verdade eu acho que isso o encorajou e tirou o foco da mente dele do câncer, o que é a melhor coisa que você pode fazer se tem aquilo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
O álbum inesperado de estreia que virou o disco de rock mais vendido dos anos 90
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O hit que deu segurança financeira ao Judas Priest, segundo Ian Hill
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
O disco do Jethro Tull que Ian Anderson achava que passou do ponto e ficou complicado demais
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
A música do Led Zeppelin que a própria banda preferia esquecer
Max Cavalera revela a lição mais importante que aprendeu na vida
O álbum que transformou o fim de uma banda em uma obra de arte melancólica e bela
King Diamond conta o que comprou com a grana que ganhou do Metallica
O dia que Paul McCartney comentou com Pedro Bial sobre fãs fazendo amor no Maracanã


A música que salvou a carreira de Ozzy Osbourne e se tornou um símbolo pop do metal
Bill Ward diz que nunca tocou "Paranoid" do mesmo jeito ao vivo por duas vezes
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi
Ozzy e Geezer divergiam sobre qual foi o auge do Black Sabbath? Zakk Wylde explica
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
O clássico do Soundgarden onde Chris Cornell quis misturar Black Sabbath e música caipira
O álbum do Black Sabbath gravado com equipamentos de John Lennon
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
O cover tão magnífico do Black Sabbath que até Tony Iommi cita nas redes sociais
50 clássicos do Rock que superaram 1 bilhão de plays no Spotify



