Max Cavalera defende manifestações: "povo tem que se expressar"
Por Maurício Dehò
Fonte: Heavy Nation - UOL
Postado em 19 de junho de 2013
Do Black Sabbath, com sua "War Pigs", aos dias de hoje, o Metal sempre teve muito mais um caráter combativo, de protesto, do que de apenas contar histórias de dragões e outras trivialidades. Não foi diferente com o Sepultura. Tão logo ecoaram os gritos das manifestações pelo Brasil, nos últimos dias, principalmente a quinta-feira de 13 de junho em São Paulo, e um som da banda foi lembrado e compartilhado repetidamente nas redes sociais: Refuse/Resist.
O Heavy Nation, da Rádio UOL, falou com Max Cavalera sobre o vídeo que ele publicou na segunda-feira, apoiando os manifestantes brasileiros. Ele falou da honra de ter sua música usada como inspiração, contou seus causos com a polícia e respondeu aos críticos que sempre chamam a atenção ao fato de ele ter trocado seu país por Phoenix (EUA) para morar.
Leia a entrevista completa clicando no link abaixo:
http://heavynation.blog.uol.com.br/arch2013-06-01_2013-06-30.html#2013_06-19_07_28_20-158497053-0
Como surgiu a ideia de gravar esse vídeo, que em algumas horas já tinha 30 mil visitas e dois dias depois, o dobro desse número?
Foi vendo o Youtube. Eu comecei a ver os protestos e a Glória (Cavalera, sua mulher) sempre está em contato com muita gente no Brasil, pelo Facebook. Uma dessas pessoas é o empresário que vai levar o Soulfly no fim do ano e deu a sugestão de eu dar meu apoio em um vídeo, contando que estou acompanhando e dando suporte a quem estava sendo oprimido. Então eu fiz no meu quintal, onde tem a bandeira do Brasil, atrás da minha casa. É uma bandeira que eu levava em turnê, mas aposentei. Ficou ali e virou o cenário.
O que você achou deste ato de segunda-feira, feito de forma pacífica pela maioria do pessoal no Brasil?
O pessoal quer fazer o lance sem violência, pacífico, e é um direito. A polícia tem que deixar o pessoal marchar numa boa, se expressar. A atitude do povo de ir para a rua é legal, como aconteceu no Oriente Médio, no Egito. Mas o lance da polícia é foda. Tenho dois ou três amigos que são policiais, mas mesmo eles reclamam.
A música "Refuse/Resist" foi a mais lembrada nesse momento de protesto. É a que mais representa mesmo?
"Refuse/Resist" é uma música que foi feita para protesto. A música e o vídeo foram feitos com imagens de revoltas de outras partes do mundo. A ideia da música mesmo é protestar e resistir ao sistema. É uma música bem mais punk pro lado nas letras, tipo Jello Biafra, Black Flag, Discharge. Para mim é a que mais tem a ver, acho que até o riff dela é forte pra caralho, é um riff de guerra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brasileira conta como está sendo o primeiro ano como vocalista do Battle Beast
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Morphine anuncia álbum inédito 26 anos após seu fim
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine
Gar Samuelson é o ex-baterista do Megadeth mais difícil de "imitar", de acordo dom Dirk Verbeuren
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Jeff Scott Soto não ligava muito para o Iron Maiden até ouvir "The Number of the Beast"
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Os 10 maiores álbuns da história do grunge, em lista do Brave Words
O dia que Humberto Gessinger explicou a Charles Gavin significado de álbum dos Engenheiros
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire

"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Como a turnê de "Arise" mudou os integrantes do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Max Cavalera e o vergonhoso incidente que o fez deixar de usar drogas e beber



