Exciter: "nunca houve situação ruim com o Dan Beehler", diz Ricci
Por Luciano Piantonni
Fonte: Hard And Heavy
Postado em 30 de agosto de 2013
O Exciter sempre foi referência para os fãs de Thrash Metal. A banda é uma das responsáveis pela criação do estilo, quando este ainda era chamado de "Speed Metal".
Seus três primeiros álbuns, Heavy Metal Maniac (83), Violence & Force (84) e Long Live The Loud (85), são verdadeiros clássicos irretocáveis do gênero – quem sempre citou esses álbuns como uns de seus preferidos, foi Lars Ulrich do Metallica.
Após a saída de Dan Beehler e Allan Johnson, o guitarrista original e fundador, John Ricci, retornou, repaginando a banda com a entrada de Clammy (baixo), Kenny "Metal Mouth" Winter (vocais) e Rick Charron (bateria).
Com essa formação eles gravaram os álbuns Thrash, Speed, Burn (2008) e Death Machine (2010), muito bem recebidos pelos fãs.
Na próxima semana o Exciter fará uma mini tour pelo país, tocando em Curitiba/PR (06/09, Espaço Cult), São Bernardo do Campo/SP (07/09, Principios Bar) e São Paulo/SP (08/09, Hangar 110).
Aproveitamos para bater um papo com John Ricci, que tratou de diversos assuntos, como a troca de vocalistas, o conturbado Metal Open Air, e sua relação com o ex-baterista e vocalista da banda, Dan Beeler! Confiram!
HARD AND HEAVY - John, muito obrigado pela disponibilidade em conversarmos; Vamos falar sobre o momento atual da banda: O Ultimo lançamento do Exciter, foi o disco ‘Death Machine’, que foi o segundo com o vocalista Kenny Winter. Como já temos 3 anos do lançamento desse álbum, já temos a previsão de algum material novo?
JOHN RICCI - Eu estive trabalhando por um tempo em novas musicas, mas não gosto de lançar nada que não seja realmente bom, pois a composição é muito dura. A banda está sempre reunida, ensaiando, e juntando algumas ideias, mas nada considerado bom o suficiente para estar em um álbum. Então, até o momento, não posso dizer quando uma nova gravação irá finalmente acontecer. Para mim, um álbum precisa ter certo "clima" para descrever onde a banda está, musicalmente falando, e o clima que tento capturar é sempre uma abordagem agressiva para o material, e eu creio que os fãs irão esperar um pouco mais antes de gravarmos um novo álbum, mas a única coisa que posso dizer é que esse disco será um ‘destruidor de ossos’!
HARD AND HEAVY= Kenny Winter é o terceiro vocalista que já passou pela banda. (Alem de Dan Beeher, o original, a banda contou com Jacques Bélanger nos discos "The Dark Command" de 1997, e "Blood of the Tyrants", de 2000). Gostaríamos que você falasse um pouco mais do Kenny, para sabermos mais sobre ele, e também, gostaríamos de saber o que você poderia apontar de diferenças entre ele e os vocalistas anteriores.
JOHN RICCI- Kenny fez um teste conosco em Setembro de 2006, pouco depois que Jacques deixou a banda. Estávamos à procura de um vocalista que pudesse gritar. Afinal, o Exciter baseou-se em uma fórmula em vocais gritados e eu tinha que ter certeza que o vocalista que escolheríamos, não iria me dar uma trabalheira sobre cantar à plenos pulmões durante um show do Exciter de 60/90 minutos! E nós somos de Ottawa, Canadá, já Kenny, é americano, e vive no Brooklyn, Nova York. Antes do Exciter, acredito que Kenny tocou em algumas bandas locais de Nova York, isso é tudo que eu sei sobre ele! (risos!). Eu escrevo todas as letras e melodias (com alguma ajudinha de Kenny em alguns casos), mas Kenny está interpretando minhas ideias à sua maneira e elas parecem trabalhar dentro de som assinado originalmente pelo Exciter.
HARD AND HEAVY- Muitos falam sobre uma situação ruim, criada entre o Dan Beehler e vocês, referente ao nome Exciter. Vocês ainda tem algum tipo de contato?
JOHN RICCI - Eu não sei o que você quer dizer com "essa situação entre Dan e John Ricci". Nunca houve uma "situação ruim" entre eu e Dan Beehler. Ele, pura e simplesmente, não quis tocar conosco, em nossa volta em 1993, e eu decidi continuar a banda. Eu sou o cara que começou o Exciter em 1978 e fiz o riff principal de "World War 111" (em 1981), que se tornou o modelo para o tipo de som do Exciter. E eu só não tenho contato algum com Dan.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps