Exciter: "nunca houve situação ruim com o Dan Beehler", diz Ricci
Por Luciano Piantonni
Fonte: Hard And Heavy
Postado em 30 de agosto de 2013
O Exciter sempre foi referência para os fãs de Thrash Metal. A banda é uma das responsáveis pela criação do estilo, quando este ainda era chamado de "Speed Metal".
Seus três primeiros álbuns, Heavy Metal Maniac (83), Violence & Force (84) e Long Live The Loud (85), são verdadeiros clássicos irretocáveis do gênero – quem sempre citou esses álbuns como uns de seus preferidos, foi Lars Ulrich do Metallica.
Após a saída de Dan Beehler e Allan Johnson, o guitarrista original e fundador, John Ricci, retornou, repaginando a banda com a entrada de Clammy (baixo), Kenny "Metal Mouth" Winter (vocais) e Rick Charron (bateria).
Com essa formação eles gravaram os álbuns Thrash, Speed, Burn (2008) e Death Machine (2010), muito bem recebidos pelos fãs.
Na próxima semana o Exciter fará uma mini tour pelo país, tocando em Curitiba/PR (06/09, Espaço Cult), São Bernardo do Campo/SP (07/09, Principios Bar) e São Paulo/SP (08/09, Hangar 110).
Aproveitamos para bater um papo com John Ricci, que tratou de diversos assuntos, como a troca de vocalistas, o conturbado Metal Open Air, e sua relação com o ex-baterista e vocalista da banda, Dan Beeler! Confiram!
HARD AND HEAVY - John, muito obrigado pela disponibilidade em conversarmos; Vamos falar sobre o momento atual da banda: O Ultimo lançamento do Exciter, foi o disco ‘Death Machine’, que foi o segundo com o vocalista Kenny Winter. Como já temos 3 anos do lançamento desse álbum, já temos a previsão de algum material novo?
JOHN RICCI - Eu estive trabalhando por um tempo em novas musicas, mas não gosto de lançar nada que não seja realmente bom, pois a composição é muito dura. A banda está sempre reunida, ensaiando, e juntando algumas ideias, mas nada considerado bom o suficiente para estar em um álbum. Então, até o momento, não posso dizer quando uma nova gravação irá finalmente acontecer. Para mim, um álbum precisa ter certo "clima" para descrever onde a banda está, musicalmente falando, e o clima que tento capturar é sempre uma abordagem agressiva para o material, e eu creio que os fãs irão esperar um pouco mais antes de gravarmos um novo álbum, mas a única coisa que posso dizer é que esse disco será um ‘destruidor de ossos’!
HARD AND HEAVY= Kenny Winter é o terceiro vocalista que já passou pela banda. (Alem de Dan Beeher, o original, a banda contou com Jacques Bélanger nos discos "The Dark Command" de 1997, e "Blood of the Tyrants", de 2000). Gostaríamos que você falasse um pouco mais do Kenny, para sabermos mais sobre ele, e também, gostaríamos de saber o que você poderia apontar de diferenças entre ele e os vocalistas anteriores.
JOHN RICCI- Kenny fez um teste conosco em Setembro de 2006, pouco depois que Jacques deixou a banda. Estávamos à procura de um vocalista que pudesse gritar. Afinal, o Exciter baseou-se em uma fórmula em vocais gritados e eu tinha que ter certeza que o vocalista que escolheríamos, não iria me dar uma trabalheira sobre cantar à plenos pulmões durante um show do Exciter de 60/90 minutos! E nós somos de Ottawa, Canadá, já Kenny, é americano, e vive no Brooklyn, Nova York. Antes do Exciter, acredito que Kenny tocou em algumas bandas locais de Nova York, isso é tudo que eu sei sobre ele! (risos!). Eu escrevo todas as letras e melodias (com alguma ajudinha de Kenny em alguns casos), mas Kenny está interpretando minhas ideias à sua maneira e elas parecem trabalhar dentro de som assinado originalmente pelo Exciter.
HARD AND HEAVY- Muitos falam sobre uma situação ruim, criada entre o Dan Beehler e vocês, referente ao nome Exciter. Vocês ainda tem algum tipo de contato?
JOHN RICCI - Eu não sei o que você quer dizer com "essa situação entre Dan e John Ricci". Nunca houve uma "situação ruim" entre eu e Dan Beehler. Ele, pura e simplesmente, não quis tocar conosco, em nossa volta em 1993, e eu decidi continuar a banda. Eu sou o cara que começou o Exciter em 1978 e fiz o riff principal de "World War 111" (em 1981), que se tornou o modelo para o tipo de som do Exciter. E eu só não tenho contato algum com Dan.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Humberto Gessinger explica sua opinião sobre a banda Rush e o formato power trio
A maior fraqueza do lendário Slash na guitarra, segundo o próprio guitarrista
O dia que Robert Plant pediu um cigarro para James LaBrie em um bar (e não ganhou)


Robb Flynn, do Machine Head, relembra sangue e pancadaria em show do D.R.I.



