Jason Newsted: a criação de Blackened e a admiração por Hetfield
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 11 de outubro de 2013
O ex-baixista do METALLICA, VOVOID e FLOTSAM AND JETSAM, e atual frontman do NEWSTED, Jason newsted, respondeu em 2013 algumas questões na Guitar World Magazine. Alguns trechos desta entrevista estão disponíveis abaixo:
"Doomsday For The Deceiver" é incrível! Qual foi a experiência de gravar isso com o FLOTSAM AND JETSAM, comparado com o "...And Justice For All" do METALLICA?
Newsted: "O LP 'Doomsday' inteiro foi gravado, mixado e masterizado em cinco dias por somente US$5.000. Esta é a grande diferença aqui [risos]. Todos chegaram lá e tocaram suas partes, faixa por faixa, como você pode ouvir. Foi sobre nossos sentimentos e o carisma carregados por nós. No METALLICA, isso se tornou muito mais meticuloso após um tempo. Na época que estávamos chegando ao "Black Album", nós começamos a aprender com o produtor Bob Rock e fazer tudo o mais perfeito possível. Esta é a oposição polar ao álbum do FLOTSAM."
Jason Newsted - Mais Novidades
Você tem créditos de composição no Black Album [My Friend Of Misery], que é um dos discos mais vendidos de todos os tempos. Resíduos disso ainda pagam sua hipoteca?
Newsted: "Bem, essa é uma questão bem pessoal. Eu realmente não sei o que dizer [risos]. Acho que você está brincando, então vou responder a altura. Minha resposta é: Eu pude fazer o que quis e quando quis pelos últimos 20 anos. [Risos]."
Qual sua melhor e pior memória do palco?
Newsted: "A pior é James [Hetfield] se queimando [em um acidente pirotécnico em 1992]. Não há dúvidas sobre isso. Ser coberto com merda no palco é difícil, mas nada se compara às queimaduras de James. E o melhor momento no palco? Houve algumas vezes... Tocar no Grammy foi bem legal. Quando você está fazendo os ensaios, você vê as fotos das pessoas nos lugares reservados: James Brown, Tom Petty, Buck Owens e Prince. E quando você realmente vai tocar, eles estão lá sentados. É um momento de muito orgulho. E nos bastidores lá estava James Brown, ele estava concordando com sua cabeça e dizendo que nós sabíamos o que estávamos fazendo. Estes são os melhores momentos, quando seus heróis tiram seu chapéu pra você, ou até mesmo lhe chamam pelo seu primeiro nome."
Você escreveu "Blackened" do "...And Justice for All", que eu acho que é uma das melhores aberturas de álbum de todos os tempos. O que você se lembra da criação dessa música?
Newsted: "Sim, o riff principal é meu. Eu o escrevi no baixo, porém. Eu nunca contei essa história antes e ela me anima um pouco. Eu estava na banda há pouco tempo, eu ainda morava em um apartamento alugado de um quarto. E James chegava na casa, como velhos amigos. Ele chegava para o jantar, nós ficávamos por lá e tocávamos guitarra no sofá. Era um sonho para mim. O METALLICA era minha banda favorita. Era bem surreal. Eu tinha um gravador Tascam no meu quarto, chegávamos lá com sua guitarra e com meu baixo. Eu estava brincando com esse riff, quando ele começou a tocar junto, e ele começou a se formar naquela hora. Eu sentando na minha cadeira, sem palavras, cara. Nós tínhamos algo! Era a primeira vez que construímos algo juntos e eu fiquei pensando: 'Cara, esse riff é bom o bastante para abrir o álbum.' Realmente me deu uma sensação de vitória, porque eu o admirava muito e ainda o faço nos dias de hoje."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps