Aerosmith: Steven Tyler é contra a liberação de remixes
Por Fernando Portelada
Fonte: Billboard
Postado em 17 de fevereiro de 2014
De acordo com a Billboard, o vocalista do AEROSMITH, Steven Tyler, e a advogada Dina LaPolt, enviaram uma carta ao escritório de marcas e patentes dos Estados Unidos, com oposição à criação da licença compulsória que permite a qualquer um fazer legalmente remixes e trabalhos derivativos sem pedir permissão dos compositores.
Com esta possível revisão de copyright atualmente percorrendo vários corredores do congresso, vários departamentos e ramos do governo do Estados Unidos estão investigando essa área. Em Julho, o Departamento de Comércio na Internet lançou um documento sobre esta política de copyrights e inovação na economia digital, que convidada todos a adentrar o processo de consulta e debate antes da redação da definitiva lei. Entre outras coisas este documento sugeria que os remixes poderiam encarar inaceitáveis impedimentos, e perguntavam se existia uma forma de suavizar este caminho, como talvez criar uma licença compulsória.
Esta Força Tarefa afirmou que vai convencer uma série de mesas redondas a examinar este problema, mas na carta ao Escritório de Marcas e Patentes – uma agência do próprio governo – LaPolt e Tyler argumentaram que uma licença compulsória vai tirar os direitos de qualquer artista de designar a forma que sua música é usada: "Artistas podem, e devem, continuar a ter o direito de negar um uso que eles não concordem." Diz o pronunciamento. "Não há necessidade algum de impor uma licença compulsória que permite trabalhos derivativos, visto que o atual mercado está totalmente funcional."
Por exemplo, em 1986, o rapper Run-D.M.C gravou uma versão de "Walk This Way", do AEROSMITH. Como um cover, ele poderia ter requisitado uma licença compulsória para criar sua versão, mas ao invés disso, o músico trouxe Tyler e o guitarrista do grupo, Joe Perry, que autorizaram a música, no processo de criar "um dos trabalhos derivativos de maior sucesso dos tempos modernos."
"Uma licença compulsória para remixes, mash-ups e sampling é um passo longe demais", eles argumentaram em sua carta, entregue à Billboard.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
Ill Niño demite guitarrista que não chegou a fazer um show sequer com a banda
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
Gary Holt comenta a participação de Peter Tägtgren em novo disco do Exodus
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
A condição imposta pelo Rush para aceitar que Dinho Ouro Preto entrevistasse a banda
Cinco bandas de metal que merecem mais atenção do que recebem
O clássico do rock com o melhor som de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins


Nomes do rock e do heavy metal que fazem aniversário em março
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
A música do Aerosmith que ajudou a "salvar o planeta" e conquistou algo que nunca conseguiram
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Quando o Rush devolveu o tratamento que recebeu do Aerosmith, e Joe Perry teve que ouvir
A banda que quase pegou o avião que caiu com o Lynyrd Skynyrd em 1977
Joe Perry explica o erro dos Beatles que os Rolling Stones por pouco não cometeram
4 hits de 85 que tem tanto solos quanto riffs inesquecíveis, segundo a American Songwriter
Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, e três mulheres nuas no chuveiro
Fotos de Infância: Steven Tyler, do Aerosmith



