Rock Gaúcho: bandas novas que valem a pena - El Negro
Por Fábio Gudolle
Fonte: Cogumelo do Zebu
Postado em 23 de março de 2014
Antes do novo milênio ainda estávamos atrelados nos resquícios da explosão cultural e criativa do rotulado rock gaúcho dos anos 1980 e 1990. Quando houve grupos baluartes que tremularam a bandeira do rock feito no Rio Grande do Sul para além do estado, como: OS CASCAVELLETES, TNT, GAROTOS DA RUA, OS REPLICANTES, ENGENHEIROS DO HAWAII, NENHUM DE NÓS, GRAFORRÉIA XILARMÔNICA. Ainda é muito presente a importância e influência daquele tempo atualmente. Mas, talvez, a mais nova efervescência do rock gaúcho está acontecendo desde o começo dos anos 2000. Uma renovação constante desse catálogo vem ocorrendo com produções de qualidade no panorama atual.
Uma nova cena de bandas emergiu. Alavancadas por inúmeros festivais independentes como, só para citar dois expressivos: Macondo Circus e Morrostock. São novas cabeças que vem digerindo todo cabedal de referencias que possuem do rock mundial e daquele feito aqui para mostrar novos rebentos e experimentações. Trazem-nos o rock gaúcho contemporâneo.
Estamos em 2014 e em cinco textos trarei cinco promessas talentosíssimas que merecem serem escutadas e reconhecidas. A primeira é:
EL NEGRO
Trio formado em 2012 na capital gaúcha por músicos já experientes de estrada: Mumu (VERA LOCA) aqui no vocal e na guitarra, Fabian Steinert (WISHCRAFTT) no baixo e Leandro Schirmer (NEI VAN SÓRIA, ex-Vera Loca) na bateria.
O projeto El Negro é de se arrebatar na primeira escutada. Para quem gosta daqueles power trios obscuros dos anos 1970 vai se deliciar. Fazem um hard setentista garageiro, orgânico e raivoso. Totalmente diferente do estilo das atuais bandas dos integrantes.
Mumu nos mostra que não é somente um bom baixista, mas sim um músico cheio de potencial. É o carro chefe da El Negro, sua guitarra é que conduz a sonoridade da banda, calcada num concreto de riffs viscerais. Leandro Schirmer nem parece aquele baterista calmo do inicio da Vera Loca. Na El Negro bate muito mais forte e seguro, com uma pegada e viradas pendendo para o metal. E Fabian conduz no limite a cozinha da banda no baixo.
Ao escutar percebe-se a referencia de uma aura Hard Blues setentista e de um Stoner Rock desértico dos anos 1990. Notam-se também vestígios de JON SPENCER BLUES EXPLOSION, THE RACOUNTERS, WOLFMOTHER em certas passagens. Mumu agrega também o Lap Steel para aprimorar o trabalho da banda. Outra influencia congruente dos integrantes é o gosto dos filmes Exploitation, que converge a uma sonoridade que pode ser pensada como trilha para esse movimento cinematográfico.
A banda gravou ao vivo as músicas para o primeiro álbum e soltou o primeiro single e videoclipe da faixa "Pé no Talo", que resume a proposta do som da El Negro. Para contribuir com o clima pretendido, o registro se deu em uma fábrica desativada de Porto Alegre; aproveitando os reverbs do ambiente amplo. O lugar pode ser visto no clipe da música lançada.
A expectativa é grande para a finalização do disco inteiro que foi mixado por Ray Z e masterizado por Jim Diamond (co-produtor do primeiro álbum do THE WHITE STRIPES). Espera-se que até o final do ano esteja nas nossas coleções. Escute pra sentir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Ex-baixista do Metallica diz que Mustaine deixava outros membros comendo poeira
"Quando Radiohead copia Beatles é genial; já o Oasis é plágio", diz Noel Gallagher
A banda clássica inglesa que Roberto Frejat nunca foi fã: "Não fazia minha cabeça"
Bon Jovi: as fotos do vocalista com mulheres nuas em 1985
Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008
Metallica: os segredos de "Enter Sandman"
Quem vendeu mais discos no Brasil, Metallica ou Iron Maiden?
Spike: os sete piores solos de guitarra
Medina cita atrações que não deram lucro no Rock in Rio; "nome importante da história do Rock"



