Rock Gaúcho: bandas novas que valem a pena - El Negro

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fábio Gudolle, Fonte: Cogumelo do Zebu
Enviar correções  |  Ver Acessos

Antes do novo milênio ainda estávamos atrelados nos resquícios da explosão cultural e criativa do rotulado rock gaúcho dos anos 1980 e 1990. Quando houve grupos baluartes que tremularam a bandeira do rock feito no Rio Grande do Sul para além do estado, como: OS CASCAVELLETES, TNT, GAROTOS DA RUA, OS REPLICANTES, ENGENHEIROS DO HAWAII, NENHUM DE NÓS, GRAFORRÉIA XILARMÔNICA. Ainda é muito presente a importância e influência daquele tempo atualmente. Mas, talvez, a mais nova efervescência do rock gaúcho está acontecendo desde o começo dos anos 2000. Uma renovação constante desse catálogo vem ocorrendo com produções de qualidade no panorama atual.

Photoshop: Luan Morrison, Ivete Osbourne, Axl Teló e maisDavid Coverdale: Em 1974, o Deep Purple Expulsou o ACDC do palco

Uma nova cena de bandas emergiu. Alavancadas por inúmeros festivais independentes como, só para citar dois expressivos: Macondo Circus e Morrostock. São novas cabeças que vem digerindo todo cabedal de referencias que possuem do rock mundial e daquele feito aqui para mostrar novos rebentos e experimentações. Trazem-nos o rock gaúcho contemporâneo.

Estamos em 2014 e em cinco textos trarei cinco promessas talentosíssimas que merecem serem escutadas e reconhecidas. A primeira é:

EL NEGRO

Trio formado em 2012 na capital gaúcha por músicos já experientes de estrada: Mumu (VERA LOCA) aqui no vocal e na guitarra, Fabian Steinert (WISHCRAFTT) no baixo e Leandro Schirmer (NEI VAN SÓRIA, ex-Vera Loca) na bateria.

O projeto El Negro é de se arrebatar na primeira escutada. Para quem gosta daqueles power trios obscuros dos anos 1970 vai se deliciar. Fazem um hard setentista garageiro, orgânico e raivoso. Totalmente diferente do estilo das atuais bandas dos integrantes.

Mumu nos mostra que não é somente um bom baixista, mas sim um músico cheio de potencial. É o carro chefe da El Negro, sua guitarra é que conduz a sonoridade da banda, calcada num concreto de riffs viscerais. Leandro Schirmer nem parece aquele baterista calmo do inicio da Vera Loca. Na El Negro bate muito mais forte e seguro, com uma pegada e viradas pendendo para o metal. E Fabian conduz no limite a cozinha da banda no baixo.

Ao escutar percebe-se a referencia de uma aura Hard Blues setentista e de um Stoner Rock desértico dos anos 1990. Notam-se também vestígios de JON SPENCER BLUES EXPLOSION, THE RACOUNTERS, WOLFMOTHER em certas passagens. Mumu agrega também o Lap Steel para aprimorar o trabalho da banda. Outra influencia congruente dos integrantes é o gosto dos filmes Exploitation, que converge a uma sonoridade que pode ser pensada como trilha para esse movimento cinematográfico.

A banda gravou ao vivo as músicas para o primeiro álbum e soltou o primeiro single e videoclipe da faixa "Pé no Talo", que resume a proposta do som da El Negro. Para contribuir com o clima pretendido, o registro se deu em uma fábrica desativada de Porto Alegre; aproveitando os reverbs do ambiente amplo. O lugar pode ser visto no clipe da música lançada.

A expectativa é grande para a finalização do disco inteiro que foi mixado por Ray Z e masterizado por Jim Diamond (co-produtor do primeiro álbum do THE WHITE STRIPES). Espera-se que até o final do ano esteja nas nossas coleções. Escute pra sentir.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "El Negro"


Photoshop: Luan Morrison, Ivete Osbourne, Axl Teló e maisPhotoshop
Luan Morrison, Ivete Osbourne, Axl Teló e mais

David Coverdale: Em 1974, o Deep Purple Expulsou o ACDC do palcoDavid Coverdale
Em 1974, o Deep Purple Expulsou o ACDC do palco


Sobre Fábio Gudolle

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336