Lojas de Discos: mais importantes e relevantes do que nunca
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 19 de abril de 2014
Neste RECORD STORE DAY [19 de Abril], a revista inglesa NME divulga uma conversa com o produtor e rapper CHUCK D [que chegou a colaborar com os thrashers nova-iorquinos do ANTHRAX na faixa "Bring The Noise" ao lado de seu grupo, o PUBLIC ENEMY] sobre sua visão do futuro do varejo musical:
"Eu venho da cultura DJ. Nós, DJs, reconhecemos a importância dos discos e a importância da cultura musical. As lojas independentes de discos têm fortalecido a curadoria dos discos e da música à medida que a cena amadurece. As lojas que influenciaram a nós, músicos, são lugares que sopraram vida em nós tanto quanto os fabricantes da música, tal como os colecionadores. E é por isso que a sobrevivência das lojas de discos ao redor do mundo é tão importante.
Tudo está na internet – tudo. Mas se você não sabe ler a internet e interpretar o que está ali, então ela é inútil. As lojas de discos são nossas curadorias. Elas são os sistemas de GPS para nos guiar através do que está na rede – elas lhe ajudam a entender o que é o que.
Ser embaixador do Record Store Day não se trata de uma visão romântica da volta do vinil e uma moda. Eu acho que se trata de fazer com que as lojas de discos saibam que elas podem ser independentes e flexíveis o suficiente para se adaptarem a qualquer tipo de avalanche tecnológica que vier. Eu não fico ofendido ao ver um anúncio com os dizeres "LP, CD, DL" nele, mas acho que a sobrevivência das lojas de disco gira em torno de prestar atenção no passado tanto quanto prestamos ao futuro.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Lojas independentes devem estar aptas a abrir suas asas e mostrar sua flexibilidade, e também a manter a alma e a emoção de tudo isso. Vai além de simplesmente dirigir-se a uma loja de discos e comprar álbuns de vinil: trata-se de ir até lá e poder absorver conteúdo, dados, itens colecionáveis, estilo de vida, relevância.
Eu acho que a chave é entender a mudança na linguagem. As pessoas me perguntam, "Chuck, mano, que tipo de música nova você curte?" e eu respondo, "Bem, eu curto o novo Big Joe Turner, de 1957. É novo, porque eu não conhecia! É novo para mim. Você não tem como forçar o público a dizer o que é novo e o que não é – especialmente não no momento. John Sebastian, do Lovin’ Spoonful, é novo para uma massa crítica de pessoas. O T-Rex é novo. Phil Lynott é novo. Eu acho que as lojas de discos podem trabalhar em conferência com as pessoas ao propiciar essas descobertas, e ajudá-las a achar mais e mais.
As lojas de discos são bibliotecas sônicas que podem oferecer a curadoria que as gravadoras não podem e não farão. È por isso que eu sou um grande fã da ideia de que toda loja independente de discos deveria ter sua própria estação de rádio digital. E já que elas são independentes, mesmo que as leis digam ‘não’, então que sejam as novas estações piratas de rádio – as lojas de disco sendo suas próprias estações de rádio. Então esse é meu primeiro discurso rebelde no papel de embaixador do Record Store Day – tentar fazer com que toda loja independente de discos tenha sua própria estação de rádio."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dennis Stratton diz que sentiu pena de Blaze Bayley ao assistir documentário do Iron Maiden
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
O álbum dos anos 1980 que define o heavy metal, segundo Zakk Wylde
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Site diz que Slayer deve fechar tour pela América do Sul ainda em 2026
Primavera Sound Brasil divulga seu Line-up para 2026
As demissões mais esquisitas da história do rock, de Pink Floyd a Beatles
A banda que fez Sharon den Adel, vocalista do Within Temptation, entrar no mundo da música pesada
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Baterista da Lady Gaga ouve Death pela primeira vez e tenta tocar "Crystal Mountain"
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
A música do Creedence que os fãs adoram mas John Fogerty nunca engoliu direito
A banda dos anos 80 que Ozzy até gostava, mas ouviu tanto que passou a odiar
Pra convencer: dez álbuns de metal para quem não gosta de metal
A banda muito pesada que Sandy está sendo obrigada a ouvir por causa do filho de 9 anos
Ultimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rock

"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Como a nova era dos festivais está sufocando os shows menores
Depois de mais de quarenta anos, vendas de discos de vinil nos EUA superam US$ 1 bilhão
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
Audiofilia: fones da Apple são pior meio para se ouvir música
Saúde Pública: 18 sinais de que você é viciado em discos de vinil

