Lojas de Discos: mais importantes e relevantes do que nunca
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 19 de abril de 2014
Neste RECORD STORE DAY [19 de Abril], a revista inglesa NME divulga uma conversa com o produtor e rapper CHUCK D [que chegou a colaborar com os thrashers nova-iorquinos do ANTHRAX na faixa "Bring The Noise" ao lado de seu grupo, o PUBLIC ENEMY] sobre sua visão do futuro do varejo musical:
"Eu venho da cultura DJ. Nós, DJs, reconhecemos a importância dos discos e a importância da cultura musical. As lojas independentes de discos têm fortalecido a curadoria dos discos e da música à medida que a cena amadurece. As lojas que influenciaram a nós, músicos, são lugares que sopraram vida em nós tanto quanto os fabricantes da música, tal como os colecionadores. E é por isso que a sobrevivência das lojas de discos ao redor do mundo é tão importante.

Tudo está na internet – tudo. Mas se você não sabe ler a internet e interpretar o que está ali, então ela é inútil. As lojas de discos são nossas curadorias. Elas são os sistemas de GPS para nos guiar através do que está na rede – elas lhe ajudam a entender o que é o que.
Ser embaixador do Record Store Day não se trata de uma visão romântica da volta do vinil e uma moda. Eu acho que se trata de fazer com que as lojas de discos saibam que elas podem ser independentes e flexíveis o suficiente para se adaptarem a qualquer tipo de avalanche tecnológica que vier. Eu não fico ofendido ao ver um anúncio com os dizeres "LP, CD, DL" nele, mas acho que a sobrevivência das lojas de disco gira em torno de prestar atenção no passado tanto quanto prestamos ao futuro.

Lojas independentes devem estar aptas a abrir suas asas e mostrar sua flexibilidade, e também a manter a alma e a emoção de tudo isso. Vai além de simplesmente dirigir-se a uma loja de discos e comprar álbuns de vinil: trata-se de ir até lá e poder absorver conteúdo, dados, itens colecionáveis, estilo de vida, relevância.
Eu acho que a chave é entender a mudança na linguagem. As pessoas me perguntam, "Chuck, mano, que tipo de música nova você curte?" e eu respondo, "Bem, eu curto o novo Big Joe Turner, de 1957. É novo, porque eu não conhecia! É novo para mim. Você não tem como forçar o público a dizer o que é novo e o que não é – especialmente não no momento. John Sebastian, do Lovin’ Spoonful, é novo para uma massa crítica de pessoas. O T-Rex é novo. Phil Lynott é novo. Eu acho que as lojas de discos podem trabalhar em conferência com as pessoas ao propiciar essas descobertas, e ajudá-las a achar mais e mais.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | As lojas de discos são bibliotecas sônicas que podem oferecer a curadoria que as gravadoras não podem e não farão. È por isso que eu sou um grande fã da ideia de que toda loja independente de discos deveria ter sua própria estação de rádio digital. E já que elas são independentes, mesmo que as leis digam ‘não’, então que sejam as novas estações piratas de rádio – as lojas de disco sendo suas próprias estações de rádio. Então esse é meu primeiro discurso rebelde no papel de embaixador do Record Store Day – tentar fazer com que toda loja independente de discos tenha sua própria estação de rádio."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
O guitarrista clássico idolatrado e ao mesmo tempo zoado pelos caras do Angine de Poitrine
Gary Holt diz que Rock and Roll Hall of Fame é uma porcaria
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
Por que Andreas Kisser ficou sem vontade de escrever no Sepultura após a saída de Eloy
Ted Poley dá esculacho online em Sebastian Bach após ser destratado
Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot
A banda que o Iron Maiden fez grande pressão para o Rock in Rio levar junto em 2019
Para Steve Harris, apenas quatro faixas de "Powerslave" são "realmente fortes"
Andreas Kisser revela seus solos de guitarra preferidos no Metal, com três bandas brasileiras
Bob Rock revela segredos do "Black Album", clássico disco do Metallica

"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Como a nova era dos festivais está sufocando os shows menores
Depois de mais de quarenta anos, vendas de discos de vinil nos EUA superam US$ 1 bilhão
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
A Música É O Que Importa: e mais 16 mentiras em que músicos creem

