Pussy Riot: banda recebe prêmio por suas atuações politicas
Por Jonathan Silva
Fonte: Human Rights Foundation
Postado em 05 de maio de 2014
O grupo/coletivo russo Pussy Riot foi uma das ganhadoras do Prêmio Václav Havel de Dissidência Criativa, oferecido pela ONG Human Rights Foundation. O prêmio é destinado a pessoas que, segundo os organizadores da premiação, "com bravura e criatividade, desmascaram a mentira da ditadura ao viver na verdade". Além das ativistas russas, os outros laureados da premiação são o artista turco Erdem Gunduz, ativista presente nas manifestações na Turquia em 2013, e o diretor tibetano Dhondup Wangche, responsável pelo documentário "Leaving Fear Behind" (considerado subversivo pelo governo chinês, que decretou sua prisão).
Sobre o anuncio da indicação das integrantes do Pussy Riot: "Pussy Riot é um grupo punk russo de protesto de mulheres que usam balaclavas coloridas e se apresentam em locais públicos para chamar atenção para os abusos do regime de Vladimir Putin. Sua música e concertos improvisados são uma forma de 'arte dissidente', criado para apoiar as liberdades individuais em face de um Estado russo cada vez mais autoritário. Pussy Riot será representado em Oslo por Maria Alyokhina, que passou 21 meses em um campo de prisioneiros russos por conta da apresentação de uma canção de protesto na Catedral de Cristo Salvador, em Moscou". A cerimônia de entrega do Prêmio Václav Havel será entregue no próximo dia 14, em Oslo, na Noruega, durante o Fórum de Liberdade de Oslo.
O grupo Pussy Riot ficou conhecido mundialmente depois de uma apresentação na Catedral de Moscou na qual as integrantes teriam pedido para que a Virgem Maria "livrasse" a Rússia de Vladimir Putin. A intervenção foi vista como vandalismo e três das integrantes foram presas, duas delas liberadas em dezembro de 2013. O grupo ainda continua fazendo suas apresentações "dissidentes", uma delas feita durantes as Olimpíadas de Inverno e que foi mostrada no clipe "Putin Will Teach You How To Love", na qual as integrantes foram duramente agredidas por cossacos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps