Metallica: Mick Wall sai em defesa do "St. Anger"
Por Carla L Fillardi
Fonte: Classic Rock
Postado em 10 de junho de 2014
O autor da biografia do METALLICA Mick Wall revela a verdade por trás do álbum mais controverso e menos amado do METALLICA.
É o álbum que a maioria dos fãs do METALLICA ainda ama odiar. Mais até mesmo do que o Lulu, da colaboração com Lou Reed há oito anos atrás. Pelo menos neste, os fãs hardcore tiveram em REED uma figura pronta para ser culpada.
Com "St. Anger", lançado em 2003, foi entretanto diferente. Gravado na parte final de uma saga que viu a reputação da banda ser manchada para sempre pela guerra perdida contra o Napster; pela saída do baixista JASON NEWSTED, depois de anos sendo subjugado pela banda; pela estadia de 11 meses do cantor James Hetfield na reabilitação; e o baterista Lars Ulrich e o guitarrista Kirk Hammett tão convencidos de que a banda estava acabada que eles estavam planejando suas vidas sem o METALLICA, "St. Anger" foi o primeiro álbum desde de "Kill ‘Em All" que refletiu verdadeiramente como estavam as pessoas no METALLICA: em conflito, sobrecarregadas, insanamente ricas, e agora, de repente, profundamente inseguras. Musicalmente, os resultados estavam distantes de serem bons. Não apenas não havia solos de guitarra, a bateria soava meio mecânica, como uma bigorna sendo martelada. E não havia momentos mais calmos, nenhuma balada, nenhuma parte instrumental, nenhum lugar para escapar do redemoinho pavoroso das guitarras insanas, do baixo elástico e dos vocais absolutamente atormentados.
Pegando por partes, faixas como "Dirty Window", "Invisible Kid" e "Shoot Me Again" foram um dos momentos mais selvagens, mais convincentemente honestos, talvez musicalmente incoerentes que a banda expressou desde o sonoramente não rebuscado mas brutalmente direto !... And Justice For All", de 15 anos antes. Considerado como um todo, entretanto, que é claramente como "St. Anger" deve funcionar, foi uma pílula amarga para engolir. "I’m madly in anger with you!" ("Eu estou descontroladamente com raiva de você!"), Hetfield grita seu lamento na faixa-título; "My lifestyle determines my deathstyle" ("Meu estilo de vida determina meu estilo de morte"), ele instiga gravemente em "Frantic". Quando a faixa final, "All Within My Hands" termina com ele gritando repetidamente "Kill, kill, kill, kill!" ("Mate, mate, mate, mate!"), o silêncio ao final te deixa encarando a si mesmo, quase perplexo.
O diretor de marketing do METALLICA disse a Kirk que o álbum era um "maldito desastre comercial". Falando relativamente, ele estava certo. Embora tenha alcançado o nº 1 na América e em outros 12 países e o nº 3 no Reino Unido, no total "St. Anger" vendeu aproximadamente metade do equivalente ao álbum anterior, "S&M".
Mesmo assim, vendas de zilhões de dólares ou sinais de apreciação não tinham a ver com "St. Anger". Historicamente, ele tem mais em comum com os igualmente mal-interpretados e até detestados álbuns "Tonight’s The Night" de NEIL YOUNG, "Low" de DAVID BOWIE, e "Plastic Ono Band" de JOHN LENNON; tão feroz quanto o demente "Funhouse" dos STOOGES; tão auto-piedoso quanto seu primo de sangue "In Utero" do NIRVANA. Álbuns que refletem as enormes crises pessoais que os artistas enfrentaram – ou que estão enfrentando ainda -, mas que todo mundo achou impossível ouvir, a princípio, sem torcer a boca ou simplesmente tirá-los, enfurecido porque eles não corresponderam ao valor pago e ao entretenimento de forma convencional.
A razão pela qual o álbum soa tão fragmentado, James me contou, era porque isso era "exatamente onde nós estávamos naquele ponto... É mais uma declaração do que um álbum para mim. Aqui está o que está rolando em nossas vidas e estamos provando isso, sabe como é? Mas, nessa fragmentação isso nos colocou juntos. Então, foi uma peça necessária do quebra-cabeça para nos fazer chegar onde estamos hoje".
Infeliz aniversário a todos...
N.T.: Mick Wall é o autor da biografia do METALLICA, traduzida para o português e intitulada "Metallica – A Biografia".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Ex e atuais membros da banda de King Diamond lançam novo projeto, Lex Legion
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Max Cavalera não foi contactado sobre reunião com Sepultura, afirma Gloria
Judas Priest lançará reedição celebrando 50 anos de "Sad Wings of Destiny"
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O curioso conselho que Phil Campbell recebeu de Lemmy Kilmister quando entrou no Motörhead
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Silenoz explica significado do próximo disco do Dimmu Borgir
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Judas Priest começa a gravar novo álbum de estúdio
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
A divertida comemoração de James Hetfield aos seus 61 anos de idade
De 1970 até 2024, o melhor álbum de Metal de cada ano, segundo o Loudwire
Produtor que vive nos EUA explica como Angra e Sepultura são percebidos por americanos


Guitarrista diz que músicos do Avenged Sevenfold se apaixonaram por "St. Anger", do Metallica
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
A canção dos anos 60 que James Hetfield disse ser uma verdadeira aula de riff no rock
Frodo não aguenta mais ouvir "Enter Sandman", do Metallica
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
O cara que fez audição pro Metallica com moicano loiro e errou "For Whom": "Niguém riu"
Os álbuns do Metallica que seriam rejeitados por Cliff Burton, de acordo com James Hetfield
A ótima música que o Metallica tocou apenas uma vez no Século XXI



