Sullen: nova faixa e data de lançamento de álbum de estreia
Por Nuno Costa
Fonte: SoundZone Magazine
Postado em 13 de janeiro de 2015
Os portugueses Sullen divulgaram ontem o tema Redondo Vocábulo, extraído do álbum de estreia post human, a editar a 10 de Fevereiro - em formato físico (digipack) e digital.
Oiça Redondo Vocábulo em exclusivo em www.sullen.pt/jose-afonso-pt.
Redondo Vocábulo é cantado em português e representa uma homenagem a Zeca Afonso. O cantor, compositor e professor natural de Aveiro tornar-se-ia uma figura incontornável da música de intervenção portuguesa, sobretudo durante o período revolucionário. A sua canção Grândola, Vila Morena ficou histórica ao transformar-se na senha do Movimento das Forças Armadas em pleno golpe de 25 de Abril de 1974.
Sobre a escolha, os Sullen referem: "A um nível pessoal, a poesia e roupagem musical do tema Era um redondo vocábulo inspirou-nos a conceber este tributo ao músico, aproveitando a sua melodia vocal original transposta e devidamente adaptada à nossa abordagem, esperando preservar toda a profundidade da versão original. Com isto esperamos que todos vocês desfrutem deste momento tanto quanto nós o adorámos conceber, e que de alguma forma se sustente como mais uma fonte de referência e preservação do legado de um enorme ser humano."
post human está a partir de hoje disponível para pré-reserva em www.sullen.pt e sullept.bandcamp.com. O disco é composto por doze faixas misturadas e masterizadas por Pedro Mendes nos Ultrasound Studios, em Braga, e conta com grafismo de J. D. Doria.
Os Sullen são uma espécie de segunda vida dos Oblique Rain, sendo compostos por 4/5 da extinta banda de metal progressivo. Apresentaram-se em Dezembro de 2013, altura em que iniciaram também as gravações do seu primeiro trabalho.
A formação dos Sullen é composta por César Teixeira [guitarra, voz], André Ribeiro [guitarra], Guilherme Lapa [baixo], Marcelo Aires [bateria], todos antigos elementos dos Oblique Rain, aos quais se juntam Pedro Mendes [guitarra, W.A.K.O.] e João Pereira [teclados].
O grupo admite que "apesar das raízes, procuram novas abordagens e deambulam por caminhos mais sombrios e taciturnos, sem que isso represente a renúncia ao etéreo". Afirmam ainda que "querem essencialmente que a sua música reflita uma perceção do mundo, da realidade, da matéria e do espírito". Metal ambiental e experimental é a descrição que assumem para a sua sonoridade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A espécie de "Massacration europeu" com quem Bruno Sutter quer dividir o palco
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
A canção do Led Zeppelin com solo atrapalhado que influenciou Van Halen e Steve Vai
John Baizley (Baroness) fará a próxima tour do Mastodon como membro convidado
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
O disco da "fase John Bush" que é o preferido de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
O clássico do Judas Priest sobre a angústia de crescer: "Como eu me encaixo?"
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Cinema: As 10 melhores aparições de bandas em filmes
O motivo pelo qual George Harrison odiava o movimento hippie: "Vagabundos hipócritas"
Bateristas: Os 30 melhores de todos os tempos

Roger Moreira: resposta bem humorada a "crítica" no Agora é Tarde
Dire Straits: Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os "Sultões do Swing"
Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008
Chris Cornell: cantor usou aparelho de escalada para tirar a vida
Black Sabbath: o dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward
O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)



