Streaming: serviços já ganham dos downloads pagos na Europa
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 27 de fevereiro de 2015
Os serviços oficiais pagos ou não de streaming já passaram em volume de tráfego os de downloads em vários países, de acordo com a empresa musical de licenciamento e administração artística belga PIAS.
O gerente de operações comerciais da empresa, James Howdle, revela que o streaming faturou mais do que o iTunes em 24 países ano passado, incluindo aí a Espanha, Holanda, Noruega, Grécia e França. E ele diz que o padrão deve se repetir no Reino Unido em breve.
Ele declarou no website da PIAS: "Eu certamente espero que o streaming supere os downloads nos próximos dois anos no mercado do Reino Unido. É difícil dizer como isso então se comparará aos CDs físicos, que continuarão a ser o maior formato no que diz respeito a receita naquele território."
Mas ele sugere que os fãs de música da terra da Rainha são simpatizantes da ideia de possuírem cópias físicas ao mesmo tempo que ouvem o mesmo material online.
Ele emenda: "Parece haver mercado em potencial, como no caso do Reino Unido, para que haja uma coexistência da propriedade tangível e do streaming, e eu acho que veremos a cota do mercado digital continuar a crescer."
O equivalente francês ao PIAS, o SNEP, conduziu recentemente uma pesquisa para estabelecer o quanto de $ artistas fazem com serviços de streaming, e ele mostrou que, para cada assinatura mensal de 44 reais, apenas 3 reais vão diretamente para os artistas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi anuncia o disco "From the Dark", que conta com participação de Jorn Lande
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
Tony Iommi divulga vídeo de "World Alone", faixa do seu próximo disco solo
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Anette Olzon posa com atual baterista do Nightwish e fãs sonham com reunião
Músico irlandês Glen Hansard morre aos 56 anos, meses antes de vir ao Brasil
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Michael Kiske: "Hoje eu entendo que precisava ter saído do Helloween"
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
O problema do novo filme do Mastodon sobre Brent Hinds, segundo André Barcinski
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso
Edu Falaschi diz que foi um dos primeiros cancelados da história da internet do Brasil
As três músicas que definem o Black Sabbath, de acordo com Tony Iommi
Os maiores artistas da música brasileira, segundo Regis Tadeu (um deles resvala no rock)



Seether é mais uma banda que abandonará o formato de álbuns
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
Sorte: homem acha 2 discos de vinil em sebo e fatura R$42 mil



