64 a 84: O DOPS continua vivo e descendo o porrete!
Por Marcio Schulz
Fonte: Marcio Schulzine
Postado em 07 de março de 2015
Calma, não estou falando do DOPS (órgão do governo que reprimiu e assassinou centenas de pessoas de movimentos sociais nos anos de chumbo), estou falando da banda DOPS, que com seu Hardcore curto, sujo e nervoso escarra as escandalosas histórias que este país viveu. Trinta anos depois de promulgada no Brasil, a Lei 6.683, mais conhecida como Lei da Anistia, considerada um dos mais importantes marcos do fim do regime militar (1964-1985), o país ainda vive ‘‘as sombras’’, os abusos do poder autoritário militar, inclusive envolvendo acerto de contas com o passado num país que tenta apagar ‘‘erroneamente’’da história sua mancha de sangue, como diz num trecho da música 64 a 84: O estado autoritário enforcando a liberdade, direitos do Brasil atrás das grades.
A banda mineira de Belo Horizonte, DOPS apresenta seu recente vídeo clip com o sugestivo nome: 64 a 84. No clip, muito bem produzido por Daniel Ciolette, a banda conta com detalhes a trajetória suja que o país vivenciou. Uma verdadeira aula de história para essa juventude desconectada com nossas raízes, que se importa apenas com as inutilidades tecnológicas. DOPS nos salva em tempos de ‘‘cultura desbumdada’’, e nos conforta através de uma música inteligente que pode salvar gerações que buscam informação e formação. DOPS também é uma aula de Hardcore ‘‘das raízes’’, em tempos que ouvimos nas rádios bandas que jamais deveriam usar a definição Hardcore, simplesmente por respeito à sua história. DOPS vem dessa safra musical mineira aguerrida que há anos luta para estabelecer sua posição e que teve reforço com a coletânea BHCaos lançada no final de 2014 pela Sinfonoise Records, outro selo que vem trabalhando com as bandas locais mais comprometidas.
Méritos ao clip da banda DOPS, pois não podemos apagar nossa história e sim aprender com ela. ‘‘Esse clipe foi feito em memória a todos que sofreram no pau-de-arara e tiveram seus corpos quebrados, mas se mantiveram altivos na luta contra a ditadura que durou 21 anos no Brasil e que deixou os seus tentáculos vivos até os dias atuais, Ditadura e tortura nunca mais’’!
Clique no link e assista ao vídeo clip:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps