Relaxante: a música extrema acalma seus ouvintes, diz estudo
Por Rafael Testa
Fonte: Guitar World
Postado em 24 de junho de 2015
De acordo com um estudo da universidade de Queensland, em Brisbane, Austrália, a música extrema (incluindo heavy metal) pode influenciar positivamente uma pessoa que está passando por momentos de raiva.
Enquanto alguns estudos ligam a música alta e caótica à delinquência e atos covardes, Leah Sharman e o Dr. Genevieve Dingle sugerem que a música pesada faz com que os ouvintes se inspirem e se acalmem.
Sharmam disse: "Fizemos testes com músicas que transmitem as mais diferentes emoções. Quando experimentamos a raiva, os fãs de música extrema poderiam gostar por deixá-los com mas raiva. A música os ajudou a explorar uma série de emoções, mas também os deixaram mais ativos e inspirados.
Os resultados mostraram que os níveis de hostilidade, irritabilidade e tensão diminuíram quando ouviram a música. A mudança mais significativa foi o nível de inspiração.
Os resultados indicam que a música extrema não fazia participantes irritados, com mais raiva, mas sim combinava com o seu estado psicológico e acabaram com um aumento de emoções positivas. Escutar à música extrema pode representar uma maneira saudável de controlar a raiva destes ouvintes."
O estudo envolveu 39 ouvintes regulares de música extrema que tem entre 18 e 34 anos de idade. Os participantes foram monitorados depois de um período de 16 minutos de "indução à raiva".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Nita Strauss anuncia gravidez do primeiro filho; "2026 vai ser o melhor ano"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
O baixista que foi mais influente para Flea do que Jaco Pastorius ou qualquer outro
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
Motörhead foi o "primeiro amor" de Barney Greenway, vocal do Napalm Death

Pesquisa da Live Nation diz que 70% escolheriam show ao vivo em vez de sexo
Pesquisa aponta que 24% dos brasileiros já se endividaram com idas a shows
Bateristas: estudos indicam que eles são os mais inteligentes


