Illuminandi: banda católica de Folk Metal da Polônia
Por Mario Alves
Fonte: Site da banda
Postado em 03 de março de 2016
Formada em 1998, na cidade polonesa de Debica, por Jan Trebacz (vocal e guitarra) e Aleksander Koziol (voz gutural e guitarra), o Illuminandi resulta de uma complexa mistura de metal sinfônico, gothic metal, folk metal europeu e medieval, música clássica e até alguns elementos de death/unblack metal. Formaram também a banda, Aleksander Kraszkiewicz (baixista), Antonina Witkowska (celo, mais tarde esposa de Kraszkiewicz), Patrycja Pyzinska (violino e vocal) e Szymon Grych (bateria), o que tornou a banda um sexteto. Sendo todos os seus integrantes católicos, a proposta do Illuminandi, desde o início, era compor cujas letras abordassem como temática o Cristianismo, a Bíblia e o altruísmo, servindo as composições como um meio de levar mensagens cristãs a seus fãs. A banda tornou-se mais conhecida em 2002, quando começou a se apresentar em diferentes festivais da Polônia. Em 2000 e 2002, duas demos foram lançadas, tendo esta última despertado uma grande aceitação por parte de fãs e da crítica. Os resultados foram tão positivos que o Illuminandi assinou um contrato com a gravadora Bombworks Records.
Em 2003, gravaram um registro ao vivo, intitulado "Koncert", e em 2005, suas demos foram relançadas na forma de uma compilação chamada "In Beginning". Por esta época, a banda apresentou-se em programas na TV polonesa, mais especificamente nos canais TVP1 e TV Polonia. Com suas composições sempre cantadas em polonês (apesar de, curiosamente, seus títulos aparecerem invariavelmente em inglês), a banda lançou, em 2006, o EP "Illumina Tenebreas Meas" (o nome, em latim, significa "Iluminando Minha Escuridão"), contendo 5 faixas. Tais músicas eram mais pesadas que as até então gravadas, além de serem também melhor trabalhadas e produzidas. Nesta fase, a banda ainda contava com o vocal extra de Rajmund "Melon" Jelén, dono de uma voz bastante agressiva, que combinava com o direcionamento musical do Illuminandi. Em 21 de abril de 2007, o Illuminandi apresentou-se em um festival de heavy metal na Suíça, realizando assim sua primeira apresentação fora da Polônia.
Os próprios integrantes da banda mostraram-se surpresos pelo fato de haverem conquistado fãs fora da sua terra natal, uma vez que suas músicas são cantadas em seu idioma pátrio. Ainda no mesmo ano, a banda passou por mudanças em sua formação, sendo a saída do vocalista Rajmund Jelén, por motivos pessoais, a mais marcante delas, bem como a da violinista Patrycja Pyzinska. A saída de Pyzinska deixou a banda sem vocal feminino, além de Antonina Kraszkiewicz ter de passar não apenas celo, mas violino.
Em 2009, a banda entrou em estúdio para gravar seu "primeiro álbum de fato". O trabalho, contendo dez composições, recebeu o nome de "In Via" (que, em latim, significa "No Caminho") e foi lançado oficialmente em 2010. Apesar de gravar esse álbum apenas quando já contava com doze anos de existência, não tendo portanto uma discografia extensa, o Illuminandi conseguiu a façanha de conquistar fãs em diversos países, apesar de suas músicas em polonês. Além disso, a banda apresentou-se em países como Alemanha, Ucrânia, República Tcheca e Suíça, além de diversos festivais em sua terra natal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
Ex-baterista do Paradise Lost adoeceu após pular em piscina insalubre na era "Draconian Times"
Os quatro encontros musicais que Regis Tadeu promoveria se fosse curador do Palco Sunset
Alissa White-Gluz relembra gravação improvisada que a transformou em vocalista
Steve Perry nega que participará da despedida do Journey
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher


O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu
Metal: por que os metalheads vivem presos no passado?
Axl Rose conta por que Angus Young, guitarrista do AC/DC, vive correndo no palco
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, e sua preferência pelo Brasil
Postura: 12 coisas que você nunca deve dizer a um músico


