Smashing Pumpkins: o retorno de James Iha
Por Brunelson T.
Fonte: Alternative Nation
Postado em 19 de abril de 2016
O ex-guitarrista original do SMASHING PUMPKINS, James Iha, retornou aos seus ex-companheiros de banda. Foi no palco na noite do dia 26 de Março/2016 no Hotel Ace em Los Angeles, Califórnia. James Iha, que comemorou o seu 48º aniversário neste mesmo dia do show, surpreendeu o público ao caminhar pelo palco com a guitarra na mão e se juntando ao seu grupo que ajudou a fundar, com os também membros fundadores, Billy Corgan (vocalista/guitarrista) e Jimmy Chamberlin (baterista, que retornou a banda em 2015 após ter saído em 2009).
Além do trio original do grupo, o guitarrista Jeff Schroeder (na banda desde 2007, quando retornaram do seu hiato), a nova baixista Katie Cole (a 5ª a passar pelo grupo!) e a tecladista Sierra Swan, foram a formação atual da banda a qual reviveram clássicas canções do disco "Siamese Dream" neste show (2º álbum de estúdio, lançado em 1993), incluindo "Mayonaise", "Soma", "Rocket", "Today", "Disarm" e "Spaceboy".
Smashing Pumpkins - Mais Novidades
A banda ainda tocou alguns sucessos do disco "Mellon Collie and The Infinite Sadness" (3º álbum de estúdio, lançado em 1995) como "Tonight Tonight", Thirty Three" e "1979".
Antes do concerto desta noite, James Iha havia tocado pela última vez com o SMASHING PUMPKINS no dia 02 de Dezembro/2000 em Chicago (show de despedida da banda com a formação original).
Em 2008, Billy Corgan postou uma longa mensagem no seu blog no qual escreveu que a formação original do SMASHING PUMPKINS nunca iria tocar junto novamente. Quando Billy reformou a banda em 2007, foi sem James Iha e a baixista D'Arcy.
Embora os fãs especulassem sobre a volta do guitarrista e da baixista no decorrer do tempo, Billy havia escrito: "agora eu posso dizer definitivamente que eles não voltarão. Ponto final! Não há talvez. Se a porta já esteve aberta para pelo menos termos uma conversa e considerarmos a possibilidade, agora ela está fechada para o bem. Nós continuamos em frente... Nós os amamos e desejamos a eles tudo de bom. O SMASHING PUMPKINS é quem está, em qualquer dia, de pé no palco e com vontade de tocar aquelas músicas".
Shows subsequentes a esse não contaram com a presença de James Iha, mas quando a banda foi tocar na sua cidade natal, Chicago (agora, no dia 14 de Abril/2016), Iha subiu ao palco com a banda novamente...
O SMASHING PUMPKINS está em turnê desde Março/2016 pelos EUA divulgando o seu 8º álbum de estúdio, chamado "Monuments to an Elegy" (lançado em Dezembro/2014). Esta turnê já passou pela Europa, América do Sul e EUA, iniciando a 2ª perna norte americana em 2016.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
David Gilmour largou vício maléfico após ouvir erro em disco do Pink Floyd
Ed Motta: "Elvis é uma merda" e "Se Johnny Cash estivesse vivo, eu esmurrava ele"
O vocal que James Hetfield não conseguiu atingir na hora de gravar; "não consigo cantar isso"

A segunda banda mais influente do século 20, segundo Billy Corgan
Ultimate Classic Rock: os supergrupos mais improváveis do rock
Loudwire: 27 álbuns de rock e metal com mais de uma hora e meia de duração



