Regis Tadeu: o heavy metal tem a cara e corpo de disco do Judas Priest
Por Bruce William
Fonte: Na Mira do Regis
Postado em 08 de abril de 2016
Regis Tadeu escreveu sobre o "Sad Wings of Destiny", clássico disco lançado pelo Judas Priest em 1976, que portanto está completando quatro décadas neste ano, confira o texto completo neste link e alguns trechos mais abaixo.
O primeiro contato que eu e todos os demais roqueiros brasileiros dos anos 70 tivemos com um grupo chamado Judas Priest foi em 1977, quando a gravadora CBS lançou aqui no Brasil por conta de alguma dádiva celestial o álbum Sin After Sin. O choque foi imediato! O álbum era uma paulada inacreditável para os ouvidos daqueles tempos. Fez um estrago considerável na cabeça da gente e em nossas carteiras com quase sempre umas poucas notas.
Como aqueles eram tempos em que a informação era obtida depois de imensos esforços, fui atrás dos álbuns anteriores do grupo inglês. Nada. Em nenhuma loja, mesmo aquelas que comercializavam LPs importados, havia qualquer álbum do grupo.
Meses se passaram até que um dia, entrando no antigo Museu do Disco da rua Dom José de Barros, no centro de São Paulo, lá estava ele, colocado em destaque na parede da loja. Com uma capa espetacular e absurdamente colorida até para os padrões da época, retratando a queda ao inferno do anjo Lúcifer no exato momento em que ela aconteceu, o disco que eu tanto queria estava ali, pronto para ser adquirido pelas minhas suadas economias: Sad Wings of Destiny, o álbum anterior ao tão adorado Sin After Sin.
(...)
Eu poderia gastar algumas linhas explicando porque os guitarristas Glenn Tipton e K.K. Downing ocasionalmente se tornaram líderes revolucionários de uma maneira de ouvirmos o instrumento tocado em duplas e com harmonias que congelavam a nossa espinha. Ou tecer longas explicações a respeito de como o vocalista Rob Halford afetou profundamente a nossa percepção de interpretação de uma canção com diferentes nuances, sempre surpreendentes e jamais entediantes. Prefiro apenas dizer que, se a canção 'Black Sabbath' foi o marco-zero daquilo que viemos a conhecer como 'heavy metal', ninguém personificou melhor todas as características – musicais e estilísticas – do estilo como o Judas Priest. E Sad Wings of Destiny, quatro décadas depois, continua sendo a obra prima que deu forma ao 'monstro'.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril


Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
"The Ballad of Judas Priest" documentário oficial do Judas Priest, ganha data de estreia
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Por que criar um disco novo é como dar à luz, segundo Rob Halford
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford do Judas Priest, segundo o próprio
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Dia do Professor: dez discos que são verdadeiras aulas de heavy metal
Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70 segundo o Loudwire


