RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Roberto Barros anuncia saída da banda de Edu Falaschi; leia o anúncio oficial

O clássico do rock que foi composto de improviso durante um show

Porque há um álbum do AC/DC que Angus Young considera ideal para guitarristas

A forma simples que Mick Jagger gostaria que os Stones ficassem registrados na história

Para Mikael Akerfeldt, versão do Opeth para clássico do Iron Maiden ficou uma m*rda

Tobias Forge explica o que leva novo álbum do Ghost a ser mais introspectivo

Por que Brian Johnson não curtiu sua voz em "Back in Black" do AC/DC, segundo o próprio

O dia que Papa Francisco lançou álbum de rock progressivo: "Ecos de Pink Floyd e Bon Jovi"

O gênero que David Bowie sente vergonha de ter inspirado: "Performances desprezíveis"

Quando Renato Russo percebeu que passou dos limites e que estava com inveja daquela banda

A música triste e tocante de Bruce Dickinson que fala sobre Aleister Crowley

Porque os Beatles não tinham apenas músicas bacanas, de acordo com Paul McCartney

Glenn Hughes escolhe suas seis músicas preferidas do Deep Purple

Seria "Yesterday" a música mais famosa e que mais rendeu dinheiro aos Beatles?

John 5 abre o "Knights In Satan Service Museum", em homenagem ao Kiss


Bangers Open Air

Stoneria: O machismo no meio do Rock é uma herança antiga

Por Renato Sanson
Fonte: Heavy And Hell Press
Postado em 09 de julho de 2016

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

O machismo infelizmente é algo antigo em nossa sociedade, onde as mulheres são vistas em muitos casos como inferiores. E na música isso não seria nem um pouco diferente, já que o preconceito existe tanto no meio Rock como no Pop e demais estilos.

Falando um pouco sobre esse assunto um tanto polemico, falamos com o STONERIA onde a banda expressa esse repudio ao machismo além de valorizar o quanto a mulher é e sempre será importante em nossa sociedade, confira:

Dizer que hoje em dia a mulher tem mais espaço na música seria algo errado, pois se analisarmos bem, sempre tivemos a presença feminina no meio musical, em diversos gêneros e estilos. Mas para muitos ainda é visto com maus olhos, seria machismo ou não querer concordar com o talento feminino?

Stoneria: Historicamente, os homens estiveram mais à frente de grandes feitos do que as mulheres, e isso em muito se deve ao pouco espaço dado a elas para também produzirem. Poucas mulheres têm a liberdade de frequentar uma roda de samba, beber e compor com homens (muito diferente de afirmar que isso nunca existiu). Talvez onde mais tenha mulheres seria no POP americano (algo óbvio já que o cantor está na frente do grupo e é a primeira pessoa vista), mas mesmo assim, são mulheres lindas que vendem o "objeto" da beleza e sensualidade. Não me lembro de nenhuma mulher fora do "padrão de beleza" ditado no POP americano e se existiu, foram poucas. Mesmo a ópera que passa longe dos holofotes da mídia e não analisa a beleza, mas sim o talento, aparentemente a maioria das operas são escritas de homens para homens (veja a herança cultural machista da igreja como os castrati, que castrava homens para alcançar o agudo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

No meio Rock/Metal estamos ao meio de um "boom" de mulheres, onde temos diversas bandas formadas só por mulheres, ou com as mesmas assumindo vocal/baixo/bateria em bandas importantes no cenário. Quebrando regras (como o Rock deve ser, sem regras ou diferenças), e nos trazendo muita qualidade. De certo modo este espaço demorou a surgir, certo?

Stoneria: Demorou e muito. O rock por ser um estilo que sempre procurou quebrar padrões, criticar a sociedade, política, consumo etc, há esse preconceito no meio, mas cada vez mais a mulher vem sendo aceita no cenário. Aliás, não me recordo de nenhuma banda de rock que critica o machismo, porque não interessa para nós homens, falar sobre este tema (o machismo não afeta o homem diretamente, a consequência para o homem é indireta). Imagina se tivesse uma entrevista da Pitty que afirma ter feito sexo com muitos homens, ou com três ao mesmo tempo... a mídia e o público iriam chamar ela de puta. Já Gene Simmons afirmar que transou com muitas mulheres, nós homens achamos o máximo e inclusive é pauta ou título de matéria. Isso pode ocorrer porque o "estilo de vida do rock" é machista. Mas isso é uma herança de longa data e só com o tempo isso será quebrado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Em outros estilos o pré-conceito sobre a presença feminina parece ser menor do que no Rock. O que soa de forma contraditória, já que o Rock expressa a liberdade. Gostaria que comentassem a respeito.

Stoneria: O rock começou sim com a ideia de liberdade, da revolta com o tradicional e acredito que é assim ainda hoje. Tiveram mulheres bem-sucedidas no meio talvez o exemplo mais emblemático seja a Janis Joplin, mas não podemos nos esquecer da Lita Ford, Joan Jett, e das bandas de metal mais consagradas como Nightwish, Lacuna Coil, Evanescence (apesar de gerar certa polêmica), Arch Enemy, Epica, enfim... O curioso é notar que em todos os casos, as mulheres assumem o posto de frontman do grupo, são todas cantoras. Existe certo preconceito quando há alguma mulher instrumentista na banda. Acredito que por ser um estilo mais agressivo, o pessoal torce o nariz por achar que mulher não tem "mão" suficiente para nivelar com os homens, mas sinceramente, tem muito cara por aí que também não tem. Aqui no Brasil temos a Nervosa, que está mostrando bem isso, elas têm "mão" pra caramba!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

E na opinião de vocês quais os cinco melhores discos (indiferente do estilo) que contam com a presença feminina?

Stoneria:

1 – "Wages of Sin" do Arch Enemy
2 – "Century Child" do Nightwish
3 – "Anacrônico" da Pitty
4 – "Auf der Maur" da Melissa Auf der Maur
5 – Tudo da Batty Davis

Links Relacionados:
http://stoneria.com/
https://www.facebook.com/stoneriarock

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Renato Sanson

Renato Sanson é gaúcho, dono do blog Heavy And Hell, redator e editor do site Road to Metal, fãnatico por Iron Maiden e também fãnatico por Thrash Metal, dentre suas atividades já foi colaborador do site Arena Heavy e vem somando em seu currículo diversas entrevistas internacionais e nacionais e com um objetivo trassado, unir o Metal nacional e mostrar a todos que temos a melhor cena do mundo.
Mais matérias de Renato Sanson.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS