Stoneria: O machismo no meio do Rock é uma herança antiga
Por Renato Sanson
Fonte: Heavy And Hell Press
Postado em 09 de julho de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O machismo infelizmente é algo antigo em nossa sociedade, onde as mulheres são vistas em muitos casos como inferiores. E na música isso não seria nem um pouco diferente, já que o preconceito existe tanto no meio Rock como no Pop e demais estilos.
Falando um pouco sobre esse assunto um tanto polemico, falamos com o STONERIA onde a banda expressa esse repudio ao machismo além de valorizar o quanto a mulher é e sempre será importante em nossa sociedade, confira:
Dizer que hoje em dia a mulher tem mais espaço na música seria algo errado, pois se analisarmos bem, sempre tivemos a presença feminina no meio musical, em diversos gêneros e estilos. Mas para muitos ainda é visto com maus olhos, seria machismo ou não querer concordar com o talento feminino?
Stoneria: Historicamente, os homens estiveram mais à frente de grandes feitos do que as mulheres, e isso em muito se deve ao pouco espaço dado a elas para também produzirem. Poucas mulheres têm a liberdade de frequentar uma roda de samba, beber e compor com homens (muito diferente de afirmar que isso nunca existiu). Talvez onde mais tenha mulheres seria no POP americano (algo óbvio já que o cantor está na frente do grupo e é a primeira pessoa vista), mas mesmo assim, são mulheres lindas que vendem o "objeto" da beleza e sensualidade. Não me lembro de nenhuma mulher fora do "padrão de beleza" ditado no POP americano e se existiu, foram poucas. Mesmo a ópera que passa longe dos holofotes da mídia e não analisa a beleza, mas sim o talento, aparentemente a maioria das operas são escritas de homens para homens (veja a herança cultural machista da igreja como os castrati, que castrava homens para alcançar o agudo).
No meio Rock/Metal estamos ao meio de um "boom" de mulheres, onde temos diversas bandas formadas só por mulheres, ou com as mesmas assumindo vocal/baixo/bateria em bandas importantes no cenário. Quebrando regras (como o Rock deve ser, sem regras ou diferenças), e nos trazendo muita qualidade. De certo modo este espaço demorou a surgir, certo?
Stoneria: Demorou e muito. O rock por ser um estilo que sempre procurou quebrar padrões, criticar a sociedade, política, consumo etc, há esse preconceito no meio, mas cada vez mais a mulher vem sendo aceita no cenário. Aliás, não me recordo de nenhuma banda de rock que critica o machismo, porque não interessa para nós homens, falar sobre este tema (o machismo não afeta o homem diretamente, a consequência para o homem é indireta). Imagina se tivesse uma entrevista da Pitty que afirma ter feito sexo com muitos homens, ou com três ao mesmo tempo... a mídia e o público iriam chamar ela de puta. Já Gene Simmons afirmar que transou com muitas mulheres, nós homens achamos o máximo e inclusive é pauta ou título de matéria. Isso pode ocorrer porque o "estilo de vida do rock" é machista. Mas isso é uma herança de longa data e só com o tempo isso será quebrado.
Em outros estilos o pré-conceito sobre a presença feminina parece ser menor do que no Rock. O que soa de forma contraditória, já que o Rock expressa a liberdade. Gostaria que comentassem a respeito.
Stoneria: O rock começou sim com a ideia de liberdade, da revolta com o tradicional e acredito que é assim ainda hoje. Tiveram mulheres bem-sucedidas no meio talvez o exemplo mais emblemático seja a Janis Joplin, mas não podemos nos esquecer da Lita Ford, Joan Jett, e das bandas de metal mais consagradas como Nightwish, Lacuna Coil, Evanescence (apesar de gerar certa polêmica), Arch Enemy, Epica, enfim... O curioso é notar que em todos os casos, as mulheres assumem o posto de frontman do grupo, são todas cantoras. Existe certo preconceito quando há alguma mulher instrumentista na banda. Acredito que por ser um estilo mais agressivo, o pessoal torce o nariz por achar que mulher não tem "mão" suficiente para nivelar com os homens, mas sinceramente, tem muito cara por aí que também não tem. Aqui no Brasil temos a Nervosa, que está mostrando bem isso, elas têm "mão" pra caramba!
E na opinião de vocês quais os cinco melhores discos (indiferente do estilo) que contam com a presença feminina?
Stoneria:
1 – "Wages of Sin" do Arch Enemy
2 – "Century Child" do Nightwish
3 – "Anacrônico" da Pitty
4 – "Auf der Maur" da Melissa Auf der Maur
5 – Tudo da Batty Davis
Links Relacionados:
http://stoneria.com/
https://www.facebook.com/stoneriarock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O artista da nova geração que faz Rob Halford se lembrar de Ozzy Osbourne
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Rodolfo Abrantes: ele sentiu presença maligna em shows do Slayer e Marilyn Manson
Seguidores do Demônio: as 10 bandas mais perigosas do mundo
A banda de metal progressivo cujo vocalista participou do programa "Sai de Baixo"

Slash: Como ele largou os vícios em drogas, álcool e cigarro?
Guns N' Roses: As melhores músicas segundo a Ultimate Classic Rock
Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história
Os 20 maiores cantores de todos os tempos, na opinião de Ozzy Osbourne
Blind Guardian: Algumas verdades sobre Hansi Kürsch
Mötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda



