Tower Records: documentário é obrigatório para amantes de música
Por Luiz Pimentel
Fonte: Blog do Luiz Pimentel
Postado em 28 de agosto de 2016
Quando fui fazer umas matérias no Japão, estava andando um dia à noite pelo bairro da vida noturna de Tóquio, Shibuya, quando vi um letreiro irresistível em vermelho e amarelo. Não era da Shell, do McDonalds nem da Chupa Chups, mas da Tower Records. Quase esfreguei os olhos para ter certeza de que era para valer. Entrei e passei horas flipando discos de vinil em prateleiras, pegando fones de ouvido e escutando coisas aleatórias, separando CDs e DVDs e revistas e livros e adesivos. Levei com o maior carinho os vinis do 'Made in Japan', do Deep Purple, e do 'Tokyo Tapes', do Scorpions, só para poder contar que comprei ambos em seus berços.
Quem teve a mesmíssima reação que eu foi o líder do Foo Fighters, Dave Grohl. Ele conta isso no espetacular documentário 'All Things Must Pass – The Rise and Fall of Tower Records', que foi lançado este ano e que infelizmente é de difícil acesso por aqui. (Se o download de produtos serve legitimamente para algo, este é um dos algos. Foi como consegui assisti-lo.)
Não vou ficar narrando o filme, para não entregar cenas que merecem ser assistidas para que se tenha a experiência completa. Só digo que a história da cadeia de lojas que nasceu em 1960 e que faleceu globalmente (menos no Japão, claro) em 2006 é retrato de como lidávamos com a cultura pop durante todo esse período, principalmente no pré-internet.
É brilhantemente dirigido por Colin Hanks, filho mais velho de Tom Hanks. Costura entrevistas com o staff da Tower, garotos que começaram o sonho com o fundador, Russ Salomon, e que construíram um império musical e editorial (Tower teve uma bela revista, 'Pulse', e foi cadeia de lojas de livros também) trabalhando lá como família.
Pelo que lembro, todos se emocionam (genuinamente) ao contar as relativas perspectivas da história. Tem uma cena, sem querer abrir spoilers mas já abrindo, de um executivo que não se contém durante a entrevista, pede para parar e larga a cadeira vazia para não chorar em frente às câmeras – só os segundos de cadeira vazia são poesia o suficiente para mais dois documentários.
Fora que a visita do Russ salomon, com seus 90 anos, à Tower e respectivos escritórios no Japão é quase tão tocante quanto a cena final do filme 'Campeão'.
Na boa, se você gosta de música ou simplesmente de história legal e bem contada, assista.
Segue o trailer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
A música que Robert Smith fez para deixar de ser gótico, e afastar parte dos fãs do The Cure
Porque Mick Jagger e Keith Richards não são mais amigos, segundo Keith Richards
O integrante do Metallica que James Hetfield acha fraco, mas está ali por outros motivos
Lista: hinos do rockeiro sapatênis
O único verso de "Há 10 Mil Anos Atrás", de Raul Seixas, ainda sem explicação


Por que Dave Grohl fez 430 sessões de terapia em 70 semanas, segundo o próprio
"The Pretender", do Foo Fighters, supera 1 bilhão de plays no Spotify
Novo disco do Foo Fighters traz faixa sobre traficante que deixou Dave Grohl feliz e irritado
Foo Fighters lança "Caught In The Echo", faixa de seu próximo disco
Dave Grohl fala pela primeira vez sobre traição e filha fora do casamento
Dave Grohl relembra visita que recebeu de Taylor Hawkins em sonho; "Ele estava feliz"
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
O hit dos anos 80 que Dave Grohl gostaria de ter escrito: "Por isso que gravei minha versão"
O guitarrista de glam rock que Dave Grohl não deixou entrar no Foo Fighters: "Ele que se dane!"
"Eu estaria entregando pizzas se não fosse por Dave Grohl", disse Hawkins em último show



